Após 32 anos fora da sala de aula estou a comemorar mais uma conquista. Sendo uma garota humilde de família numerosa nordestina sempre gostei de estudar, mas que sem recurso tive que optar pelo matrimônio ao 22 anos de idade para crescer na vida. Depois dos filhos já adultos, resolvi sentar nas arquibancadas do Ginásio Paulo Sarazate, durante as tardes de domingo por aproximadamente dois anos em busca de uma formação acadêmica. Dona de casa, mãe esposa e artesã, foi difícil acreditar que iria conseguir. Mas o apoio da família e do cursinho Pré-ENEM( Exame Nacional do Ensino Médio) adotado pela Prefeitura de Fortaleza pelo então prefeito Roberto Cláudio me fez mudar a rotina. Mesmo cansada da tripla jornada de trabalho, após dois anos de estudos ingressei no curso técnico.
O Curso Técnico em Multimeios Didáticos-Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) me angariou a simpatia e logo tive afinidade após algumas pesquisas na internet. Aproveitando a pontuação da nota do ENEM 2014, decidi ingressar na Unichristus um dos melhores centros universitários do Brasil, com conceito 5 pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Com 18 meses de curso aqui estou a contar mais uma vitória na minha vida de empreendedora sustentável. Por ter promovido várias atividades com as turmas no decorrer fui convidada pela coordenadora Karoline Sampaio para representar todas as turmas do PRONATEC Unichristus Benfica.
Ser oradora das turmas de todos os cursos foi uma surpresa e mais um desafio vencido. Decerto é que a solenidade foi sucesso. Além da emoção e da organização apesar do nervoso do começo deu tudo certo. A realização do evento ficou por conta do grupo PROMOVE. Aqui estou vesti pela primeira uma beca calorenta, algumas imagens e na íntegra discurso que fiz com muito carinho.
Com 18 meses de curso aqui estou a contar mais uma vitória na minha vida de empreendedora sustentável. Por ter promovido várias atividades com as turmas no decorrer fui convidada pela coordenadora Karoline Sampaio para representar todas as turmas do PRONATEC Unichristus Benfica.
Ser oradora das turmas de todos os cursos foi uma surpresa e mais um desafio vencido. Decerto é que a solenidade foi sucesso. Além da emoção e da organização apesar do nervoso do começo deu tudo certo. A realização do evento ficou por conta do grupo PROMOVE. Aqui estou vesti pela primeira uma beca calorenta, algumas imagens e na íntegra discurso que fiz com muito carinho.
Discurso de encerramento dos Cursos Técnicos da Unichristus
Boa noite, caros colegas, formandos, mestres, familiares e demais presentes.
Sinto-me honrada em rebeber a responsabilidade a mim incumbida de representar as turmas dos Cursos Técnicos da Unichristus nesta solenidade de encerramento deste ciclo.
Por um período de aproximadamente 18 meses aqui no Centro Universitário Christus na sede Benfica tivemos a liberdade de sonhar, lutar e percorrer desafios em prol dos nossos objetivos. Objetivos estes, que nos fizeram vencer obstáculos em busca de conhecimentos os quais nos trouxeram até a realização desse momento tão especial e único que marcará para sempre nossas vidas.
Fomos chegamos de mansinho e adotando uns aos outros como família, enquanto outros desistiram da caminhada. Sejam quais forem os motivos não conseguiram chegar até aqui, mesmo assim nos deixaram suas lembranças e lições relevantes. E, se como “pedras no meio do caminho” ficaram, como escreveu Drummond de Andrade: “Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas”, talvez tenham vistos outros horizontes que só eles conseguiram enxergar.
Durante esse período fomos mais que colegas de sala, fomos amigos, família e até confidentes. Como o curso tem uma proposta educacional diferente tivemos que ser inovadores nas práticas e vivências do nosso dia a dia. Isso nos tornou mais humanos, interativos, conectados, apesar dos desafios individuais e coletivos de cada turma. Andar ombro a ombro e ajudar ao próximo foi nosso maior legado. Com isso, ampliamos conhecimentos, interagimos entre risadas, dinâmicas e desabafos sem sentir que estávamos em uma sala de aula convencional. Foram muitas situações que deram certo e outras que ainda vão se resolver, tenho certeza.
