quarta-feira, 31 de março de 2021

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA APLICADA AS ARTES



Acervo pessoal. Autoria Lia Batista/2019
 

Dentre tantos softwares apresentados eu identifiquei no Adobe Photoshop uma possibilidade de trabalho artístico, utilizado para edição de imagens bidimensionais do tipo, “com capacidade de edição típicas dos editores vectoriais desenvolvido pela Adobe Systems”. Considerado um software líder por editores de imagens, este é utilizado por profissionais que lidam com imagens digitais e trabalhos de pré-impressão. 

De acordo com (Júnior, 2016) foi atualizada para a versão “Photoshop CC” do Adobe Photoshop para ser trabalhado na nuvem com maior integração com outras ferramentas como o Illustrator e InDesign apresentando mais vantagens para os usuários. Além dos novos recursos houve maior rapidez garantia de novas atualizações, porém só poderá ser adquirido por meio de planos de assinaturas.

O motivo pelo qual escolhi esse software é trabalhar é a infinita possibilidade recursos   com ferramentas de criação para edição de imagens fotográficas, correções, cores e efeitos personalizados, desfoque, colagens recortes, etc. Proporcionando ajustes que fazem  a foto cada vez mais atraente com aplicação de  sobreposições criativas,  e ainda na nuvem sem ocupar espaço no computador, além de facilitar a possibilidade de desenho, criação de esboços sem precisar instalar nenhuma ferramenta complicada no PC.  

Projeto de criação com Adobe Fotoshop a partir de uma fotografia.

Acervo pessoal. Autoria Lia Batista 2017

Arte digital abstrato-algas marinhas 2015

Para executar qualquer trabalho de edição no Photoshop é preciso começar com “Adjustmente” ou  ajustes básicos , como nível do brilho, cor, saturação, sombreamento, nitidez, etc.  Depois os serão corrigidas as eventuais imperfeições, como:  manchas na pele, olhos vermelhos, até as correões das imperfeiçoes mais avançadas da fotografia digital. Antes de qualquer edição precisamos clicar em “Brawser” selecionar a foto que deseja editar e esperar a imagem ser carregada para ajustar o brilho, contraste, saturação e a vibração de cores. 

Para deixar a foto mais bonita no site Photoshop online, você pode carregar diversos recursos. A ferramenta “Effect” ou efeitos existe uma galeria de efeitos gratuitos em uma combinação de filtros e de vinhetas a serem utilizadas de forma simples e gratuita.

Ao selecionar uma categoria desse recurso, aparecerá outra galeria com uma grade cheia de efeitos limitados de livre escolha, de acordo com seu gosto, podendo ser revertido caso queira. Ainda pode ser usado o menu deslizante para ajuste da intensidade do efeito e ao final clique em “Apply” para confirmar sua opção. (FHOTOSHOP ONLINE, 2017)

Para dar um toque especial você ainda podemos utilizar as “Overlay” ou sobreposições, que são máscaras personalizadas que podem ser aplicadas às imagens de forma pré-definidas e de vários estilos desse editor de fotos online, que podem ser um fio de luz, fogos de artifícios, etc. Dai é só clicar em “Overlay” e aplicar e também pode ser usado o menu deslizante para diminuir ou aumentar a intensidade da máscara. As molduras ou “Borders” sempre embelezam qualquer trabalho ainda mais quando se trata de foto digital. É uma tarefa  simples e que esse recurso disponibiliza no editor online com diversas categorias graciosos modelos no acervo digital. 

Ainda tem o recurso “Streckeres” onde são disponibilizados diversos desenhos e imagens que pode ser inseridos em sua foto para deixá-la mais graciosa ou transmitir alguma mensagem criativa e por ultimo a ferramenta “Type” onde pode ser inserido o texto que quiser sobre a fotografia. 

Artigo escrito por Eliane Batista Batista (Lia).

Bibliografia:

 Disponível em: <http://www.photoshoponline.net.br/editor-de-fotos-online#clipart Acesso em:13/11/2017

Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/artigo/753/tudo_sobre_photoshop> Acesso em:13/11/2017

Disponíel em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/01/photoshop-cc-ou-cs6-compare-os-editores-de-fotos-e-escolha-um-deles.html> Acesso em 1/112017

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário