quarta-feira, 27 de novembro de 2019

HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO COMPONENTE CURRICULAR






 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4huV7W_1C2I> Acesso em:  30/09/2019.
                                       

O uso das tecnologias digitais para o conhecimento e o desenvolvimento do aluno na contemporaneidade é de extrema importância, pois o com elas o professor pode trabalhar com uma gama de recursos no processo pedagógico, na criação artística de maneira interdisciplinar. A produção de vídeos, palavras cruzadas, jogos digitais e o uso dos aplicativos se fazem presentes para diversificar os objetos de aprendizagens, já que esses estão presentes no dia a dia, nada mais coerente que a educação se preocupe com esse assunto.
Para o ensino das Artes como componente curricular a criação de Webcomics ou histórias em quadrinhos digitais tende a oferecem ao aluno a possibilidade de construção de novas narrativas com personagens e ferramentas interativas como objeto do conhecimento para leva-lo a construir de forma dinâmica a história que desejar, com desenhos, pinturas tradicional ou digital, fotos, colagens e ainda se inserir no enredo.

A produção do Webcomic parte de um planejamento prévio com detalhamento do roteiro, dentro de uma linguagem hibrida de convergência digital para revolucionar a aprendizagem com recursos de animação, som e imagens (KRENING, KOLTERMANN e SILVA 2015, p. 35).
Diferentemente das HQs impressas, essa linguagem de multimídia e hipermídia deve ser trabalhada como recurso de arte integrativa, pois, contemplam as dez competências apontadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) - para o desenvolvimento do educando. Essa competência pode ser trabalhada individualmente ou coletivamente, com o intuito de explorar as ferramentas tecnologias que os meios digitais oferecem na contemporaneidade.
Com esses recursos cabe ao educando rascunhar previamente em um papel, calcular a quantidade, tamanho dos quadrinhos, criar os personagens, pensar na diagramação, criar cenários com as ferramentas próprias de cada site ou customizadas e usar a criatividade.  Geralmente a escolas adquirem programas pagos específicos para trabalhar em sala, porém existem sites gratuitos que possibilitam essa experiência no próprio Smartfone, ou tablet podendo ser um incentivo a se utilizar fora de sala de aula.
Segundo Gonzales (2014), “as telas de tablets e smartphones” já são habilitadas como ótimas plataformas para ler e criar HQ, “as plataformas iOS, Android e Windows Phone têm vários apps” com essa ferramenta para ser utilizada em qualquer lugar e a qualquer hora.
Encontrei alguns sites como: Toondoo, Pencil, Pixton, GoAnimate são bem sugestivo, experimentei esse do link abaixo. É em inglês, porém tem  opção de tradução. A primeira tirinha desse site, http://www.stripcreator.com/make.php serve para como um teste sem precisar de login e não carece de experiência o processo criativo das HQs.
  Assim como nas versões impressas, têm em vários formatos e níveis que podem ser inseridos como componente curricular desde as séries iniciais com apenas um quadrinho, tirinhas e evoluir para os cartuns, charges, revistas e outros formatos.


 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OpwWXpaGmYsAcesso em:  30/09/2019.

Atualmente muitos artistas adotam esse gênero de arte para se comunicarem por meio dos balões virtuais e contar seus enredos criativos, criticar, satirizar, divertir, se divertir, interagir com outros  parceiros,  podendo ser feito de forma compartilhada. Vale salientar que essa habilidade como objeto de criação na interdisciplinaridade corrobora no estímulo às competências as quais os BNCC enumera.
Segundo Alencar (2016), no Brasil existem dezoito quadrinistas bem sucedidos nesse seguimento, dentre eles: Bianca Pinheiro, Carol Rosset,Danilo Beyrute, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, Cristina Eiko e Paulo Crumbim.  dentre outros.
Portanto, quando bem orientadas essa habilidade pode contribuir para o crescimento humanos no que tange aos aspectos de conhecimentos, para nos reconhecermos como cidadãos diante de uma aprendizagem mais dinâmica e condizente com a contemporaneidade. Comece hoje mesmo a brincar com essa ferramenta pedagógica, estimular seu filho e amplie seus conhecimentos messa ventura!

BIBLIOGRAFIA
ALENCAR, Lucas. Treze quadrinistas brasileiros que você precisa conhecer. Galileu,29 JAN 2016 - 21H08 ATUALIZADO EM 12 FEV 2016 - 16H08.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Dez 2018.
CARILINA.
Disponível em: < https://asasdedragao.com/o-que-e-uma-webcomic/> Acesso em: 30/09/2019.
COMO fazer História em Quadrinhos. História Digital. 2011

GONZALES, Daniel. Dez apps para você curtir e criar quadrinhos no tablet e smartphone.

Estadão, São Paulo, 30/01/2014.
KRENING Tiago da Silva, Tânia Luísa e SILVA, Rogério Pierre da. 9ª Arte ( São Paulo, vol. 4, n. 2, 2º semestre/2015
MAKE a comic.Stripcreator. 2019.
Disponível em: <http://www.stripcreator.com/make.php> Acesso em: 30/09/2019.
 7 FERRAMENTAS para criar história em quadrinhos com os alunos. PROVIR. Inovação em              Educação. São Paulo, 2016.
 OLHAR Digital -Crie suas histórias em quadrinhos! Produtor JoabePinheiroexe. 2010. VÍDEO.
  Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F-_pI9tpc2I> Acesso em: 30/09/2019

PRÀTICAS Pedagógicas. Lia Batista. CEARÁ, 2016. VÍDEO.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4huV7W_1C2I> Acesso em:  30/09/2019.

A EVOLUÇÃO  humana. Lia Batista. CEARÁ, 2015.VÍDEO.

 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OpwWXpaGmYsAcesso em:  30/09/2019.


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