Imagem: Acervo pessoal 2018
As obras trata-se de uma pintura em acrílico sobre tela tamanho 25cmx30cm com o tema Tramas Avulsas onde foram utilizadas cores primárias, algumas secundárias e terciárias, uso de tons vivos, sem texturas, porém apresentando sombras e luz bem definidas. Sobre um fundo verde existe a predominância de linhas curvas tanto na horizontal quanto na vertical em formas assimétricas tendo um sombreado indicando volume.
Esse trabalho apresenta uma estrutura impressionista com pinceladas ora vigorosas e curtas, ora suaves e longas retratando deixando transparecer a ideia de tramas de fitas coloridas de forma desestruturadas como se estivesse se desfazendo ou mal urdida.
A proposta da criação é promover um diálogo sobre as atuais relações cotidianas no mundo contemporâneo onde às tramas humanas das redes sociais na atualidade são aparentemente coloridas e bem tecidas e que por um fio se desfazem facilmente.
A manifestação poética dessas tramas avulsas pode ser sentida por meio da intensidade das cores e o desenrolar das linhas curvilíneas, tendo na cor verde predominante do fundo a representatividade da esperança de novas atitudes em busca de um compromisso desejado ou uma relação mais duradoura e plena de afeto e sinceridade entre os indivíduos.
A impressão desestruturada apresentadas por meio das tramas reforçam a ideia de instabilidade, enquanto a continuidade das mesmas, ao estarem soltas relaciona-se à vontade de liberdade nas relações humanas.
De modo que esse trabalho foi inspirado na produção de teares de rede do meu tio quando eu era ainda criança e hoje me permiti a reconstruir visualmente essa imagem adormecida da infância associando esteticamente ao contexto da vida cotidiana e das relações humanas.
OBS: Este trabalho foi feito no curso de Artes Visuais UAB/UECE-Polo Maracanaú, na disciplina de pintura I. Estudo da Cor e da forma.
BIBLIOGRAFIA
ROCHA, Maria da Salet-Fundamentos das Artes
Plásticas-2011/pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário