É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.

quarta-feira, 31 de março de 2021

POÉTICAS VISUAIS COM USO DE VÁRIAS LINGUAGENS.


               A expressividade humana se constitui por relacionar a diversas formas de comunicar por meio dos signos formais, gestuais que representam esteticamente seus pensamentos. Dentre tantas possibilidades estéticas o som acompanha a vida humana desde o nascimento por meio do choro que dá o significado de folego de vida ao ser humano.
                   Mesmo esse evento sem ser considerada arte, tem seus parâmetros diante do fenômeno da sonoridade que se propaga em meio ao silêncio. Para as artes visuais de acordo com Alves (2013), “a música não é entendida apenas a partir de seus elementos estéticos”, toda via tem semelhança a qualquer tipo de linguagem com códigos próprios quando ele trata da música percussiva que possui penetração nas raízes culturais de âmbito popular, artesanal etc., com o uso de diversos instrumentos.
               Na escola, por exemplo, a introdução das “plásticas sonoras” não é formar artistas musicais, mas inserir o aluno a inserção social na prática transformadora e desenvolver cognição e sensibilidade relacionada a instrumentos dentro das mais variadas linguagens.
              Nessa variedade de linguagem artística, o som apresenta suas peculiaridades as quais podemos classifica-las em parâmetros que vão para formalizar esteticamente em meio ao silencio ou distingui-lo dentre os demais sons. 
              Dentre a uma das variedades de linguagem artística,a música apresenta suas  peculiaridades as quais  podemos classificá-las em  parâmetros  que vão formalizar-se esteticamente  em meio ao silêncio ou distingui-lo dentre os demais sons.
                                                      
                                                         PARÂMETROS DA MÚSICA

TIMBRE- Caracteriza-se pela diferença apresentada nos sons peculiares entre os dois instrumentos, intermédio do formato das ondas sonoras, logo cada instrumento possui timbre diferente.
DURAÇÃO-De acordo com Essas e outras (2019) a dimensão do som é pode se longa ou curta duração, dependendo do tempo das emissões das vibrações das ondas sonoras  que é representada pelo andamento da figura musical em andamento.
ALTURA-É por meio dessa característica que podemos  classificar em graveou agudo. Sendo graves as vozes grossas dos homens e agudas das vozes finas das mulheres. Logo por meio desse fenômeno que detectamos a frequência da onda sonora, assim podemos inferir que as vozes masculinas tem menor frequência que a voz feminina. De acordo com SANTOS (2019), o som grave é baixo e o agudo é alto quando usamos as técnicas musicais, porém no cotidiano usamos os temos alto e baixo de maneira errada. Pois, na escola precisamos aplicar esses temos corretamente.
INTENSIDADE-Este fenômeno está relacionado a “energia de vibração da fonte  que emite as ondas”, quando esta exerce pressão  sobre nosso ouvido ou medidor de intensidade conhecido como diciblímetro ou dosímetro e é medida em bel em homenagem a Graham Bell.
DENSIDADE-Compreende fenômeno pelo qual  estabelece o maior ou menor nímero de sons simultâneos podendo ser mais denso ou menos denso dependendo da quantidade de instrumentos em uso durante a execução do processo musical. (RAPOSO, 2017, p. 8).

                                      LEITURA FORMAL DE UMA OBRA DE ARTE

A leitura formal de uma obra é decodificar os elementos plásticos nela explícitos, como linha, cores, sombras, perspectivas, volume, pontos, técnicas, suportes, altura, largura, profundidade, etc.

                                                  LEITURA ICONOGRÁFICA

Leitura iconográfica feita a partir dos elementos relacionados aos assuntos em que a obra de arte está relacionada e seus significados, sua origem e representatividade quanto sua abrangência imagética, se escultura, pintura, gravura, período histórico em que a obra foi criada.  

                                 POÉTICAS VISUAIS COM USO DE VÁRIAS LINGUAGENS.

