quarta-feira, 31 de março de 2021

Licenciatura em Artes Visuais e EaD



Desde 2013 tentava ingressar em uma vaga em Licenciatura em Artes Visuais.
Por trabalhar com pinturas artísticas há quatro anos fui tentando por  meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino  Médio) uma vaga no IFCE (Instituto Federal  de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará) uma vaga, porém com a concorrência alta não obtive êxito. Porém, em 2016 a UECE (Universidade Estadual do Ceará), abril vagas para essa graduação na modalidade em Artes Visuais EaD,  um convênio com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), no polo de Maracanaú-CE. Por meio do vestibular tradicional conquistei uma vaga dentre as 50 oferecidas pela instituição.
Nesta postagem vou falar um pouco sobre a instituição e o quais as competências que um aluno de educação a distância precisar ter para ser em sucedido.

Sobre a UECE e EaD

Por volta dos anos 90 a UECE começa o desafio da modalidade a EaD (Educação a Distância), no decorrer do percusso em 2005 o Governo Federal com a criação da UAB  tornou possível a integração no sistema nacional de forma experimental ao qual levou a ampliação da formação continuada e ao maior número de graduação em parceria com várias universidades públicas brasileiras.

Essa estratégia tornou-se um salto quantitativo e qualitativo tendo em vista uso das TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação) entre os formadores e formandos no contexto mundial, pois tornou-se possível a educação continuada nos mais distantes municípios do país.


Com essa possibilidade os a democratização do ensino superior em promovendo a melhoria e a possibilidade de realizações de sonhos e consequentemente um ganho relevante nas possibilidades que avanço na comunicação e do saber. Apesar desse avanço essa modalidade ainda precisa ser absorvida em massa por alunos e instituições, já que os recursos tecnológicos oferecem recursos modernos na palma da mão.


Aqui você pode acompanhar um pouco sobre as habilidades que o aluno do ensino a distância pode ter com as ferramentas utilizadas nas plataformas EaD.

Sobre ferramentas da EaD e habilidades dos alunos

A Educação à Distância (EaD) é uma modalidade que foge do ensino convencional em que aluno e professor frequentam a sala de aula física com espaço delimitado. Assim, como a educação a distância foi uma revolução no século XVII, por meio de cartas e conteúdos didáticos, via correios, as novas tecnologias avançam ainda mais e o aluno do século XXI tem o benefício de usar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para sua formação acadêmica e desenvolvimento intelectual.

Desde então a EaD vem logrando passos largos e é tendência para o futuro de forma positiva para trabalhadores e estudantes que dispõem de pouco tempo para se deslocar à sala de aula nos modos tradicionais. Assim muitas instituições de ensino e empresas estão se adequando ao novo modelo e quebrando esses paradigmas.
Adaptar-se a esse novo contexto de educacional requer habilidades e certo domínio ao operacionalizar o computador, Tablets ou aos Smartfones. Ter automotivação, autonomia, flexibilidade, trabalho em grupo, autodisciplinas, ser participativo quanto às atividades e disseminador de práticas e vivências dentro ou fora do ambiente virtual são pré-requisitos chaves para quem pretende cursar uma graduação EaD.

Diante dessa relatividade com os recursos tecnológicos a infinidade de ferramentas hoje utilizadas nos ambiente virtuais de aprendizagem facilita as atribuições de professores/tutores e do aluno, para isso é necessário o treinamento prévio. O Moodle, por exemplo, é um das plataformas de aprendizagem mais utilizadas no mundo, além de grátis pode ser customizado; nele as intermediações entre professor e aluno apresentam-se bem definidas podendo ser disponibilizado as atribuições entre professor/aluno, aluno/aluno, assim por diante de fácil modo.

As plataformas de EaD necessitam de planejamento e habilidades técnicas para se apresentarem organizadas de maneira que haja interação com objetividade e entendimento
dos conteúdos curriculares e por conseguinte a execução eficaz das atividades propostas pela tutoria e a participação das equipes.

A EaD tem como proposta incentivar a autonomia do aluno, a reflexão e facilitar a autoaprendizagem. E é por meio do sistema hibrido que há possibilidade buscar outras ferramentas virtuais ou não, para auxiliar nas pesquisas, assim como também a interatividade por meio de Fóruns, Chats, e-mails e ambientes colaborativos onde podem ser acessadas as demais ferramentas apresentadas nos próprios ambientes, tornando-se enriquecedor a capacidade de reflexão, discussão e aprendizagem em grupo ou individual. 

