Segundo Velthem (2007) o emprego dos
traçados da região norte da Amazônia são utilizados em diferentes espécies de matéria-prima. Os talos de arumã por exemplo, uma vegetação encontrada em terrenos de terra úmida e firme, mesmo ao ser colhida é de
fácil reprodução. A arte do traçado sempre foi importante, fosse como
funcionalidade, manifestações culturais ou místicas de um determinado universo indígena.
As fibras vegetais e elementos da natureza,
como: palhas, cipós e talos etc., encontrados em abundancia, nas proximidades
junto a natureza favoreceram a experimentação, porém com suas característica peculiares.
Para Velthem (2007, p.
125)
O
entrançamento das fibras vegetais é uma tarefa masculina para a maioria dos povos indígenas norte amazônicos.
Entretanto, para os Yanomami de Roraima e do Amazonas, assim como para os povos
Maku deste mesmo estado, o entretecimento e a decoração de diferentes tipos de
cestos caracterizam o mundo feminino. Essa diferenciação informa acerca do
estabelecimento de uma rígida divisão sexual dos papéis e das atividades de
subsistência que se exprime também nas técnicas de manufatura dos povos indígenas.
Nesse sentido podemos perceber que certos padrões são carregados por tradições e simbolismos passadas de geração para geração que perduram até hoje, e trançado como identidade das mais diversas tribos é considerado a principal fonte de geração de renda das comunidades indígenas. O diagrama abaixo é inspirado no grafismo da tribo Yanomami, e pode ser aplicado no crochê, ponto de cruz, vagonite. Como também pode ser usado em painéis decorativos, móveis e marchetaria.
Esboço feito no programa Word que serve de guia para a execução de um trançado com papel sulfite folhas de A4.
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Para a produção desta arte dividi em dois
processos: Moldura e trançado.
Moldura: foi feita com reaproveitamento de caixa de
papelão. O desenho desenvolvido na moldura foi inspirado no grafismo das tribos
Majoaroaras com linhas sinuosas que remetem a representatividade icônica de
serpente estilizada e triângulos que dá um contraste com o própria ideia de
movimento contínuo muito usados nos vasos de cerâmica.
Para a História e Cultura Guarani (2020), As formas
geométricas presentes nos desenhos remetem ao corpo da cobra em formatos de
cruz, que se designam a proteção quando são correntes que representam pulseiras
proteção apresentam de forma concorrente quanto “aos movimentos realizados
pelas cobras”.
Frente:
Verso
Trançado: este trançado simétrico apresenta linhas que se
entrelaçam em cores quentes representando o sol, o fogo e a terra (que resta
para as populações indígenas) quando com o utilizo o marrom em poucas
quantidade. Com esse trançado me inspirei na identidade visual da tribo
Guarani. Este tipo de grafismo geralmente se aplica em diversos tipos de
artesanato, sobretudo na produção de artefatos em cerâmica, cestaria, pintura,
corporal, dentre outros.
Frente
Verso
OBS: Esta artigo corresponde as atividades da disciplina optativa de trançado elaboradas durante o de curso de Licenciatura em Artes Visuais do polo UAB/UECE-Maracanaú-CE.
Como citar: . BARBOSA, E B. Trançado com papel.
Disponível em: https://www.blogger.com/blog/post/edit/8886927960691800423/322844846579307625.
Bibliografia
SCHAAN, Denise Pahl. Iconografia Marajoara: Uma abordagem estructural. En Rupestre/web, 2001
Disponível em: <http://rupestreweb.tripod.com/schaan.html>. Acesso em: 04/12/2020.
SIMBOLOGIAS e significados dos grafismos em
cestarias. História e cultura Guarani. 2020.
Disponível
em: https://historiaeculturaguarani.org/artesanato/artesanato-transmissao-e-atualizacao-dos-saberes/simbologias-e-significados-dos-grafismos-em-cestarias/
Acesso em:
05/12/2020.
VELTHEM, Lúcia Hussak van. Trançados indígenas norte amazônicos: fazer, adornar, usar.
Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.4, n.2, p.117-146, dez. 2007.
Disponível em: < http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/cogedi/pdf/revista_estudos_pesquisas_v4_n2/Artigo_3_Lu cia_Hussak_Trancados_indigenas_norte_amazonicos_fazer_adornar_usar.pdf> Acesso em: 22/09/2020.
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