“Hung Out to Dry”
Este é o trabalho pertence a um grupo francês denominado Generik Vapeur , que em 2011  apresentou em festival de artes internacional na Alemanha “ Flurstücke 011, em Münster” a instalação abaixo no intuído de integrar a performance musical, teatro, colagem, pintura à pirotecnia. Sendo uma das muitas experiências artísticas colaborativas, suas nuances contemporâneas englobam teatro de rua, música e muita criatividade tornando um grupo com espetáculos inovadores de “potencial artístico único”.
Achei muito interessante essa obra devido ao modo em que eles satirizam e sr relacionam ao cotidiano. O processo de pinturas dos automóveis foi feito com os automóveis velhos em movimentos de forma coletiva como se fossem papeis pintados para posterior secagem em um varal. Talvez, o sentido iconográfico se relacione com o excesso de veículos, a acessibilidade nos centros urbanos e que estes precisam ser repensados, pois enquanto mitos andam em seus veículos com todo conforto, a população aguarda transporte publico nos pontos de ônibus diante dos descaso das organizações governamentais.
Imagem: 

Imagem: 

Artigo: Artes contemporâneas.
Postado por Eliane Batista Barbosa, Graduada em Licenciatura em Artes Visuais UAB/UECE-Polo Maracanaú.
            
BIBLIOGRAFIA
ALVES, F. G. C. BFORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA INTEGRADAS. 2. ed. Minas Gerais: UAB/UECE, 2013.
SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Intensidade, Timbre e Altura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/intensidade-timbre-altura.htm.
Acesso em 04 de setembro de 2019. RAPOSO, Aline. Parâmetros do Som. 2017. ]
Disponível em: <https://www.slideshare.net/AlineRaposo1/parmetros-do-som> Acesso em: 04/09/2019.
TIMBRE. Apostila Teoria Musical. 2019
Disponível em: <https://www.descomplicandoamusica.com/timbre/> Acesso em: 04/09/2019.

Essas e o outras. Principais Características do Som- Altura, Duração, Intensidade,Timbre.

XTRAX, Diretório. 2019.








DOENÇAS OCUPACIONAIS




DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS REPETIÇÃO


                  A repetição laboral é uma das causas que mais afasta o trabalhador de suas atividades. praticas as mesmas atividades cotidianamente pode levar a lesões e doenças que levam anos para serem diagnosticadas. Silenciosamente a LER (Lesão por Esforços Repetitivos) engloba problemas dos ossos, músculos e articulações e são originadas por esse qualquer tipo de atividade que exija repetição de movimentos contínuos. A doença mais comum é a tendinite. Outras recorrentes são, a síndrome do carpo, a tendinite de Quervain, o dedo em gatilho e o cotovelo de tenista.

Assim, toda e qualquer atividade laboral é importante usar o corpo de forma correta,  respeitando os seus limites. Este tipo de raciocínio serve para todos os tipos de trabalhos braçais.  No caso do uso do computador, onde ela é mais recorrente deve se observar a posição dos objetos, da cadeira, d, se esta estar na  altura correta, bem como uso do mouse e do teclado.

 


DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS POR RESPIRATÓRIA


                  As doenças respiratórias são ocupacionais no Brasil embora comuns são pouco conhecidas do grande público. Entre elas a asma é a doença mais comum entre os trabalhadores - Estima-se que cerca de 1.275.000 brasileiros tem asma causada ou agravada por condições de trabalho e 900.000 brasileiros apresentam DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) relacionados ao ambiente de trabalho. Além da asmaoutras doenças podem ser causadas por agentes decorrentes do trabalho. Exemplo da rinite ocupacional, câncer de pulmão, e pneumoconiose estão entre as principais. Estas são causadas  pela exposição de agentes específicos através das vias aéreas que são retidas nas narinas e consequentemente pode causar doenças pulmonares Existem várias fatores, como: a poluição dos gases, fumos ou partículas nocivas que atingem as vias aéreas no ambiente de trabalho.

                    Prevenir é a melhor mameira de  evitar complicações ao trabalhador. Logo, a empresa deve evitar a exposição desses agentes, bem como adotar o uso de um programa de proteção respiratória, identificar os riscos, higiene ambiental, eliminar ou reduzir os agentes de exposição, além de informar e capacitar o colaborador para os riscos eminentes.

              Para isso é fundamental que o colaborador esteja atento ao uso dos equipamentos individuais - EPIs, além do monitoramento constante incluindo a vigilância médica.


DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADA NA PELE

 

            Doenças ocupacionais de pele são causadas em pessoas que ficam geralmente expostas a substâncias químicas, biológicas ou físicas, inseridos no ambiente de trabalho. As dermatoses, dermatite de contato, eczemas, pitiríase, sarna, vitiligo ocupacional e câncer de pele, são algumas delas.

