quarta-feira, 31 de março de 2021

POÉTICAS VISUAIS COM USO DE VÁRIAS LINGUAGENS.


               A expressividade humana se constitui por relacionar a diversas formas de comunicar por meio dos signos formais, gestuais que representam esteticamente seus pensamentos. Dentre tantas possibilidades estéticas o som acompanha a vida humana desde o nascimento por meio do choro que dá o significado de folego de vida ao ser humano.
                   Mesmo esse evento sem ser considerada arte, tem seus parâmetros diante do fenômeno da sonoridade que se propaga em meio ao silêncio. Para as artes visuais de acordo com Alves (2013), “a música não é entendida apenas a partir de seus elementos estéticos”, toda via tem semelhança a qualquer tipo de linguagem com códigos próprios quando ele trata da música percussiva que possui penetração nas raízes culturais de âmbito popular, artesanal etc., com o uso de diversos instrumentos.
               Na escola, por exemplo, a introdução das “plásticas sonoras” não é formar artistas musicais, mas inserir o aluno a inserção social na prática transformadora e desenvolver cognição e sensibilidade relacionada a instrumentos dentro das mais variadas linguagens.
              Nessa variedade de linguagem artística, o som apresenta suas peculiaridades as quais podemos classifica-las em parâmetros que vão para formalizar esteticamente em meio ao silencio ou distingui-lo dentre os demais sons. 
              Dentre a uma das variedades de linguagem artística,a música apresenta suas  peculiaridades as quais  podemos classificá-las em  parâmetros  que vão formalizar-se esteticamente  em meio ao silêncio ou distingui-lo dentre os demais sons.
                                                      
                                                         PARÂMETROS DA MÚSICA

TIMBRE- Caracteriza-se pela diferença apresentada nos sons peculiares entre os dois instrumentos, intermédio do formato das ondas sonoras, logo cada instrumento possui timbre diferente.
DURAÇÃO-De acordo com Essas e outras (2019) a dimensão do som é pode se longa ou curta duração, dependendo do tempo das emissões das vibrações das ondas sonoras  que é representada pelo andamento da figura musical em andamento.
ALTURA-É por meio dessa característica que podemos  classificar em graveou agudo. Sendo graves as vozes grossas dos homens e agudas das vozes finas das mulheres. Logo por meio desse fenômeno que detectamos a frequência da onda sonora, assim podemos inferir que as vozes masculinas tem menor frequência que a voz feminina. De acordo com SANTOS (2019), o som grave é baixo e o agudo é alto quando usamos as técnicas musicais, porém no cotidiano usamos os temos alto e baixo de maneira errada. Pois, na escola precisamos aplicar esses temos corretamente.
INTENSIDADE-Este fenômeno está relacionado a “energia de vibração da fonte  que emite as ondas”, quando esta exerce pressão  sobre nosso ouvido ou medidor de intensidade conhecido como diciblímetro ou dosímetro e é medida em bel em homenagem a Graham Bell.
DENSIDADE-Compreende fenômeno pelo qual  estabelece o maior ou menor nímero de sons simultâneos podendo ser mais denso ou menos denso dependendo da quantidade de instrumentos em uso durante a execução do processo musical. (RAPOSO, 2017, p. 8).

                                      LEITURA FORMAL DE UMA OBRA DE ARTE

A leitura formal de uma obra é decodificar os elementos plásticos nela explícitos, como linha, cores, sombras, perspectivas, volume, pontos, técnicas, suportes, altura, largura, profundidade, etc.

                                                  LEITURA ICONOGRÁFICA

Leitura iconográfica feita a partir dos elementos relacionados aos assuntos em que a obra de arte está relacionada e seus significados, sua origem e representatividade quanto sua abrangência imagética, se escultura, pintura, gravura, período histórico em que a obra foi criada.  

                                 POÉTICAS VISUAIS COM USO DE VÁRIAS LINGUAGENS.

“Hung Out to Dry”
Este é o trabalho pertence a um grupo francês denominado Generik Vapeur , que em 2011  apresentou em festival de artes internacional na Alemanha “ Flurstücke 011, em Münster” a instalação abaixo no intuído de integrar a performance musical, teatro, colagem, pintura à pirotecnia. Sendo uma das muitas experiências artísticas colaborativas, suas nuances contemporâneas englobam teatro de rua, música e muita criatividade tornando um grupo com espetáculos inovadores de “potencial artístico único”.
Achei muito interessante essa obra devido ao modo em que eles satirizam e sr relacionam ao cotidiano. O processo de pinturas dos automóveis foi feito com os automóveis velhos em movimentos de forma coletiva como se fossem papeis pintados para posterior secagem em um varal. Talvez, o sentido iconográfico se relacione com o excesso de veículos, a acessibilidade nos centros urbanos e que estes precisam ser repensados, pois enquanto mitos andam em seus veículos com todo conforto, a população aguarda transporte publico nos pontos de ônibus diante dos descaso das organizações governamentais.
Imagem: 

Imagem: 

Artigo: Artes contemporâneas.
Postado por Eliane Batista Barbosa, Graduada em Licenciatura em Artes Visuais UAB/UECE-Polo Maracanaú.
            
BIBLIOGRAFIA
ALVES, F. G. C. BFORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA INTEGRADAS. 2. ed. Minas Gerais: UAB/UECE, 2013.
SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Intensidade, Timbre e Altura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/intensidade-timbre-altura.htm.
Acesso em 04 de setembro de 2019. RAPOSO, Aline. Parâmetros do Som. 2017. ]
Disponível em: <https://www.slideshare.net/AlineRaposo1/parmetros-do-som> Acesso em: 04/09/2019.
TIMBRE. Apostila Teoria Musical. 2019
Disponível em: <https://www.descomplicandoamusica.com/timbre/> Acesso em: 04/09/2019.

Essas e o outras. Principais Características do Som- Altura, Duração, Intensidade,Timbre.

XTRAX, Diretório. 2019.








Nenhum comentário:

Postar um comentário