É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.
quarta-feira, 31 de março de 2021
POÉTICAS VISUAIS COM USO DE VÁRIAS LINGUAGENS.
Essas
e o outras. Principais Características do Som- Altura, Duração,
Intensidade,Timbre.
DOENÇAS OCUPACIONAIS
DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS REPETIÇÃO
A repetição laboral é uma das causas que mais afasta o trabalhador de suas atividades. praticas as mesmas atividades cotidianamente pode levar a lesões e doenças que levam anos para serem diagnosticadas. Silenciosamente a LER (Lesão por Esforços Repetitivos) engloba problemas dos ossos, músculos e articulações e são originadas por esse qualquer tipo de atividade que exija repetição de movimentos contínuos. A doença mais comum é a tendinite. Outras recorrentes são, a síndrome do carpo, a tendinite de Quervain, o dedo em gatilho e o cotovelo de tenista.
Assim, toda e qualquer atividade laboral é importante usar o corpo de forma correta, respeitando os seus limites. Este tipo de raciocínio serve para todos os tipos de trabalhos braçais. No caso do uso do computador, onde ela é mais recorrente deve se observar a posição dos objetos, da cadeira, d, se esta estar na altura correta, bem como uso do mouse e do teclado.
DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS POR RESPIRATÓRIA
As doenças respiratórias são ocupacionais no Brasil embora comuns são pouco conhecidas do grande público. Entre elas a asma é a doença mais comum entre os trabalhadores - Estima-se que cerca de 1.275.000 brasileiros tem asma causada ou agravada por condições de trabalho e 900.000 brasileiros apresentam DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) relacionados ao ambiente de trabalho. Além da asmaoutras doenças podem ser causadas por agentes decorrentes do trabalho. Exemplo da rinite ocupacional, câncer de pulmão, e pneumoconiose estão entre as principais. Estas são causadas pela exposição de agentes específicos através das vias aéreas que são retidas nas narinas e consequentemente pode causar doenças pulmonares Existem várias fatores, como: a poluição dos gases, fumos ou partículas nocivas que atingem as vias aéreas no ambiente de trabalho.
Prevenir é a melhor mameira de evitar complicações ao trabalhador. Logo, a empresa deve evitar a exposição desses agentes, bem como adotar o uso de um programa de proteção respiratória, identificar os riscos, higiene ambiental, eliminar ou reduzir os agentes de exposição, além de informar e capacitar o colaborador para os riscos eminentes.
Para isso é fundamental que o colaborador esteja atento ao uso dos equipamentos individuais - EPIs, além do monitoramento constante incluindo a vigilância médica.
DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADA NA PELE
Doenças ocupacionais de pele são causadas em pessoas que ficam geralmente expostas a substâncias químicas, biológicas ou físicas, inseridos no ambiente de trabalho. As dermatoses, dermatite de contato, eczemas, pitiríase, sarna, vitiligo ocupacional e câncer de pele, são algumas delas.
O câncer de pele é um exemplo de doença ocupacional provocada por raios solares em trabalhadores da lavoura ou atividades que exponha o trabalhador ao sol excessivo e em horários impróprios. No Brasil esse tipo de doença é bem evlevado. Para evitar esse tipo de prejuízo a saúde, o uso do protetor solar deve ser adotado com frequência, bem como, o uso de roupas adequadas e evitar a exposição dos raios ultravioletas, pois esse tipo de lesão pode ocasionar à morte. O diagnóstico é feito por intermédio de um histórico clínico do paciente com exame físico local.O exame físico deve ser completo e todo o tegumento cutâneo avaliado. As causas ou fatores dependem da idade, do sexo, raça, clima, condições de trabalho, antecedentes pessoais e doenças concomitante.
Portanto, é necessário evitar os fatores agentes causadores para haja redução no índice de lesões e doenças que muitas vezes podem ser irreversíveis. Assim, cabe as empresas fornecerem aos seus colaboradores os equipamentos de proteção individuais (EPis) necessários, bem como o treinamento para a melhor qualidade de vida e prevenção de doenças ocupacionais de pele.
DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS A VISÃO
Os efeitos de substâncias tóxicas sobre o aparelho visual têm sido reconhecidos como um importante problema de saúde ocupacional. A sensação de dor, desconforto e alterações na estética até os transtornos graves da visão, temporários ou permanentes são alguns dos problemas.
A prevenção das doenças do olho e anexos relacionadas ao trabalho baseia-se nos procedimentos de vigilância em saúde do trabalhador, vigilância dos ambientes, das condições de trabalho e dos agravos à saúde.