            O câncer de pele é um exemplo de doença ocupacional provocada por raios solares em trabalhadores da lavoura ou atividades que exponha o trabalhador ao sol excessivo e em horários impróprios. No Brasil esse tipo de doença é bem evlevado. Para evitar esse tipo de prejuízo a saúde, o uso do protetor solar deve ser adotado com frequência, bem como, o uso de roupas adequadas e evitar a exposição dos raios ultravioletas, pois esse tipo de lesão pode ocasionar à morte. O diagnóstico é feito por intermédio de um histórico clínico do paciente com exame físico local.O exame físico deve ser completo e todo o tegumento cutâneo avaliado.   As causas ou fatores dependem da idade, do sexo, raça, clima, condições de trabalho, antecedentes pessoais e doenças concomitante. 

              Portanto, é necessário evitar os fatores agentes causadores para haja redução no índice de lesões e doenças que muitas vezes podem ser irreversíveis. Assim, cabe as empresas fornecerem aos seus colaboradores os equipamentos de proteção individuais (EPis) necessários, bem como o treinamento para a melhor qualidade de vida e prevenção de doenças ocupacionais de pele.  


DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS A VISÃO

              Os efeitos de substâncias tóxicas sobre o aparelho visual têm sido reconhecidos como um importante problema de saúde ocupacional. A sensação de dor, desconforto e alterações na estética até os transtornos graves da visão, temporários ou permanentes são alguns dos problemas. 

           A prevenção das doenças do olho e anexos relacionadas ao trabalho baseia-se nos procedimentos de vigilância em saúde do trabalhador, vigilância dos ambientes, das condições de trabalho e dos agravos à saúde. 

              Apesar, dessa complexidade é possível identificar três tipos básicos de resposta ocular às agressões: resposta primária no local da agressão (exemplo: alterações na córnea, em consequência de uma queimadura ou abrasão); resposta ocular inflamatória, mais tardia e generalizada; resposta ocular específica, geralmente característica, causada por certas substâncias ativas sistemáticas, como, por exemplo, a neurite óptica associada à ingestão de metanol. Fatores físicos e biológicos que envolvem os riscos, decorrentes da organização do trabalho, podem ser causadores dessa doença, podendo levar a cegueira permanente. 

           Após a identificação dos problemas ou danos para a saúde decorrentes da exposição aos fatores de risco identificados, propõe-se adotar medidas de proteção, controle, eliminação ou redução da exposição aos fatores de risco e por conseguinte a educação e informação aos trabalhadores e empregadores. 

            Portanto para evitar afastamentos, doenças oculares ou cegueira faz-se necessário o uso adequado dos equipamentos de proteção individuais EPIs e a conscientização para que sejam usados de forma eficaz para segurança do trabalhador.

Atividade aplicada do Curso Técnico em Multimeios didáticos Unichristus 2015, disciplina de Educação para o Trabalho. Profª Ilzenir Freitas.


Referências:

 http://www.dpunion.com.br/blog/conheca-as-principais-doencas-ocupacionais-e-suas-causas/

http://www.protecao.com.br/noticias/doencas_ocupacionais/postura_e_descanso_evitam_lesoes_por_repeticao/JajjJyjy/2615


http://www.dpunion.com.br/blog/conheca-as-principais-doencas-ocupacionais-e-suas-causas/


http://artemedica.med.br/site/sem-categoria/doencas-respiratorias

http://medifoco.com.br/dermatoses-ocupacionais-doencas-no-trabalho/

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf


https://www.saudemelhor.com/evitar-descobrir-problemas-de-visao/






ARTE PERFORMÁTICA


Fonte: https://www.publico.pt/2010/03/31/culturaipsilon/noticia/marina-abramovic-impressiona-os-visitantes-do-moma-253736#&gid=1&pid=1. Acesso em: 31mar 2021.