E foi nessa trajetória que o tempo passou sem percebermos e fomos crescendo entre espinhos de atividades, flores de papel crepom e outras coisas mais. O que mais nos motivava era o bem querer da turma, a união de todos, a paciência e competência de todos os queridos mestres, da coordenadora Karoline Sampaio, Gil e de tantos outros que nos conduziram com maestria.
Logo, após 32 anos fora de sala de aula, ser discente desta conceituada instituição, além de encher-me de orgulho deixará muitas saudades, não só a mim mas também aos demais colegas que juntos podemos eternizar esses momentos em nossas mentes, entre fotos, vídeos, brincadeiras e atividades.
Aqui aprendemos que o mundo é de todos e que isto precisa ser respeitado e disseminado como missão por meio do conhecimento, do compartilhamento, de ideias e ações construtivas que nos levem a buscar qualidade de vida e amor ao próximo. Amor esse que nos faça perpassar o orgulho e a ambição na perspectiva de promover a dignidade da pessoa humana fortalecendo nossos atos de cidadania.
Em nome da diversidade e liberdade de pensamento queremos deixar como marco histórico do (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) PRONATEC da Unichristus a tela coletiva, MULTIMEIOS (em acrílica e óleo), onde vários alunos e professores de todas as turmas dos cursos técnicos tiveram a ousadia de expressarem seus sentimentos através dos pincéis e das tintas. E que esta torne-se o símbolo da união, da força, do respeito às diferenças e as mudanças que precisamos fazer para construirmos um mundo melhor por meio de um saber mais consciente e oportunizador dentre os povos.
Portanto, em nome de todas as turmas quero deixar meus sinceros agradecimentos, aos nossos familiares que nos deram força para continuar, aos presentes, ao Magnífico Reitor, Gestores, Mestres, coordenadores pedagógicos, funcionários, colegas, e ao nosso Deus Todo Poderoso. E que Ele nos faça trilhar pelas veredas da justiça, do conhecimento e da reciprocidade em prol de uma sociedade mais igualitária e humana.
E saibam que este momento não é uma despedida, mas, sim o começo de uma nova jornada de sucesso. Pois, o sucesso não acontece por acaso, não é mera coincidência, muito menos sorte. Mas uma sucessão de esforços, muitas doses de paciência, depois de alguns percalços. Assim, aos caros colegas formandos, só tenho a desejar sucesso e parabéns a todos!
Por: Eliane Batista Barbosa (Lia)
Correção ortográfica: Professor Lindolfo Júnior-Mestre em Linguística Aplicada
Por: Eliane Batista Barbosa (Lia)
Correção ortográfica: Professor Lindolfo Júnior-Mestre em Linguística Aplicada
Fortaleza, 27/01/2017
Fizeram parte desta imagens: Formandas-Wyssylandya, Maria Neuza Martins, Natália Jéssica, Silviane Freitas, Eliane Batista, Paulo Victor, Igor da Silva, Adriano Garcia, Roger Widner, Renato Stone, Jhonny Willyen, Joaõ Batista, Hézio, Miguel, Wilhames.
Mestres: Lindolfo Júnior, Ilzenir Freitas, Natália Mesquita, Eduardo Paiva e Caroline Sampaio
Família: Tobias Batista, Rute Batista, Priscila, Batista e Maria da Silva, e Francisco Paixão
Imagens: Rute da Sila Batista Tobias Batista e Priscila Batista
http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm3.html-Acesso em 24/01/2017 http://grupopromove.com.br/ http://unichristus.edu.br/institucional/sedes/campus-Acesso em 24/01/2017
benfica/http://unichristus.edu.br/institucional/sedes/campus-benfica/-Acesso em 24/01/2017
http://pronatec.pro.br/tecnico-em-multimeios-didaticos/-Acesso em 24/01/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário