Os eixos apresentados
são:
A PRODUÇÃO: Refere-se
ao fazer artístico, isto é: o aluno deve apropriar-se das habilidades artísticas
para a elaboração de produtos artísticos, isso pode dar-se por meio dos experimentos
inventivos aos quais tragam sentido histórico, sociocultural. Usando de sua
capacidade de improvisação, análise, interpretação, dentre outros que aumentem
a capacidade produtiva.
A FRUIÇÃO: É
considerada a capacidade de apreciação das manifestações artísticas dentro do
seu contexto sociocultural respeitando a integração dos espaços geográficos,
fazendo com que haja a inter-relação entre as linguagens artísticas e a
diversidade de aptidões existentes nas demais áreas do conhecimento de cada
indivíduo.
A
REFLEXÃO: Trata-se do conhecimento construído ao longo de todo o processo de fruição,
onde o aluno interpreta, critica e julga conscientemente baseado nos critérios
de aprendidos no decorrer da elaboração e aperfeiçoamento do produto. Nesse
momento ele pode valorizar os aspectos históricos e estéticos, ampliar o
conhecimento da linguagem e dos códigos apresentados.
OBS:
Não há critério apresentado no PCN quanto à apresentação desses eixos em sala
de aula, portanto, fica a critério de cada professor, podendo ser aplicado em
qualquer ordem.
MODALIDADES
ARTÍSTICAS: São modos pelo qual o Arte-educador
pode apresentar para os alunos em sala de aula.
Artes
visuais:
Pintura
escultura, desenho, artes gráficas, vídeo, Televisão, gravura, computação, etc
Dança:
Trata-se
de um bem cultural da humanidade, onde são integrados trabalho e atividades
corporais nas ações cotidianas.
Música:
Também é um bem cultural associada as tradições de cada época, que possibilitam
a escuta por meios tecnológicos.
Teatro:
Esse tipo de modalidade de arte exige a presença do artista por completo. Corpo,
fala e gesto dentro de um espaço organizado, para a representação de cultura e
conhecimento.
Por: Eliane Batista Barbosa
FONTE:
Introdução a Arte Educação
Livro: Edite Colares Oliveira e Valcidéa do Nascimento
SEAD/UECE-Secretaria de Educação a Distância
Imagens da Rede Cuca Mondubim
https://issuu.com/institutocuca-Acesso em 12/04/2017
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf -Acesso em 12/04/2017
Por: Eliane Batista Barbosa
FONTE:
Introdução a Arte Educação
Livro: Edite Colares Oliveira e Valcidéa do Nascimento
SEAD/UECE-Secretaria de Educação a Distância
Imagens da Rede Cuca Mondubim
https://issuu.com/institutocuca-Acesso em 12/04/2017