A arte performática vem como algo novo que instiga a reflexão do público frente aos modos aos quais os artista inusitadamente se desbravam, expressam e inserem suas poéticas. O uso do corpo para o fazer artístico é realmente surpreendente a tal modo que nem mesmo o artista mensura exatamente o resultado quanto as suas proposições frente as experimentações dentro do seu campo de arte.
De acordo com Ramires (2017, p.100) a performance por estar ligada as “artes cênicas” ela quebra os “padrões aristotélicos de representação, narrativa e linearidade”. Acredito que seja pelo fato do ser um humano especialmente o artista ser um sujeito inquieto, questionador, criativo e muitas vezes revolucionário.
Essa revolução, tal qual arte conceitual, a performance perpassa a necessidade de comunicar por vias comuns para utilizar outras habilidades ou outros conceitos que desafiam a sua própria capacidade de se definir como tal, sobretudo quando ele foge do convencional buscando inserir outras linguagens para desconstruir ou reconstruir a arte de forma individual ou coletiva frente as memórias, emoção e subjetividade aos quais permitem indagações entre a realidade e a ficção sem uma identidade própria. (RAMIRES 2017, p. 101).
O que me prende a esse tema é a integralização da variedade de linguagens em uma mesma proposta artística. Assim como o Happining com sua origem pautada na ideia de “colagem” que surgiu na década de 50 e 60 para diversificando as produções artísticas nas práticas das artes visuais a com uma lógica de inserção, remoção, colagens, substituições para interferir expressivamente em uma obra de ou no ambiente de arte.
Enquanto “as vanguardas literárias, a história da criação poética” LONGI (2002, p. 7), vem buscando por novos modos de comunicar, a performance pretende utilizar o corpo para deslanchar a inquietação de vários artistas mundo a fora. Tal qual Happining um ambiente que insere a participação do público (arte pop) em um acontecimento a fim de utilizar do improviso nessa linguagem provocativa desde que haja uma comunicação direta com o público por  “meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana” (ENCICLOPÉDIA, 2017).
A meu ver a essa fusão do corpo com outros corpos, com outras linguagens, como quer que seja é algo interessante e desbravador, até porque cada performance é única; há participação do público tendo em vista que as circunstâncias, situações e pessoas são outras embora sabemos que o artista pretende sempre extrapolar a convencionalidade entre as linguagens dentro do contexto sócio cultural e artístico.
Usar o corpo como meio em função da própria arte pode parecer estranho, desafiador diante das ideias que a maioria das pessoas pensam sobre, o que vem a ser arte. Uma fusão do elemento corpo com outras linguagens, dentre elas a música, teatro, dança, pintura, ambiente, etc, faz com que se duvide quanto a sua definição no campo das artes visuais e seu desenrolar na contemporaneidade. Acredito que essa indefinição precisa continuar até porque o que se precisa analisar é o contexto hibrido como um todo frente a ação artística.
E nesse campo dar artes contemporânea é que acontecem os grandes desafios na atual circunstância em que vivemos em nosso país frente a possibilidade de censura a qual estamos temerosos. Continuo a acreditar que a arte seja ela qual for, ainda é a forma singela e autônoma para expressar nossas angustias, desejos e aspirações.

BIBLIOGRAFIA

ARTE Pop. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo367/arte-pop>. Acesso em: 29 de Abr. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7.

LONGHI, Raquel Ritter. Intermedia, ou para Entender as Poéticas Digitais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) In. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002.

RAMIREZ, Natalie Mireya Mansur. Arteriais | revista do ppgartes | ica | ufpa | n. 04 Jul 2017



GRUPO REX



Imagem: Retirada da internet

Disponível em <https://laart.art.br/blog/grupo-rex/> Acesso em: 04/05/2020.

GRUPO REX

Tudo começou a partir de um coletivo composto por artistas com forte desejo inovação da década de 60.  O grupo Rex, se inspira no Happining, arte pop e arte conceitual para compor suas performances. De acordo com Pipoca (2020) os artista abaixo são peças chaves para a criação do grupo que apesar de pouco tempo de vida causaram grandes impactos no mercado das artes e no discorrer de outras poéticas. Seus integrantes são:

·         Wesley Duke Lee, peça chave do grupo, responsável pela divulgação publicitária e um dos percussores com forte influenciada na arte pop;
          ·  Geraldo de Barros era o responsável pelo experimento contínuo, contestador da arte com a sociedade e personagem importante da corrente concretista no Brasil no qual teria de destacado por temas sociais na desconstrução das imagens produzia;
            ·  José Resende: escultor brasileiro, arquiteto e em suas narrativas utilizava diferentes materiais, pois misturava “arte povera com o pós-minimalismo” sendo um dos “fundadores do Centro de Experimentações Artísticas Escola Brasil” (PIPOCA. 2020);

       · Carlos Fajardo: paulistano responsável pela publicação de artigos no jornal do coletivo e organização de eventos; sua trajetória artística tenta relacionar o objeto de arte ao indivíduo em quanto “consciência corporal” para integração com o ambiente para sua completude e por último promove no grupo Rex, em mostra na qual expõe um cubo engolindo o outro;

             · Frederico Nasser- artista carioca, sem um conceito de arte como princípio, mostra-               se “questionador e vanguardista do desenho”.

