Imagens e arte: Eliane Batista Barbosa (Lia) 10/2019
Ensaio fotográfico com objetos.
Sutileza e romantismo no mundo da arte digital.
Um ensaio fotográfico é contar uma história em uma sequência lógica. Esse foi um desafio para a turma de Artes Visuais da Universidade Aberta do Brasil-UECE-Maracanaú
Essa foi uma das atividades propostas no curso de fotografia que poderá ser adotada como recurso pedagógico pelo arte-educador para se trabalhar a arte na escola. O conteúdo contempla parte das dez competências expressas na BNCC Base Nacional Comum Curricular) a partir de 2020 pelas instituições educacionais em todo o país.
A fotografia poderá ser aplicada coletiva ou individualmente; assim o educando aprenderá a lidar mais categoricamente com as ferramentas digitais vislumbrando outras habilidades e conhecimentos sem necessariamente se limitar a uma disciplina específica.
Nesse sentido, os alunos se motivarão por explorar o campo das imagens em busca de respostas para suas inquietações transcorrendo para além da teoria conteudista de sala de aula com grande chance de ampliar a sua capacidade criativa.
A (BNCC 2018, p.211) reza que "identificar, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais" conduz o discente a reflexão a reflexão, criticidade e responsabilidade baseada nas suas vivências de forma a influenciar nas respectivas escolhas, e é nessa lógica que a o curso de fotografia é inserido como prática educativa na licenciatura de artes visuais.
O processo de experimentação com luz se dá após algumas orientações e muita leitura de material didático no ambiente virtual de aprendizagem do curso EaD. E na aula presencial o professor disponibiliza os equipamentos fotográfico que poderão ser apresentados em sala de aula pelo professor de arte.
O ensaio fotográfico acima corresponde a atividade avaliativa solicitada pelo professor para verificar as habilidades técnicas quanto a aprendizagem de captação da luz, porém enfatiza que os Smartfones e aplicativos de edição de imagens estão a protagonizar o dia a dia do mundo das imagens digitais, até porque eles são facilmente manuseados, de fácil locomoção e dão bons resultados para quem é principiante.
No meu caso utilizei uma câmera semi profissional FujiFilm HS10 e um celular para fotografar como para iluminar o objeto a ser registrado. Nesse caso da atividade avaliativa, o professor deu os temas relacionados a sentimentos, como: saudade, amor, solidão, tristeza e alegria.
Confesso tive dificuldade na escolha dos temas, mas que gostei da experiência e pude perceber que não basta sair clicando de qualquer jeito. "Uma imagem vale mais que mil palavras". E que os elementos de uma fotografia precisam combinar com o ambiente, mas que isso também não deve regra; tudo isso depende da proposta do fotógrafo.
Confesso que preciso me dedicar mais para melhorar as habilidades com os cliques. A aproveitei para escolher o tema relacionado ao amor, tendo em vista a a falta de tempo para prospectar imagens fora de casa. Assim, aproveitei as velas já usadas em forma de coração, improvisei o cenário com alguns elementos e explorei as chamas como objeto focal.
Assim pude descrever imageticamente o amor, a ilusão, o drama, a cumplicidade, a paixão, a afetividade... com luz e sombra, para poetizar o sentimento transformador da humanidade, seja real ou utópico, romântico ou dramático mas ele sempre aquece ou esfria as relações em qualquer época da vida.
Para edição utilizei o maravilhoso App FOTOR com suas ferramentas de edição incríveis! O aplicativo pode ser baixado ou usado de modo online na versão gratuita e ainda pode salvar as imagens em nuvens.
Experimente!
FOTOR-Editor de Fotos Online gratuito.
Disponível em: <ttps://www.fotor.com/pt/> Avesso em: 17/11/2019
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de
Secretários de Educação – CONSED. União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação – UNDIME, Dez 2018.
Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>
Acesso em: 17/11/2019.
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