Vídeo:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dpvmakYu6oE> Acesso em: 28/10/2019.
Esse vídeo foi lançado na Inglaterra por Rosa Ribeiro, doutoranda do curso de Administração da UECE.
Imagens: Arquivo pessoal Lia Batista 10/2019.
Aqui disponibilizo o plano das aulas passo a passo como deve ser distribuído ao longo dos dias do estágio supervisionado, segunda etapa.
AULA
1
TEMA
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HISTÓRIA
DA AFRICA
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TEMPO
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9h35min
às 10h20min
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APRESENTAÇÃO
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Apresentação do tema sobre
história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da
cultura da África.
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OBJETIVOS
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Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do
belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação
étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.
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METODOLOGIA
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1- Apresentação
do tema – (10min).
2- Exposição
do tema. História da África – (10min).
3- Distribuir
imagens de revistas – (5min)
4- Mediação
sobre a importância da influencia africana na formação afrodescendente
brasileira (30min).
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55min
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RECURSOS
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Revistas, papel sulfite, cola branca, tesoura.
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AVALIAÇÃO
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Avaliar a interação
e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.
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REFERÊNCIAS
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HISTÓRIA.
O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
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AULA
2
TEMA
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DIÁSPORA
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TEMPO
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10h20min
às 11h05min
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APRESENTAÇÃO
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Apresentação de imagens com recortes de revistas para ilustrar a
relação com etnia africana e mediação sobre o conceito do belo.
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OBJETIVOS
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Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos especificos – Apresentar a história da África na formação
étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.
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METODOLOGIA
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1. Apresentação
do tema – Diáspora. (10min).
2. Exposição
do tema – exposição sobre a vinda dos africanos para o Brasil. (15min).
3. Recortar
e colar as imagens no papel sulfite – (20min).
4. Mediação
sobre o conceito do belo (10min).
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55min
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RECURSOS
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Revistas, papel sulfite, cola branca, tesoura.
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AVALIAÇÃO
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Será feita
através da interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.
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REFERENCIAS
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HISTÓRIA.
O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
PLATÃO.
Apologia de Sócrates. Texto
Integral. Coleção Obra-prima de cada autor. Editora Martin Claret, 2001.
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AULA 3
TEMA
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CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS BRASILEIRAS
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TEMPO
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9h35min
às 10h20min
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APRESENTAÇÃO
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Apresentar o tema sobre
história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da
cultura africana
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OBJETIVOS
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Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação
étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.
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METODOLOGIA
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1. Apresentação
do tema - 10min
2. Exposição
do tema – Debater sobre características socioculturais brasileiras com a cultura do
Maracatu 10min.
3. Distribuir
e recortar os tecidos para a confecção da Boneca Abayomi - 20min.
4. Mediação sobre os aspectos socioculturais (15min).
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55min
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RECURSOS
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Tesoura, tecidos coloridos e preto.
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AVALIAÇÃO
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Será feita
através da interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.
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REFERÊNCIAS
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HISTÓRIA.
O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
VIEIRA,
Kauê. Brasil/África. Bonecas AbayomiS: Símbolo de
resistência, tradição e poder feminino, 2019.
Disponível
em: http://www.afreaka.com.br/notas/bonecas-abayomi-simbolo-de-resistencia-tradicao-e-poder-feminino/>
Acesso em: 09/04/2019.
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AULA 4
TEMA
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HISTÓRIA DA ABAYOMI
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TEMPO
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10h20min
as 11h05min
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APRESENTAÇÃO
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Apresentar o tema sobre
história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da
cultura africana
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OBJETIVOS
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Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação
étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.
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METODOLOGIA
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1. Apresentação
do tema - 5min
2. Exposição
do tema – História da Abayomi (10min).
3. Produzir
a boneca Abayomi com nós de amarrações, música de fundo Maracatu, e vivência
corporal de pertencimento (25min).
4. Mediação-Encerramento
mandala humana e das bonecas com abraço coletivo. (10min).
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55min
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RECURSOS
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Tecidos
coloridos, preto, tesoura caixa de som, celular ou pendriver.
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AVALIAÇÃO
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Será feita
através da interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.
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REFERÊNCIAS
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MARACATU
Nação Pernambuco – Ganga Zumba. Felipe Santiago. Olinda: 2011. VIDEO.
VIEIRA,
Kauê. Brasil/África. Bonecas AbayomiS: Símbolo de
resistência, tradição e poder feminino, 2019.
Disponível
em: http://www.afreaka.com.br/notas/bonecas-abayomi-simbolo-de-resistencia-tradicao-e-poder-feminino/>
Acesso em: 09/04/2019.
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A tabela acima é parte das atividades do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UECE-Maracanaú-CE
BIBLIOGRAFIA
A Boneca Abayomi – The Abayomi Doll. Produção Cleiber Andrade. Fortaleza, jun. 2019. VÍDEO.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dpvmakYu6oE> Acesso em: 28/10/2019