É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.

quarta-feira, 31 de março de 2021

Modelo de Plano Político Pedagógico

 PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO

TEMA: PROMOÇÃO DE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE


MISSÃO: 

Promover qualidade de vida sustentável voltada para o equilíbrio, manutenção, prevenção do bem estar físico e psicológico do indivíduo dentro da comunidade a qual está inserido. Acolher crianças e adolescentes, em especial da comunidade local, a fim de que percebam a escola como espaço de interação, reflexão e transformadora social. A educação é fundamental para um sociedade, a escola é uma das instituições mais importantes nesse processo e, portanto, sua dinâmica de atividades deve acolher e garantir a permanência dos que a procuram. A escola deve buscar em sua dinâmica pedagógica a promoção intelectual, social e afetiva de de cada uma dos seus alunos. O enquadramento de atividades críticas, criativas e dinâmicas devem conduzir o fazer pedagógico de cada um dos seus profissionais. Toda comunidade escolar é responsável pela prosperidade deste ambiente.


CLIENTELA

Por questões legais, nossa escola acolherá crianças de 7 a 14 anos, portanto, ensino fundamental I e II, da educação básica.


COMUNIDADE DA SERRINHA

Localizada na periferia de Fortaleza a comunidade da Serrinha enfrenta dificuldades históricas no quesito saúde, seja ela, psicológica ou física. O índice de mortalidade infantil é, segundo o último senso do IBGE 2010, de uma crianças mortas a cada dez. Isso deve-se a carência de condições socioeconômicas e política que caracteriza tal comunidade.

O entendimento de qualidade de vida está diretamente ligado a fatores e estruturais que são oferecidos à comunidade pelas políticas públicas.


Com base nisso entendemos que a escola deve promover práticas pedagógicas que leve toda a comunidade a refletir o seu próprio bem estar, isso perpassa pela saúde física e psicológicas. Portanto, esta sensibilização deve-se iniciar logo na primeira infância para que durante todo o processo de formação, crianças, jovens e adultos intendam sua responsabilidade com o bem estar individual e coletivo.


ATIVIDADES PARA PROMOÇÃO DOS ALUNOS:


Dimensão Cultural:

  • Boas vindas : música , dinâmicas, teatro

  • Conhecendo o espaço escolar: atividades que apresentem todos os espaços que constituem a escola.

  • Conhecendo o funcionamento: atividades que promovam a reflexão em torno das regras de convivência.

  • Show de talentos : oportunidade de integrar toda a escola em todo das raízes do carnaval.




Dimensão Política

  • Conhecendo as redes sociais: apresentar redes  que possibilitem a comunicação entre a comunidade escolar e a escola.

  • Promoção de debates: círculos de conversas que levem a comunidade escolar a refletirem os problemas encontrados na escola e na comunidade.

  • Criação de uma página nas redes sociais: após discussão levar ao conhecimento de todos assuntos pertinentes à comunidade,a fim de sanar possíveis demandas


Formação Profissional

  • Promoção de encontros para reflexões  em torno gestão das emoções

  • Parceria com CAPS a fim de que demanda que exijam atendimento especializados possam ser acolhidas.

  • Estudo sobre as profissões na sociedade.

  • Elaboração de um plano de carreira para os estudantes.


Dimensão Humanística

  • Criação de projetos que reflitam aspectos sociais.

  • Preservando o meio ambiente através da Eco Arte

  • Grupo de discussão em torno da igualdades de oportunidades.

  • Projetos que fomentem a inserção de jovens em curso para formação humana.

  • Promoção da saúde e do bem estar coletivo.



PROJETOS POR TRIMESTRE:


Janeiro/ Fevereiro/Março


Fundamental I: Ler para Reinventar o Mundo

Fundamental II: A Literatura que Transforma o Mundo


Abril/Maio/Junho

Atividade aplicada no curso técnico em Multimeios Didáticos Uichristus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO

A VERDADEIRAA HERANÇA ANCESTRAL

Título: Lavadeiras Acrílico S/ eucatex- 2014 Artista: Lia Batista Tamanho: 40x60cm Imagem: Disponível em:  https://br.pinterest.com/pin/5559...