segunda-feira, 11 de novembro de 2019

O TROFÉU MEU CAJU CAJUEIRO







Imagens: Fátima Moura e Verônica Arruda-2019
`
                Este dia 12 de novembro é comemorado o dia Estadual do Caju no Estado do Ceará, lei 271/2011 instituída pelo deputado Manoel Duca (Pros), em que destaca a importância da cajucultura na economia local e nacional, como fruto genuinamente brasileiro e de grande visibilidade para a geração de renda. 
                  O reconhecimento da cultura do caju por parte dos parlamentares do Estados do Ceará traz para o turismo regional e a economia local a valorização do trabalho odo homem do campo, bem como o incentivo para o agronegócio.
              O caju por sua vez é um pseudofruto que de tudo se aproveita, desde a culinária com seus quitutes, doces, deliciosos sucos e as mais variadas formas de aproveitar a carne no preparo de pratos salgados, sendo assim um fruto que tem como princípio a sustentabilidade e riqueza alimentar através dos seus nutrientes.
             Nesse dia 10 foi comemorado no Museu do Caju do Ceará a grande e merecida festa do Caju, apresentações dos tradicionais festejos das danças do coco, Bumba meu boi, Muié rendeira dentre outros com características bem nordestinas, além da feira de economia solidária, comidas típicas e  muito aconchego.
           Nessa sessão solene, o diretor Gerson Gladson Linhares escolheu algumas personalidades para serem agraciadas com o Troféu Meu Caju Cajueiro.
Troféu este que reconhece parceiros e colaboradores da instituição e que se preocupam em fortalecer a valorização da cultura do caju em todo o territória nacional e exterior.
        Os homenageados foram:  Deputada Érika Amorim, Secretário de Turismo e Cultura de Caucaia-Paulo Guerra, o Engenheiro Agrônomo e presidente do Instituto Caju Brasil e a artista plástica e Diretora da Eco Arte - Lia Batista.

Homenagem in memorian Rita Miranda Linhares - Benfeitora do Museu do Caju e Jaime Tomás de Aquino - Cajucultor e Fundador da Cione. 

EXPOSIÇÃO CAJU COLAGEM

                Na ocasião inaugurei a minha Exposição Caju Colagem com apresentação vinte obras em colagens em papel com imagens retiradas de revistas e tecidos. Confesso que tive um pouco de dificuldade em conseguir as imagens de cajus, acabei por recortá-las dos tecidos e imprimir da internet. Espero que gostem. Além desses obras você vão encontrar várias obras assinadas por mim e outras dezenas de artistas nacionais e estrangeiros. Vale a pena conferir.
            
            





















        Colagem é sempre uma atividade divertida para criança nos primeiros dias do ensino infantil.. Intuitivamente ela vai criando, se divertindo com as imagens aleatoriamente e surgindo espontaneamente belas artes. Nessa fase é interessante esse contato com as imagens e publicações para a iniciação das atividades lúdicas e o desenvolvimento psicomotor.
           No meu caso surgiu dessa forma: Fui me inquietando e viajando em busca de imagens de cajus e outros contextos para compor esse trabalho que durou seis meses de produção na caça da imagens certas para contar a história do caju e sua importância na cultura brasileira. Confesso que fiquei surpresa ao final com essa viagem tão especial no mundo das colagens artísticas e acabei gostando. pretendo ampliar e enveredar em outras poéticas.

De antemão quero agradecer a parceria e confiança que o Museu do Caju tem depositado em meu trabalho ao qual tenho me engajado na divulgação da cajucultura por meio das poéticas artísticas no Estado do Ceará.

Saiba mais:
< bhttps://www.instagram.com/museudocaju/> Acesso em : 11/11/2019

Bibliografia
DUCA,  Dep. Manoel. Oradores. Manuel Duca exalta a importancia do Dia do Caju. Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Nov 1024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário