É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

EIXOS PARA O ENSINO DA ARTE





Os conteúdos para o ensino da Arte na escola apresentam três eixos que devem conduzir as diversas linguagens artísticas para que o aluno possa nortear sua aprendizagem para a melhor compreensão do fazer artístico. De acordo com o PCN de arte (1997) deve haver uma inter-relação entre as práticas, a leitura e a contextualização da arte. Por isso faz-se necessário que os conteúdos aplicados venham desenvolver competências em Arte, e desse modo o fazer artístico precisa de nortes que organizem as ideias inventivas.
Os eixos apresentados são:
A PRODUÇÃO: Refere-se ao fazer artístico, isto é: o aluno deve apropriar-se das habilidades artísticas para a elaboração de produtos artísticos, isso pode dar-se por meio dos experimentos inventivos aos quais tragam sentido histórico, sociocultural. Usando de sua capacidade de improvisação, análise, interpretação, dentre outros que aumentem a capacidade produtiva.
A FRUIÇÃO: É considerada a capacidade de apreciação das manifestações artísticas dentro do seu contexto sociocultural respeitando a integração dos espaços geográficos, fazendo com que haja a inter-relação entre as linguagens artísticas e a diversidade de aptidões existentes nas demais áreas do conhecimento de cada indivíduo.
A REFLEXÃO: Trata-se do conhecimento construído ao longo de todo o processo de fruição, onde o aluno interpreta, critica e julga conscientemente baseado nos critérios de aprendidos no decorrer da elaboração e aperfeiçoamento do produto. Nesse momento ele pode valorizar os aspectos históricos e estéticos, ampliar o conhecimento da linguagem e dos códigos apresentados.
OBS: Não há critério apresentado no PCN quanto à apresentação desses eixos em sala de aula, portanto, fica a critério de cada professor, podendo ser aplicado em qualquer ordem.
MODALIDADES ARTÍSTICAS:  São modos pelo qual o Arte-educador pode apresentar para os alunos em sala de aula.
Artes visuais:
Pintura escultura, desenho, artes gráficas, vídeo, Televisão, gravura, computação, etc

Dança:
Trata-se de um bem cultural da humanidade, onde são integrados trabalho e atividades corporais nas ações cotidianas.

Música: Também é um bem cultural associada as tradições de cada época, que possibilitam a escuta por meios tecnológicos.

Teatro: Esse tipo de modalidade de arte exige a presença do artista por completo. Corpo, fala e gesto dentro de um espaço organizado, para a representação de cultura e conhecimento.

Por: Eliane Batista Barbosa

FONTE:
Introdução a Arte Educação
Livro: Edite Colares Oliveira e Valcidéa do Nascimento
SEAD/UECE-Secretaria de Educação a Distância

Imagens da Rede Cuca Mondubim

https://issuu.com/institutocuca-Acesso em 12/04/2017

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf -Acesso em 12/04/2017

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