          · Nelson Leirner-Bastante enfático e ousado em suas polêmicas para questionar sobre “o mundo das artes” quanto as “relações de poder”, frente as práticas de censura e autoritarismo da ditadura militar.
                                                  CRIAÇÃO DO GRUPO

Com toda essa bagagem de experiência e apesar do curto período de tempo entre junho de 1966 a maio de 1967, em plena ditadura militar, São Paulo foi o palco para acolher o grupo Rex; grupo de artistas plásticos em que se destacou por sua atuação irreverente e contestatória no campo das artes plásticas, em exposições. Composto por Geraldo Barros, Nelson Leirner, Wesley Dukc Lee e seus três alunos.

O objetivo do grupo era produzir arte em caráter experimental uma arte na qual o público viesse a participar de forma divertida, bem humorada e não convencional no intuito de criticar, debater e desconstruir os modelos conservadores de tal modo que criaram a Rex Galeria e o jornal com o mesmo nome (PIPOCA, 2020).

De acordo com Enciclopédia (2020), a base fundamental do Grupo Rex e de seu jornal “era instruir e divertir” para debater ironicamente sobre a arte da época de uma forma polêmica e anticonvencional em que declarava a guerra ao mercado de arte a qual dominava os museus, a crítica, os jornais, “às Bienais e ao próprio objeto artístico, reduzido, segundo eles, à condição de mercadoria”.

Baseado no movimento Dadaísta de vanguarda pretendia recuperar criticamente a intervenção e “superação dos gêneros tradicionais” (ENCICLOPÉDIA, 2020) de maneira criativa de modo que a arte e a vida pudessem ser articuladas em suas manifestações de tal modo que escandalosamente causasse impactos.
                         
                             Outro aspecto comum entre seus membros era o apreço pela expressão   figurativa, o que os fazia alinhados com os movimentos da nova figuração e  do novo realismo, que então se difundiam no plano internacional, principalmente entre os artistas norteamericanos (COUTO, 2020).

                   Suas apresentações tinham caráter interdisciplinar, plural produzidas a base do improviso inspirado no Happening, arte pop arte conceitual e com a participação direta do público, Por isso suas performances foram relacionadas ao movimento Fluxus. (COUTO, 2020).

              Além disso o grupo também se preocupava em instituir um novos modelos de figuração e de realismo para compor sua estética denunciativa ao momento político de opressão ditatorial da época da ditadura militar.

De uma certa forma enquanto na década de 60 artistas brasileiros se identificaram com Abstracionismo informal e geométrico, o Grupo Rex de desbravava em outras vertentes enquanto arte figurativa de forma insolente, crítica, livre e irreverente o qual veio representar em curto espaço de tempo a relevância das suas inquietações.

O Grupo terminou suas atividades por ocasião da Exposição-Não-Exposição de Nelson Leirner a partir de partir de maio de 1967, em que por meio de uma performance, (uma espécie de happining) irreverente e provocativa convidou o público a retirar as todas as obras da parede e levá-las para casa. Daí estas foram vendidas na porta do local em menos de dez minutos. (PIPOCA, 2020).
Para Enciclopédia (2020), para tal condição foi proposta um desafio pelo artista para a condição de retirada das peças; é que o público conseguisse retirar todas as barras de ferro, correntes, cadeados e blocos de cimento de tal modo que o local ficou depredado em poucos segundos.
Acredito que com isso o grupo Rex atingiu seu proposto, sobretudo porque não pagava aluguel, não tinha dependência financeira com o mercado de arte para apresentar suas performances, tendo em vista que todas as despesas eram de responsabilidade do próprio grupo. Portanto acredito que seria o momento propicio para o fechamento das atividades já que eles teriam vivenciado uma arte em caráter experimental com o público no intuito de criticar, debater e desconstruir os modelos conservadores.
Saiba mais: 


                      Vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=_uE9BOqKrWo> Acesso em: 04/04/2020.


