PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO
TEMA: PROMOÇÃO DE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
MISSÃO:
Promover qualidade de vida sustentável voltada para o equilíbrio, manutenção, prevenção do bem estar físico e psicológico do indivíduo dentro da comunidade a qual está inserido. Acolher crianças e adolescentes, em especial da comunidade local, a fim de que percebam a escola como espaço de interação, reflexão e transformadora social. A educação é fundamental para um sociedade, a escola é uma das instituições mais importantes nesse processo e, portanto, sua dinâmica de atividades deve acolher e garantir a permanência dos que a procuram. A escola deve buscar em sua dinâmica pedagógica a promoção intelectual, social e afetiva de de cada uma dos seus alunos. O enquadramento de atividades críticas, criativas e dinâmicas devem conduzir o fazer pedagógico de cada um dos seus profissionais. Toda comunidade escolar é responsável pela prosperidade deste ambiente.
CLIENTELA
Por questões legais, nossa escola acolherá crianças de 7 a 14 anos, portanto, ensino fundamental I e II, da educação básica.
COMUNIDADE DA SERRINHA
Localizada na periferia de Fortaleza a comunidade da Serrinha enfrenta dificuldades históricas no quesito saúde, seja ela, psicológica ou física. O índice de mortalidade infantil é, segundo o último senso do IBGE 2010, de uma crianças mortas a cada dez. Isso deve-se a carência de condições socioeconômicas e política que caracteriza tal comunidade.
O entendimento de qualidade de vida está diretamente ligado a fatores e estruturais que são oferecidos à comunidade pelas políticas públicas.
Com base nisso entendemos que a escola deve promover práticas pedagógicas que leve toda a comunidade a refletir o seu próprio bem estar, isso perpassa pela saúde física e psicológicas. Portanto, esta sensibilização deve-se iniciar logo na primeira infância para que durante todo o processo de formação, crianças, jovens e adultos intendam sua responsabilidade com o bem estar individual e coletivo.
ATIVIDADES PARA PROMOÇÃO DOS ALUNOS:
Dimensão Cultural:
Boas vindas : música , dinâmicas, teatro
Conhecendo o espaço escolar: atividades que apresentem todos os espaços que constituem a escola.
Conhecendo o funcionamento: atividades que promovam a reflexão em torno das regras de convivência.
Show de talentos : oportunidade de integrar toda a escola em todo das raízes do carnaval.
Dimensão Política
Conhecendo as redes sociais: apresentar redes que possibilitem a comunicação entre a comunidade escolar e a escola.
Promoção de debates: círculos de conversas que levem a comunidade escolar a refletirem os problemas encontrados na escola e na comunidade.
Criação de uma página nas redes sociais: após discussão levar ao conhecimento de todos assuntos pertinentes à comunidade,a fim de sanar possíveis demandas
Formação Profissional
Promoção de encontros para reflexões em torno gestão das emoções
Parceria com CAPS a fim de que demanda que exijam atendimento especializados possam ser acolhidas.
Estudo sobre as profissões na sociedade.
Elaboração de um plano de carreira para os estudantes.
Dimensão Humanística
Criação de projetos que reflitam aspectos sociais.
Preservando o meio ambiente através da Eco Arte
Grupo de discussão em torno da igualdades de oportunidades.
Projetos que fomentem a inserção de jovens em curso para formação humana.
Promoção da saúde e do bem estar coletivo.
PROJETOS POR TRIMESTRE:
Janeiro/ Fevereiro/Março
Fundamental I: Ler para Reinventar o Mundo
Fundamental II: A Literatura que Transforma o Mundo
Abril/Maio/Junho
Atividade aplicada no curso técnico em Multimeios Didáticos Uichristus
Nenhum comentário:
Postar um comentário