Assim, o compartilhamento de conteúdos por meio de vídeos e Podcast, textos, links e uma gama de recursos podem ser relevantes ao e estar ao alcance de todos.
Em se tratando de aprendizagem, apesar do preconceito ainda existente, a forma de aprendizagem EaD, propõe uma democratização do conhecimento tendo em vista que o aluno e professor podem estar sempre conectados, por meio de um dispositivo móvel ou um computador para tirar possíveis dúvidas, pois não há delimitação do ambiente físico e isso possibilita a adequação do tempo das partes interessadas.

Ao professor/Tutor tem a autonomia de verificar as postagens dos alunos a qualquer hora forma síncrona por meio do Chat ou assíncrona por meio dos Fóruns, e ainda aplicar provas, atividades, programar e verificar resultados por meio dos recursos do próprio sistema AVA, utilizando os comandos adequados disponíveis.
Para que tudo funcione de maneira exitosa é importante que o aluno tenha autonomia, administre seu tempo em uma sequencia lógica para ter resultado satisfatório desde o primeiro momento. Acessar periodicamente a AVA, como se estivesse em uma sala de aula convencional, organizar seus horários de estudo, ler conteúdos e respeitar prazos de entregas de atividades provas e ser participativo.

Portanto, já que a maioria dos alunos do século XXI é dotada destas habilidades e dinamismo tecnológico faz-se necessário ao professor e as instituições de ensino aproveitar essas características peculiares para incentivar a aprendizagem do novo perfil de aluno, já que
o ensino tradicional perdeu seu encanto. Assim, as TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação)precisam estar inseridas nas práticas pedagógicas já que a maioria dos jovens e adultos as detém na palma da mão.


Aula de PFontesicologia da Aprendizagem com a profª Angélica Ellery
Fonte: Acervo pessoal


Sala de aula com a professora Maria Angélica Ellery distribuindo chocolates na páscoa.
Fonte: Acervo pessoal


Semana Universitária 2018-UECE-Com  coordenadora Elídia Aguiar, Izabel, Lis Viviane, Gabriel 
Fonte: Acervo pessoal

No ateliê de barco do seu Zé em Orós- com Rosa Maria Alves e a atriz Danielle Castro 

Aula de campo com os alunos de Orós e Maracanaú para o Cariri Criativo e  Nova Olinda em mai 2018.
Fonte: Acervo pessoal


II Encontro acadêmico no polo como alunos de artes visuais.
Fonte: Acervo mídias sociais




Campanha de divulgação do curso no ateliê do polo.
Imagem: Bruna acessora de imprensa da prefeitura de Maracanaú.


Cariri Criativo com a profª Hebe Medeiros-Didática Geral.
Fonte: Acervo pessoal


Professor Marcos Lopes e o tutor Josué Abreu 2018.
Fonte: Acervo pessoal

 
I Mostra de Artes Visuais-Museu do Caju-2018.
Fonte: Acervo pessoal



Aula de desenho e pintura III-Professor Marcos Lopes
Fonte: Acervo pessoal




Confraternização de inicio de período letivo
Fonte: Acervo pessoal



Confraternização de inicio de período letivo
Fonte: Acervo pessoal



Atualizando no final do curso:
Algumas imagens dos encontros presenciais no polo Maracanaú-Ce com os professores e tutores durante todo o curso.
Como podemos perceber o curso de Artes Visuais na modalidade EAD antes da pandemia da covid 19, foi bastante dinâmico. 


Por: Eliane Batista Barbosa(Lia)

Dicas legais sobre artes visuais?


Fontes:
Esse texto é uma das primeiras atividades elaboradas por mim postadas na plataforma do curso de Artes Visuais da UECE.

SAVAREGO-Módulo 3-Tècnico em Multimeios Didáticos Unichristus-ETB-Editora de Ensino Técnico
Disponível em:<http://unichristus.edu.br/publicacoes/revista-interagir-no-95/> Acesso em: 15/02/2017
Disponível em: <http://www.geoeduc.com/como-surgiu-o-ensino-distancia-ead/ >
Acesso em: 15//02/2017
Imagem:<https://br.pinterest.com/pin/672795631802404451/>
Disponível em<http://www.uece.br/prograd/index.php/noticias/14-lista-de-noticias/435-cursos-de-graduacao-na-modalidade-ead>
Disponível em:<https://moodle.org/>
Quer saber mais sobre artes visuais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário