É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

ABAYOMI-PLANO DE ENSINO DE ARTES VISUAIS


Vídeo:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dpvmakYu6oE> Acesso em: 28/10/2019.
Esse vídeo foi lançado na Inglaterra por Rosa Ribeiro, doutoranda do curso de Administração da UECE.



Imagens: Arquivo pessoal Lia Batista 10/2019.

Aqui disponibilizo o plano das aulas passo a passo como deve ser distribuído ao longo dos dias do estágio supervisionado, segunda etapa.
AULA 1
TEMA
HISTÓRIA DA AFRICA
TEMPO


9h35min às 10h20min


APRESENTAÇÃO
 Apresentação do tema sobre história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da cultura da África.




OBJETIVOS
Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.







METODOLOGIA
1-      Apresentação do tema – (10min).
2-      Exposição do tema. História da África – (10min).
3-      Distribuir imagens de revistas – (5min)
4-      Mediação sobre a importância da influencia africana na formação afrodescendente brasileira (30min).





55min

RECURSOS
Revistas, papel sulfite, cola branca, tesoura.

AVALIAÇÃO
 Avaliar a interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.


REFERÊNCIAS


HISTÓRIA. O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
Disponível em: < http://maracatu.org.br/o-maracatu/> Acesso em: 10/04/2019.

AULA 2
TEMA
DIÁSPORA
TEMPO


10h20min às 11h05min

APRESENTAÇÃO
Apresentação de imagens com recortes de revistas para ilustrar a relação com etnia africana e mediação sobre o conceito do belo.
  
   



OBJETIVOS
Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos especificos – Apresentar a história da África na formação étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.

                                          
   

METODOLOGIA
           1. Apresentação do tema – Diáspora. (10min).
            2.      Exposição do tema – exposição sobre a vinda dos africanos para o Brasil. (15min).
           3.      Recortar e colar as imagens no papel sulfite – (20min).
          4.      Mediação sobre o conceito do belo (10min).




55min
RECURSOS
Revistas, papel sulfite, cola branca, tesoura.


AVALIAÇÃO
 Será feita através da interação e       participação dos alunos durante as atividades lúdicas.





REFERENCIAS




HISTÓRIA. O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
Disponível em: < http://maracatu.org.br/o-maracatu/> Acesso em: 10/04/2019.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Texto Integral. Coleção Obra-prima de cada autor. Editora Martin Claret, 2001.
                                               

AULA 3
TEMA
CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS BRASILEIRAS
TEMPO


9h35min às 10h20min

APRESENTAÇÃO
Apresentar o tema sobre história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da cultura africana




OBJETIVOS
Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.





METODOLOGIA
           
          1.      Apresentação do tema - 10min
          2.      Exposição do tema – Debater sobre         características  socioculturais brasileiras       com a cultura do Maracatu 10min.
           3.      Distribuir e recortar os tecidos para       a confecção da Boneca Abayomi -               20min.
4. Mediação sobre os aspectos socioculturais (15min).



             

             55min


RECURSOS


Tesoura, tecidos coloridos e preto.


AVALIAÇÃO
 Será feita através da interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.








REFERÊNCIAS






HISTÓRIA. O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
Disponível em: < http://maracatu.org.br/o-maracatu/> Acesso em: 10/04/2019.
VIEIRA, Kauê. Brasil/África. Bonecas AbayomiS: Símbolo de resistência, tradição e poder feminino, 2019.




AULA 4
TEMA
     HISTÓRIA DA ABAYOMI
TEMPO


    10h20min as         11h05min

APRESENTAÇÃO

Apresentar o tema sobre história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da cultura africana




OBJETIVOS
Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.






METODOLOGIA
               1.      Apresentação do tema - 5min
               2.      Exposição do tema –  História da Abayomi (10min).
               3.      Produzir a boneca Abayomi com nós de amarrações, música de fundo Maracatu, e vivência corporal de pertencimento (25min).
               4.      Mediação-Encerramento mandala humana e das bonecas com abraço coletivo. (10min).





55min
RECURSOS
Tecidos coloridos, preto, tesoura caixa de som, celular ou pendriver.


AVALIAÇÃO
 Será feita através da interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.






REFERÊNCIAS


MARACATU Nação Pernambuco – Ganga Zumba. Felipe Santiago. Olinda: 2011. VIDEO.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-zphtZzsSl4> Acesso em: 09/04/2019.
VIEIRA, Kauê. Brasil/África. Bonecas AbayomiS: Símbolo de resistência, tradição e poder feminino, 2019.



A tabela acima é parte das atividades do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UECE-Maracanaú-CE

BIBLIOGRAFIA

A Boneca Abayomi – The Abayomi Doll. Produção Cleiber Andrade. Fortaleza, jun. 2019. VÍDEO.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dpvmakYu6oE> Acesso em: 28/10/2019


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