Índia Tecelã-Óleo sobre tela - 20cmx30cm
Contraste Social-Óleo sobre tela-50cmx60cm
O
processo de ensino e aprendizagem da Arte no ambiente escolar pretende elencar
a observação e a discussão no cotidiano do indivíduo. Integrar as práticas
artísticas e culturais dentro desse ambiente é de suma importância para que
haja um entendimento pautado na construção de novas ideias promovendo a
possibilidade de atuação crítica diante do que se vê, sejam por meio de
imagens, movimentos, sons, relevos, etc.
Para Michelangelo (1475-1564), em cada bloco de mármore ele via uma estátua, escupida com sua pose e efeitos. Para isso ele teria apenas que desbastá-lo para revelar a imagem de sua mente. Após terminar de escupir a obra Moisés ele afirmou que tinha o libertado da pedra. Pois, para ele, não fazia escultura, elas estavam lá e ele apenas retirava os excessos. É
por meio da Cultura Visual que o sujeito constrói a sua identidade dentro da
sua percepção de mundo.
Diante
disso, é interessante que o seio escolar tenha a preocupação em incentivar aos
seus discentes as práticas artísticas incentivando na compreensão construtiva
de uma análise pautada na cognição e intuição do contexto ao qual o sujeito
está inserido. O teatro, a música, as artes visuais, etc., precisam ser
apresentadas de forma livre e que com o decorrer do tempo as escolhas aconteçam
de acordo com a aptidão de cada um. Para isso, o intuito da Arte/Educação é
levar o aluno a imersão sensitiva que valorizará o entendimento construtivo
necessário para descobrir que as linguagens visuais estão em todos os lugares
para serem lidas e decodificadas promovendo o entendimento estético, artístico
e cultural.
Mergulhar nesse universo parece um tanto desafiador quando o Arte-educador se depara diante de situações extremas pela falta de recursos necessários para a execução de determinados projetos, principalmente na rede publica de ensino das diversas e longínquas partes desse imenso Brasil. Mas nem por isso a grande maioria dos professores deixam de exercer com maestria sua missão para instigar os alunos às riquezas criativas que cada um tem e que cada região oferece. Dai a importância da Cultura Visual no âmbito educacionalDessa forma inteirar-se à novas linguagem visuais é estar aberto a contemporaneidade que surgem com a diversificação da dinâmica cultural. No entanto, faz-se necessário estar atento para decodificação desses códigos apresentados e que estes respeitem as práticas da culturais da sociedade ou de um povo.
Portanto, a escola do século XXI, tem nas Artes Visuais uma imensa variedade de recursos artísticos que podem estar presentes para enriquecer e fomentar a liberdade de pensamento, a criticidade por meio das diversas manifestações e melhorar assim, a sensibilidade e a capacidade de interpretação mais profunda do aluno frente às relações humanas. Para isso, torna-se necessário que a Cultura Visual dentro no contexto escolar considere a identificação e o entendimento da coletividade frente a realidade do mundo, para que haja uma integraão construtiva.
Por: Lia Batista
Fonte:
Cultura Visual-Instrumento de Cidadania
Disponível em:
<http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_artistica/0037.html> Acesso em 11/03/2017
Imagens e oras de arte: Lia Batista
Imagens e oras de arte: Lia Batista
Disponível em:
<https://www.facebook.com/ecoarteliabatista/photos/a.1448436648736877.1073741829.1447905938789948/1456112944635914/?type=3&theater> Acesso em 11/03/2017