BIBLIOGRAFIA

Agencia Pipoca. Grupo Rex: obras e artistas que marcaram a história da arte. Laart. 

Disponível em: <https://laart.art.br/blog/grupo-rex/> Acesso em: 04/05/2020.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_uE9BOqKrWo> Acesso em: 04/04/2020.


COUTO, André Luiz Faria. Grupo Rex. Tema das Artes, 2020.
Disponível em:

EQUIPE Editorial. Nelson Leirner e sua excelência na arte polêmica. ARTE REF. Mar2020.



GRUPO Rex. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo434025/grupo-rex>. Acesso em: 03 de Mai. 2020. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7.

GRUPO Rex. Abertura da Rex Gallery and Sons - The Creative Person entrevista Wesley Duke Lee. Produção de Superstardiscodance. 2020. VÍDEO.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_uE9BOqKrWo> Acesso em: 04/04/2020.




Modelo de Plano Político Pedagógico

 PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO

TEMA: PROMOÇÃO DE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE


MISSÃO: 

Promover qualidade de vida sustentável voltada para o equilíbrio, manutenção, prevenção do bem estar físico e psicológico do indivíduo dentro da comunidade a qual está inserido. Acolher crianças e adolescentes, em especial da comunidade local, a fim de que percebam a escola como espaço de interação, reflexão e transformadora social. A educação é fundamental para um sociedade, a escola é uma das instituições mais importantes nesse processo e, portanto, sua dinâmica de atividades deve acolher e garantir a permanência dos que a procuram. A escola deve buscar em sua dinâmica pedagógica a promoção intelectual, social e afetiva de de cada uma dos seus alunos. O enquadramento de atividades críticas, criativas e dinâmicas devem conduzir o fazer pedagógico de cada um dos seus profissionais. Toda comunidade escolar é responsável pela prosperidade deste ambiente.


CLIENTELA

Por questões legais, nossa escola acolherá crianças de 7 a 14 anos, portanto, ensino fundamental I e II, da educação básica.


COMUNIDADE DA SERRINHA

Localizada na periferia de Fortaleza a comunidade da Serrinha enfrenta dificuldades históricas no quesito saúde, seja ela, psicológica ou física. O índice de mortalidade infantil é, segundo o último senso do IBGE 2010, de uma crianças mortas a cada dez. Isso deve-se a carência de condições socioeconômicas e política que caracteriza tal comunidade.

O entendimento de qualidade de vida está diretamente ligado a fatores e estruturais que são oferecidos à comunidade pelas políticas públicas.


Com base nisso entendemos que a escola deve promover práticas pedagógicas que leve toda a comunidade a refletir o seu próprio bem estar, isso perpassa pela saúde física e psicológicas. Portanto, esta sensibilização deve-se iniciar logo na primeira infância para que durante todo o processo de formação, crianças, jovens e adultos intendam sua responsabilidade com o bem estar individual e coletivo.


ATIVIDADES PARA PROMOÇÃO DOS ALUNOS:


Dimensão Cultural:

  • Boas vindas : música , dinâmicas, teatro

  • Conhecendo o espaço escolar: atividades que apresentem todos os espaços que constituem a escola.

  • Conhecendo o funcionamento: atividades que promovam a reflexão em torno das regras de convivência.

  • Show de talentos : oportunidade de integrar toda a escola em todo das raízes do carnaval.




Dimensão Política

  • Conhecendo as redes sociais: apresentar redes  que possibilitem a comunicação entre a comunidade escolar e a escola.

  • Promoção de debates: círculos de conversas que levem a comunidade escolar a refletirem os problemas encontrados na escola e na comunidade.

  • Criação de uma página nas redes sociais: após discussão levar ao conhecimento de todos assuntos pertinentes à comunidade,a fim de sanar possíveis demandas


Formação Profissional

  • Promoção de encontros para reflexões  em torno gestão das emoções

  • Parceria com CAPS a fim de que demanda que exijam atendimento especializados possam ser acolhidas.

  • Estudo sobre as profissões na sociedade.

  • Elaboração de um plano de carreira para os estudantes.