Apesar, dessa complexidade é possível identificar três tipos básicos de resposta ocular às agressões: resposta primária no local da agressão (exemplo: alterações na córnea, em consequência de uma queimadura ou abrasão); resposta ocular inflamatória, mais tardia e generalizada; resposta ocular específica, geralmente característica, causada por certas substâncias ativas sistemáticas, como, por exemplo, a neurite óptica associada à ingestão de metanol. Fatores físicos e biológicos que envolvem os riscos, decorrentes da organização do trabalho, podem ser causadores dessa doença, podendo levar a cegueira permanente.
Após a identificação dos problemas ou danos para a saúde decorrentes da exposição aos fatores de risco identificados, propõe-se adotar medidas de proteção, controle, eliminação ou redução da exposição aos fatores de risco e por conseguinte a educação e informação aos trabalhadores e empregadores.
Portanto para evitar afastamentos, doenças oculares ou cegueira faz-se necessário o uso adequado dos equipamentos de proteção individuais EPIs e a conscientização para que sejam usados de forma eficaz para segurança do trabalhador.
Atividade aplicada do Curso Técnico em Multimeios didáticos Unichristus 2015, disciplina de Educação para o Trabalho. Profª Ilzenir Freitas.Referências:
http://www.dpunion.com.br/blog/conheca-as-principais-doencas-ocupacionais-e-suas-causas/
http://www.protecao.com.br/noticias/doencas_ocupacionais/postura_e_descanso_evitam_lesoes_por_repeticao/JajjJyjy/2615
http://www.dpunion.com.br/blog/conheca-as-principais-doencas-ocupacionais-e-suas-causas/
http://artemedica.med.br/site/sem-categoria/doencas-respiratorias
http://medifoco.com.br/dermatoses-ocupacionais-doencas-no-trabalho/
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf
https://www.saudemelhor.com/evitar-descobrir-problemas-de-visao/
ARTE PERFORMÁTICA
ARTE
Pop. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo:
Itaú Cultural, 2020. Disponível em:
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo367/arte-pop>. Acesso em:
29 de Abr. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN:
978-85-7979-060-7.
GRUPO REX
Disponível em <https://laart.art.br/blog/grupo-rex/> Acesso em: 04/05/2020.
GRUPO REX
· Geraldo de Barros era o responsável pelo experimento contínuo, contestador da arte com a sociedade e personagem importante da corrente concretista no Brasil no qual teria de destacado por temas sociais na desconstrução das imagens produzia;
· José Resende: escultor brasileiro, arquiteto e em suas narrativas utilizava diferentes materiais, pois misturava “arte povera com o pós-minimalismo” sendo um dos “fundadores do Centro de Experimentações Artísticas Escola Brasil” (PIPOCA. 2020);
· Carlos Fajardo: paulistano responsável pela publicação de artigos no jornal do coletivo e organização de eventos; sua trajetória artística tenta relacionar o objeto de arte ao indivíduo em quanto “consciência corporal” para integração com o ambiente para sua completude e por último promove no grupo Rex, em mostra na qual expõe um cubo engolindo o outro;
· Frederico Nasser- artista carioca, sem um conceito de arte como princípio, mostra- se “questionador e vanguardista do desenho”.
· Nelson Leirner-Bastante enfático e ousado em suas polêmicas para questionar sobre “o mundo das artes” quanto as “relações de poder”, frente as práticas de censura e autoritarismo da ditadura militar.
EQUIPE Editorial. Nelson Leirner e
sua excelência na arte polêmica. ARTE REF. Mar2020.
Modelo de Plano Político Pedagógico
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO
TEMA: PROMOÇÃO DE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
MISSÃO:
Promover qualidade de vida sustentável voltada para o equilíbrio, manutenção, prevenção do bem estar físico e psicológico do indivíduo dentro da comunidade a qual está inserido. Acolher crianças e adolescentes, em especial da comunidade local, a fim de que percebam a escola como espaço de interação, reflexão e transformadora social. A educação é fundamental para um sociedade, a escola é uma das instituições mais importantes nesse processo e, portanto, sua dinâmica de atividades deve acolher e garantir a permanência dos que a procuram. A escola deve buscar em sua dinâmica pedagógica a promoção intelectual, social e afetiva de de cada uma dos seus alunos. O enquadramento de atividades críticas, criativas e dinâmicas devem conduzir o fazer pedagógico de cada um dos seus profissionais. Toda comunidade escolar é responsável pela prosperidade deste ambiente.
CLIENTELA
Por questões legais, nossa escola acolherá crianças de 7 a 14 anos, portanto, ensino fundamental I e II, da educação básica.
COMUNIDADE DA SERRINHA
Localizada na periferia de Fortaleza a comunidade da Serrinha enfrenta dificuldades históricas no quesito saúde, seja ela, psicológica ou física. O índice de mortalidade infantil é, segundo o último senso do IBGE 2010, de uma crianças mortas a cada dez. Isso deve-se a carência de condições socioeconômicas e política que caracteriza tal comunidade.
