terça-feira, 22 de outubro de 2024

REVISTA JANGADA-ALA FEMININA CASA JUVENAL GALENO

No dia 27 de setembro de 2024, aconteceu na Casa de Juvenal Galeno o lançamento da Revista         Jangada número 37, ano XVII. Na ocasião teve três acontecimentos históricos relevantes:   aniversário de 188 anos do poeta Juvenal Galeno, a comemoração dos 105 anos de construção da Casa    de Juvenal Galeno e os 88 anos da ALA Feminina da Casa     de Juvenal Galeno. 

O evento contou com a presença massiva das mais diversas autoridades da confraria literária do Ceará, em especial a presença do Ex governador Dr. Gonzaga Mota, o diretor da Casa, Juvenal Galeno, Dr. Antônio Santiago Galeno, o escritor e poeta Batista de Lima, e a presidente da ALA Feminina, educadora e escritora Dra. Fátima Lemos. 

Em brilhante solenidade foram atrações: o Coro Lírico, Álvarus Moreno, regido pela confreira Auzeneide Cândido e a musicista confreira Ózia Carvalho. Nesta edição da Revista Jangada, a presidente da ALA Feminina, assumiu com entusiamo a editoração da mesma, inclusive adotando, o layout similar às edições anteriores que após o período de 21 anos de ausência no mercado editorial cearense, veio para encantar os saudosos e novos apaixonados por uma boa obra literária.

O objetivo da revista é a promover iniciativas que fortaleçam as discussões criativas, empreendedoras no universo feminino cearense, sobretudo incitando o debate social, cultural, e político na contemporaneidade, não esquecendo o contexto histórico e o legado cultural da riqueza da tradicional família Galeno. 

Entre a diversidade de publicações escritas nesta edição, tivemos temas livres, bem como homenagens as mais diversas personalidades literárias do estado e do Brasil, além de versos, prosas e poesias que enriqueceram essa edição. 

Logo, esta encantadora revista renasce após 21 anos seguidos de interrupção e eu sinto-me orgulhosamente honrada por ser uma das coautoras com prosa cujo título é "Bonecas da   Vó Luiza", que fala de uma centenária nascida em Banabuiú e que continua a produzir histórias para falar de resistência da mulher afro-brasileira, feminismo e preconceito racial.   

Gratidão a presidente Fátima Lemos e toda a equipe da ALA Feminina da Casa de Juvenal Galeno            pelo convite para colaborar com essa rica e histórica obra literária.

      

                           Presidente da Ala Feminina: Fátima Lemos e Lia Batista                
Imagem: Acervo pessoal, 2024

       
 Você sabia?
  • A Revista jangada n° 1 tem registo em dezembro de 1949 e teve Cândida Maria Santiago Galeno           como diretora Geral?        
  • Henriqueta Galeno foi a idealizadora e fundadora da ALA Feminina da Casa de Juvenal Galeno e            viveu entre 1887 a 1964?

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO

EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO

Janeiro em meio a crise brasileira estamos na expectativa de como será a nossa economia no decorrer do ano, mas estou otimista com nosso pr...