Dimensão Humanística

  • Criação de projetos que reflitam aspectos sociais.

  • Preservando o meio ambiente através da Eco Arte

  • Grupo de discussão em torno da igualdades de oportunidades.

  • Projetos que fomentem a inserção de jovens em curso para formação humana.

  • Promoção da saúde e do bem estar coletivo.



PROJETOS POR TRIMESTRE:


Janeiro/ Fevereiro/Março


Fundamental I: Ler para Reinventar o Mundo

Fundamental II: A Literatura que Transforma o Mundo


Abril/Maio/Junho

Atividade aplicada no curso técnico em Multimeios Didáticos Uichristus



LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA APLICADA AS ARTES



Acervo pessoal. Autoria Lia Batista/2019
 

Dentre tantos softwares apresentados eu identifiquei no Adobe Photoshop uma possibilidade de trabalho artístico, utilizado para edição de imagens bidimensionais do tipo, “com capacidade de edição típicas dos editores vectoriais desenvolvido pela Adobe Systems”. Considerado um software líder por editores de imagens, este é utilizado por profissionais que lidam com imagens digitais e trabalhos de pré-impressão. 

De acordo com (Júnior, 2016) foi atualizada para a versão “Photoshop CC” do Adobe Photoshop para ser trabalhado na nuvem com maior integração com outras ferramentas como o Illustrator e InDesign apresentando mais vantagens para os usuários. Além dos novos recursos houve maior rapidez garantia de novas atualizações, porém só poderá ser adquirido por meio de planos de assinaturas.

O motivo pelo qual escolhi esse software é trabalhar é a infinita possibilidade recursos   com ferramentas de criação para edição de imagens fotográficas, correções, cores e efeitos personalizados, desfoque, colagens recortes, etc. Proporcionando ajustes que fazem  a foto cada vez mais atraente com aplicação de  sobreposições criativas,  e ainda na nuvem sem ocupar espaço no computador, além de facilitar a possibilidade de desenho, criação de esboços sem precisar instalar nenhuma ferramenta complicada no PC.  

Projeto de criação com Adobe Fotoshop a partir de uma fotografia.

Acervo pessoal. Autoria Lia Batista 2017

Arte digital abstrato-algas marinhas 2015

Para executar qualquer trabalho de edição no Photoshop é preciso começar com “Adjustmente” ou  ajustes básicos , como nível do brilho, cor, saturação, sombreamento, nitidez, etc.  Depois os serão corrigidas as eventuais imperfeições, como:  manchas na pele, olhos vermelhos, até as correões das imperfeiçoes mais avançadas da fotografia digital. Antes de qualquer edição precisamos clicar em “Brawser” selecionar a foto que deseja editar e esperar a imagem ser carregada para ajustar o brilho, contraste, saturação e a vibração de cores. 

Para deixar a foto mais bonita no site Photoshop online, você pode carregar diversos recursos. A ferramenta “Effect” ou efeitos existe uma galeria de efeitos gratuitos em uma combinação de filtros e de vinhetas a serem utilizadas de forma simples e gratuita.

Ao selecionar uma categoria desse recurso, aparecerá outra galeria com uma grade cheia de efeitos limitados de livre escolha, de acordo com seu gosto, podendo ser revertido caso queira. Ainda pode ser usado o menu deslizante para ajuste da intensidade do efeito e ao final clique em “Apply” para confirmar sua opção. (FHOTOSHOP ONLINE, 2017)

Para dar um toque especial você ainda podemos utilizar as “Overlay” ou sobreposições, que são máscaras personalizadas que podem ser aplicadas às imagens de forma pré-definidas e de vários estilos desse editor de fotos online, que podem ser um fio de luz, fogos de artifícios, etc. Dai é só clicar em “Overlay” e aplicar e também pode ser usado o menu deslizante para diminuir ou aumentar a intensidade da máscara. As molduras ou “Borders” sempre embelezam qualquer trabalho ainda mais quando se trata de foto digital. É uma tarefa  simples e que esse recurso disponibiliza no editor online com diversas categorias graciosos modelos no acervo digital. 

Ainda tem o recurso “Streckeres” onde são disponibilizados diversos desenhos e imagens que pode ser inseridos em sua foto para deixá-la mais graciosa ou transmitir alguma mensagem criativa e por ultimo a ferramenta “Type” onde pode ser inserido o texto que quiser sobre a fotografia. 