O entendimento de qualidade de vida está diretamente ligado a fatores e estruturais que são oferecidos à comunidade pelas políticas públicas.
Com base nisso entendemos que a escola deve promover práticas pedagógicas que leve toda a comunidade a refletir o seu próprio bem estar, isso perpassa pela saúde física e psicológicas. Portanto, esta sensibilização deve-se iniciar logo na primeira infância para que durante todo o processo de formação, crianças, jovens e adultos intendam sua responsabilidade com o bem estar individual e coletivo.
ATIVIDADES PARA PROMOÇÃO DOS ALUNOS:
Dimensão Cultural:
Boas vindas : música , dinâmicas, teatro
Conhecendo o espaço escolar: atividades que apresentem todos os espaços que constituem a escola.
Conhecendo o funcionamento: atividades que promovam a reflexão em torno das regras de convivência.
Show de talentos : oportunidade de integrar toda a escola em todo das raízes do carnaval.
Dimensão Política
Conhecendo as redes sociais: apresentar redes que possibilitem a comunicação entre a comunidade escolar e a escola.
Promoção de debates: círculos de conversas que levem a comunidade escolar a refletirem os problemas encontrados na escola e na comunidade.
Criação de uma página nas redes sociais: após discussão levar ao conhecimento de todos assuntos pertinentes à comunidade,a fim de sanar possíveis demandas
Formação Profissional
Promoção de encontros para reflexões em torno gestão das emoções
Parceria com CAPS a fim de que demanda que exijam atendimento especializados possam ser acolhidas.
Estudo sobre as profissões na sociedade.
Elaboração de um plano de carreira para os estudantes.
Dimensão Humanística
Criação de projetos que reflitam aspectos sociais.
Preservando o meio ambiente através da Eco Arte
Grupo de discussão em torno da igualdades de oportunidades.
Projetos que fomentem a inserção de jovens em curso para formação humana.
Promoção da saúde e do bem estar coletivo.
PROJETOS POR TRIMESTRE:
Janeiro/ Fevereiro/Março
Fundamental I: Ler para Reinventar o Mundo
Fundamental II: A Literatura que Transforma o Mundo
Abril/Maio/Junho
Atividade aplicada no curso técnico em Multimeios Didáticos Uichristus
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA APLICADA AS ARTES
Dentre tantos softwares apresentados eu identifiquei no Adobe Photoshop uma possibilidade de trabalho artístico, utilizado para edição de imagens bidimensionais do tipo, “com capacidade de edição típicas dos editores vectoriais desenvolvido pela Adobe Systems”. Considerado um software líder por editores de imagens, este é utilizado por profissionais que lidam com imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.
De acordo com (Júnior, 2016) foi atualizada para a versão “Photoshop CC” do Adobe Photoshop para ser trabalhado na nuvem com maior integração com outras ferramentas como o Illustrator e InDesign apresentando mais vantagens para os usuários. Além dos novos recursos houve maior rapidez garantia de novas atualizações, porém só poderá ser adquirido por meio de planos de assinaturas.
O motivo pelo qual escolhi esse software é trabalhar é a infinita possibilidade recursos com ferramentas de criação para edição de imagens fotográficas, correções, cores e efeitos personalizados, desfoque, colagens recortes, etc. Proporcionando ajustes que fazem a foto cada vez mais atraente com aplicação de sobreposições criativas, e ainda na nuvem sem ocupar espaço no computador, além de facilitar a possibilidade de desenho, criação de esboços sem precisar instalar nenhuma ferramenta complicada no PC.
Projeto de criação com Adobe Fotoshop a partir de uma fotografia.
Para deixar a foto mais bonita no site Photoshop online, você pode carregar diversos recursos. A ferramenta “Effect” ou efeitos existe uma galeria de efeitos gratuitos em uma combinação de filtros e de vinhetas a serem utilizadas de forma simples e gratuita.
Ao selecionar uma categoria desse recurso, aparecerá outra galeria com uma grade cheia de efeitos limitados de livre escolha, de acordo com seu gosto, podendo ser revertido caso queira. Ainda pode ser usado o menu deslizante para ajuste da intensidade do efeito e ao final clique em “Apply” para confirmar sua opção. (FHOTOSHOP ONLINE, 2017)
Para dar um toque especial você ainda podemos utilizar as “Overlay” ou sobreposições, que são máscaras personalizadas que podem ser aplicadas às imagens de forma pré-definidas e de vários estilos desse editor de fotos online, que podem ser um fio de luz, fogos de artifícios, etc. Dai é só clicar em “Overlay” e aplicar e também pode ser usado o menu deslizante para diminuir ou aumentar a intensidade da máscara. As molduras ou “Borders” sempre embelezam qualquer trabalho ainda mais quando se trata de foto digital. É uma tarefa simples e que esse recurso disponibiliza no editor online com diversas categorias graciosos modelos no acervo digital.
