quarta-feira, 31 de março de 2021

DOENÇAS OCUPACIONAIS




DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS REPETIÇÃO


                  A repetição laboral é uma das causas que mais afasta o trabalhador de suas atividades. praticas as mesmas atividades cotidianamente pode levar a lesões e doenças que levam anos para serem diagnosticadas. Silenciosamente a LER (Lesão por Esforços Repetitivos) engloba problemas dos ossos, músculos e articulações e são originadas por esse qualquer tipo de atividade que exija repetição de movimentos contínuos. A doença mais comum é a tendinite. Outras recorrentes são, a síndrome do carpo, a tendinite de Quervain, o dedo em gatilho e o cotovelo de tenista.

Assim, toda e qualquer atividade laboral é importante usar o corpo de forma correta,  respeitando os seus limites. Este tipo de raciocínio serve para todos os tipos de trabalhos braçais.  No caso do uso do computador, onde ela é mais recorrente deve se observar a posição dos objetos, da cadeira, d, se esta estar na  altura correta, bem como uso do mouse e do teclado.

 


DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS POR RESPIRATÓRIA


                  As doenças respiratórias são ocupacionais no Brasil embora comuns são pouco conhecidas do grande público. Entre elas a asma é a doença mais comum entre os trabalhadores - Estima-se que cerca de 1.275.000 brasileiros tem asma causada ou agravada por condições de trabalho e 900.000 brasileiros apresentam DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) relacionados ao ambiente de trabalho. Além da asmaoutras doenças podem ser causadas por agentes decorrentes do trabalho. Exemplo da rinite ocupacional, câncer de pulmão, e pneumoconiose estão entre as principais. Estas são causadas  pela exposição de agentes específicos através das vias aéreas que são retidas nas narinas e consequentemente pode causar doenças pulmonares Existem várias fatores, como: a poluição dos gases, fumos ou partículas nocivas que atingem as vias aéreas no ambiente de trabalho.

                    Prevenir é a melhor mameira de  evitar complicações ao trabalhador. Logo, a empresa deve evitar a exposição desses agentes, bem como adotar o uso de um programa de proteção respiratória, identificar os riscos, higiene ambiental, eliminar ou reduzir os agentes de exposição, além de informar e capacitar o colaborador para os riscos eminentes.

              Para isso é fundamental que o colaborador esteja atento ao uso dos equipamentos individuais - EPIs, além do monitoramento constante incluindo a vigilância médica.


DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADA NA PELE

 

            Doenças ocupacionais de pele são causadas em pessoas que ficam geralmente expostas a substâncias químicas, biológicas ou físicas, inseridos no ambiente de trabalho. As dermatoses, dermatite de contato, eczemas, pitiríase, sarna, vitiligo ocupacional e câncer de pele, são algumas delas.

            O câncer de pele é um exemplo de doença ocupacional provocada por raios solares em trabalhadores da lavoura ou atividades que exponha o trabalhador ao sol excessivo e em horários impróprios. No Brasil esse tipo de doença é bem evlevado. Para evitar esse tipo de prejuízo a saúde, o uso do protetor solar deve ser adotado com frequência, bem como, o uso de roupas adequadas e evitar a exposição dos raios ultravioletas, pois esse tipo de lesão pode ocasionar à morte. O diagnóstico é feito por intermédio de um histórico clínico do paciente com exame físico local.O exame físico deve ser completo e todo o tegumento cutâneo avaliado.   As causas ou fatores dependem da idade, do sexo, raça, clima, condições de trabalho, antecedentes pessoais e doenças concomitante. 

              Portanto, é necessário evitar os fatores agentes causadores para haja redução no índice de lesões e doenças que muitas vezes podem ser irreversíveis. Assim, cabe as empresas fornecerem aos seus colaboradores os equipamentos de proteção individuais (EPis) necessários, bem como o treinamento para a melhor qualidade de vida e prevenção de doenças ocupacionais de pele.  


DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS A VISÃO

              Os efeitos de substâncias tóxicas sobre o aparelho visual têm sido reconhecidos como um importante problema de saúde ocupacional. A sensação de dor, desconforto e alterações na estética até os transtornos graves da visão, temporários ou permanentes são alguns dos problemas. 

           A prevenção das doenças do olho e anexos relacionadas ao trabalho baseia-se nos procedimentos de vigilância em saúde do trabalhador, vigilância dos ambientes, das condições de trabalho e dos agravos à saúde. 

              Apesar, dessa complexidade é possível identificar três tipos básicos de resposta ocular às agressões: resposta primária no local da agressão (exemplo: alterações na córnea, em consequência de uma queimadura ou abrasão); resposta ocular inflamatória, mais tardia e generalizada; resposta ocular específica, geralmente característica, causada por certas substâncias ativas sistemáticas, como, por exemplo, a neurite óptica associada à ingestão de metanol. Fatores físicos e biológicos que envolvem os riscos, decorrentes da organização do trabalho, podem ser causadores dessa doença, podendo levar a cegueira permanente. 

           Após a identificação dos problemas ou danos para a saúde decorrentes da exposição aos fatores de risco identificados, propõe-se adotar medidas de proteção, controle, eliminação ou redução da exposição aos fatores de risco e por conseguinte a educação e informação aos trabalhadores e empregadores. 

            Portanto para evitar afastamentos, doenças oculares ou cegueira faz-se necessário o uso adequado dos equipamentos de proteção individuais EPIs e a conscientização para que sejam usados de forma eficaz para segurança do trabalhador.

Atividade aplicada do Curso Técnico em Multimeios didáticos Unichristus 2015, disciplina de Educação para o Trabalho. Profª Ilzenir Freitas.


Referências:

 http://www.dpunion.com.br/blog/conheca-as-principais-doencas-ocupacionais-e-suas-causas/

http://www.protecao.com.br/noticias/doencas_ocupacionais/postura_e_descanso_evitam_lesoes_por_repeticao/JajjJyjy/2615


http://www.dpunion.com.br/blog/conheca-as-principais-doencas-ocupacionais-e-suas-causas/


http://artemedica.med.br/site/sem-categoria/doencas-respiratorias

http://medifoco.com.br/dermatoses-ocupacionais-doencas-no-trabalho/

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf


https://www.saudemelhor.com/evitar-descobrir-problemas-de-visao/






Nenhum comentário:

Postar um comentário