Esse texto apresento reflexões sobre a minha experiência com as aulas online no Curso de Licenciatura em Artes Visuais durante o período de pandemia do Covid 19, onde apresento minhas dificuldades e soluções encontradas.
Em época de
isolamento social as práticas educativa entre professor, aluno e família foi
bastante desafiadora sobretudo no sentido de que todos tivemos que reaprender,
inovar e incorporar novas metodologias de ensino/aprendizagem.
A Como em todos os setores da sociedade na sala de aula não foi diferente. Antes o celular banido pelo professor como vilão da desatenção do aluno teve ser coadjuvante nas aulas remotas, sem mencionar a importância da participação da família. A tecnologia digital com a educação 4.0, sala de aula invertida, gameficação, o chamado “mão na massa” dentre outras metodologias tiveram que ser adotadas para a motivação e rendimento de alunos e professores.
Segundo Oliveira
e Souza (2020), a Educação 4.0 é uma educação em que as tecnologias digitais
são utilizadas, experimentadas pelo educando a fim de que este possa adquirir
técnicas laborais e habilidades transformadoras e sustentáveis, sobretudo como suporte
de uma educação colaborativa, customizada aja vista que o aluno pode ser protagonista
do seu próprio conhecimento, ter sua autonomia de aprendizagem quebrando
paradigmas ao superar seus próprios limites.
O aluno de agora
por diante vai se tornar produtor de seu próprio conhecimento, enquanto nós
professores precisamos estar atentos para juntos construimos novos saberes para
que essa via de mão dupla não venha ser um dilema profissional na
contemporaneidade.
Durante o período
de pandemia da Covide 19, também tive que encarar novos desafios como: fazer
novos cursos na área tecnológica de educação, elaborar sala dia aula virtual e
produzir vídeos caseiros sem a preocupação da qualidade visual anteriormente
exigida pelo mercado. Dessa maneira tive que ajustar o meu plano de aula
presencial para o digital, das redes sociais.
Como não atuo em
escolas, não vivenciei essa etapa no ensino médio como no ensino fundamental em
que atuei presencialmente na etapa do Estágio II. Mas acredito que as
atividades propostas na disciplina de Estágio IV, nos deu um norte balizador
para tal execução em sala de aula.
Foi um
aprendizado a duras penas para conseguir gravar um vídeo no celular, montar um
protótipo de stúdio improvisado, sala de aula virtual, avaliação e adequar todo o plano de aula tradicional
com as metodologias digitais.
Chegamos ao um
patamar em que as incertezas cotidianas são evidentes com o uso da internet,
sem dúvida todos vamos encontrar novas formas de reinvenção de práticas
pedagógicas, tendo em vista que professores e alunos não são mais os mesmos;
todavia as providencialidades de aprendizagem foram bastante ampliadas e o
compartilhamento de saberes nos trouxeram um ganho relevante em que aprender e
reaprender deve ser um ganho constante.
BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, Edite Colares; NASCIMENTO, Maria Valcidéa. Introdução a Arte Educação. 2 Ed. Secretaria de Educação à Distância (SEAD/UECE), 2010.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 28/11/2019.
EDUCAÇÃO 4.0. Disponível em: <:https://www.youtube.com/watch?v=wd4-jnOzcrQ> Acesso em: 28/11/2020.
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