Ainda tem o recurso “Streckeres” onde são disponibilizados diversos desenhos e imagens que pode ser inseridos em sua foto para deixá-la mais graciosa ou transmitir alguma mensagem criativa e por ultimo a ferramenta “Type” onde pode ser inserido o texto que quiser sobre a fotografia.
Artigo escrito por Eliane Batista Batista (Lia).
Bibliografia:
Disponível em: <http://www.photoshoponline.net.br/editor-de-fotos-online#clipart Acesso em:13/11/2017
Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/artigo/753/tudo_sobre_photoshop> Acesso em:13/11/2017
Disponíel em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/01/photoshop-cc-ou-cs6-compare-os-editores-de-fotos-e-escolha-um-deles.html> Acesso em 1/112017
Experiência docente no período de pandemia do Covid 19.
Esse texto apresento reflexões sobre a minha experiência com as aulas online no Curso de Licenciatura em Artes Visuais durante o período de pandemia do Covid 19, onde apresento minhas dificuldades e soluções encontradas.
Em época de
isolamento social as práticas educativa entre professor, aluno e família foi
bastante desafiadora sobretudo no sentido de que todos tivemos que reaprender,
inovar e incorporar novas metodologias de ensino/aprendizagem.
A Como em todos os setores da sociedade na sala de aula não foi diferente. Antes o celular banido pelo professor como vilão da desatenção do aluno teve ser coadjuvante nas aulas remotas, sem mencionar a importância da participação da família. A tecnologia digital com a educação 4.0, sala de aula invertida, gameficação, o chamado “mão na massa” dentre outras metodologias tiveram que ser adotadas para a motivação e rendimento de alunos e professores.
Segundo Oliveira
e Souza (2020), a Educação 4.0 é uma educação em que as tecnologias digitais
são utilizadas, experimentadas pelo educando a fim de que este possa adquirir
técnicas laborais e habilidades transformadoras e sustentáveis, sobretudo como suporte
de uma educação colaborativa, customizada aja vista que o aluno pode ser protagonista
do seu próprio conhecimento, ter sua autonomia de aprendizagem quebrando
paradigmas ao superar seus próprios limites.
O aluno de agora
por diante vai se tornar produtor de seu próprio conhecimento, enquanto nós
professores precisamos estar atentos para juntos construimos novos saberes para
que essa via de mão dupla não venha ser um dilema profissional na
contemporaneidade.
Durante o período
de pandemia da Covide 19, também tive que encarar novos desafios como: fazer
novos cursos na área tecnológica de educação, elaborar sala dia aula virtual e
produzir vídeos caseiros sem a preocupação da qualidade visual anteriormente
exigida pelo mercado. Dessa maneira tive que ajustar o meu plano de aula
presencial para o digital, das redes sociais.
Como não atuo em
escolas, não vivenciei essa etapa no ensino médio como no ensino fundamental em
que atuei presencialmente na etapa do Estágio II. Mas acredito que as
atividades propostas na disciplina de Estágio IV, nos deu um norte balizador
para tal execução em sala de aula.
Foi um
aprendizado a duras penas para conseguir gravar um vídeo no celular, montar um
protótipo de stúdio improvisado, sala de aula virtual, avaliação e adequar todo o plano de aula tradicional
com as metodologias digitais.
Chegamos ao um
patamar em que as incertezas cotidianas são evidentes com o uso da internet,
sem dúvida todos vamos encontrar novas formas de reinvenção de práticas
pedagógicas, tendo em vista que professores e alunos não são mais os mesmos;
todavia as providencialidades de aprendizagem foram bastante ampliadas e o
compartilhamento de saberes nos trouxeram um ganho relevante em que aprender e
reaprender deve ser um ganho constante.
BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, Edite Colares; NASCIMENTO, Maria Valcidéa. Introdução a Arte Educação. 2 Ed. Secretaria de Educação à Distância (SEAD/UECE), 2010.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 28/11/2019.
EDUCAÇÃO 4.0. Disponível em: <:https://www.youtube.com/watch?v=wd4-jnOzcrQ> Acesso em: 28/11/2020.
EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO
A VERDADEIRAA HERANÇA ANCESTRAL
Título: Lavadeiras Acrílico S/ eucatex- 2014 Artista: Lia Batista Tamanho: 40x60cm Imagem: Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/5559...
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Olá mulherada! A ideia que trago hoje é bem simples. Depois de aproveitar o pano de guarda-chuva quebrado para cobrir o balde...
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A ação socioambiental desse feriadão foi em Itaiçaba , município cearense da macroregião de Aracati, na área litorânea contemplada pelas be...