Artigo escrito por Eliane Batista Batista (Lia).

Bibliografia:

 Disponível em: <http://www.photoshoponline.net.br/editor-de-fotos-online#clipart Acesso em:13/11/2017

Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/artigo/753/tudo_sobre_photoshop> Acesso em:13/11/2017

Disponíel em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/01/photoshop-cc-ou-cs6-compare-os-editores-de-fotos-e-escolha-um-deles.html> Acesso em 1/112017

 

 


Experiência docente no período de pandemia do Covid 19.


Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/19087/mudanca-de-rotina-como-se-manter-proximo-das-familias-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 31 mar 2021.
 



Fonte: Acervo pessoal/ 2021.

 Esse texto apresento reflexões sobre a minha experiência com as aulas online no Curso de Licenciatura em Artes Visuais durante o período de pandemia do Covid 19, onde  apresento minhas dificuldades e soluções encontradas. 

Em época de isolamento social as práticas educativa entre professor, aluno e família foi bastante desafiadora sobretudo no sentido de que todos tivemos que reaprender, inovar e incorporar novas metodologias de ensino/aprendizagem.

A Como em todos os setores da sociedade na sala de aula não foi diferente. Antes o celular banido pelo professor como vilão da desatenção do aluno teve ser coadjuvante nas aulas remotas, sem mencionar a importância da participação da família. A tecnologia digital com a educação 4.0, sala de aula invertida, gameficação, o chamado “mão na massa” dentre outras metodologias tiveram que ser adotadas para a motivação e rendimento de alunos e professores.

Segundo Oliveira e Souza (2020), a Educação 4.0 é uma educação em que as tecnologias digitais são utilizadas, experimentadas pelo educando a fim de que este possa adquirir técnicas laborais e habilidades transformadoras e sustentáveis, sobretudo como suporte de uma educação colaborativa, customizada aja vista que o aluno pode ser protagonista do seu próprio conhecimento, ter sua autonomia de aprendizagem quebrando paradigmas ao superar seus próprios limites.

O aluno de agora por diante vai se tornar produtor de seu próprio conhecimento, enquanto nós professores precisamos estar atentos para juntos construimos novos saberes para que essa via de mão dupla não venha ser um dilema profissional na contemporaneidade.

Durante o período de pandemia da Covide 19, também tive que encarar novos desafios como: fazer novos cursos na área tecnológica de educação, elaborar sala dia aula virtual e produzir vídeos caseiros sem a preocupação da qualidade visual anteriormente exigida pelo mercado. Dessa maneira tive que ajustar o meu plano de aula presencial para o digital, das redes sociais. 

Como não atuo em escolas, não vivenciei essa etapa no ensino médio como no ensino fundamental em que atuei presencialmente na etapa do Estágio II. Mas acredito que as atividades propostas na disciplina de Estágio IV, nos deu um norte balizador para tal execução em sala de aula.

Foi um aprendizado a duras penas para conseguir gravar um vídeo no celular, montar um protótipo de stúdio improvisado, sala de aula virtual, avaliação  e adequar todo o plano de aula tradicional com as metodologias digitais.

Chegamos ao um patamar em que as incertezas cotidianas são evidentes com o uso da internet, sem dúvida todos vamos encontrar novas formas de reinvenção de práticas pedagógicas, tendo em vista que professores e alunos não são mais os mesmos; todavia as providencialidades de aprendizagem foram bastante ampliadas e o compartilhamento de saberes nos trouxeram um ganho relevante em que aprender e reaprender deve ser um ganho constante.

 

BIBLIOGRAFIA

OLIVEIRA, Edite Colares; NASCIMENTO, Maria Valcidéa. Introdução a Arte Educação. 2 Ed. Secretaria de Educação à Distância (SEAD/UECE), 2010.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 28/11/2019.

EDUCAÇÃO 4.0. Disponível em: <:https://www.youtube.com/watch?v=wd4-jnOzcrQ> Acesso em: 28/11/2020.

 

EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO

A VERDADEIRAA HERANÇA ANCESTRAL

Título: Lavadeiras Acrílico S/ eucatex- 2014 Artista: Lia Batista Tamanho: 40x60cm Imagem: Disponível em:  https://br.pinterest.com/pin/5559...