VÍDEO: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=16&v=V-Uv0mFuD88>-Acesso em: 04/11//2017
Olá!
No Curso de Licenciatura em Artes Visuais temos a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, disciplina esta que nos leva a estudar um pouco dos estágios e mecanismos do desenvolvimento desde a infância até a vida adulta. Para o arte educador é de suma importância ter um pouco desse conhecimento, já que vamos lidar pessoas em todas as idades no contexto escolar e na vida cotidiana com outros profissionais. Portanto, em Artes Visuais, como em qualquer outra disciplina voltada para a educação estudarmos sobre os pesquisadores da psicologia é sempre muito relevante.
Para Piaget o estudo sobre o desenvolvimento humano aborda as experiências vividas pela criança de forma sequenciada que vai até a idade adulta. Ele pesquisou o desenvolvimento dessas etapas a partir da intelectualidade e classificou-as em quatro estágios:
Sensório-motor: de 0
a 2 anos-Nessa fase ela tem sua capacidade intelectual
restrita ao modo sensório e motor, não tem capacidade de representar mentalmente
os objetos, seu pensamento está vinculados ao concreto.
Estágio
Pré-operacional (idade de 2 a
6/7): Nessa fase a rigidez e imobilidade do pensamento acontecem momentâneas,
sem percepção do todo. Por volta dos quatro anos de idade o desenvolvimento
psicológico da criança acontece de uma forma surpreendente. Ela se apropria da
linguagem verbal, ocorre a socialização e a dramatização por meio da fala e dos
desenhos, substitui objetos, pessoas e ações por símbolos. Nas brincadeiras usa
a imaginação para interagir com os colegas. O como, o porquê e onde, são frequentes. A curiosidade está
aflorada, indaga sobre tudo e todos; o egocentrismo é próprio dessa fase, acha
que o mundo só gira em torno dela, é também expansiva e agitada. De acordo com
(MARREGA, 2014).
Estágio Operatório
Concreto (6 a 11/12 anos de idade) nesse
estágio a criança tem maior maturidade e age de forma mais aceleradas em todas
as suas atividades. Os meninos gostam de brincar com agressividade uns com os
outros, jogos violentos; enquanto as meninas preferem as brincadeiras de
cozinhar. Nesse período comportam-se de forma mais adequada, criticam aos
outros, tem raciocínio lógico e objetivo, são mais sociáveis, não gostam de
brincar sozinhos, tem grande apetite e olfato seletivo, são capazes de usar
talheres, não se preparam pra dormir, mudam de ideia constantemente, preferem
mais atenção, elogios e ajuda constante. Nessa idade apresentam teatrinho o
tempo todo com facilidade, principalmente quando estão cansadas; resmungam ao
serem solicitados para ajudar em tarefas do dia a dia, tem facilidade de
interação, buscam novas amizades, participam coletivamente com outras pessoas.
Nessa fase, comportam-se melhor fora de casa e são capazes de reconhecer a
expressão e o olhar repreensivo da mãe diante de certas circunstâncias á tem noções
de volume, massa e conseguem fazer classificações gradativamente.
Operações
formais, por volta dos 12 anos até a
vida adulta: Este é o último estágio do desenvolvimento em que o indivíduo é
capaz de organizar as ideias e transformá-las em reais, trabalha com as
hipóteses do pensamento, onde ocorre o desenvolvimento das operações de
raciocínio abstrato.
Esta etapa das operações formais é bem complexa tanto para a família,
para o professor e para o próprio aluno, pois as mudanças físicas, hormonais e
o meio podem influenciar diretamente no comportamento da vida do adulto. E é
nessa fase da puberdade e da adolescência onde a escola e a família encontram
dificuldade em lidar com as atitudes do futuro adulto, pois é nesse período em
que acontecem as mudanças significativas quanto às questões resultantes da fase
intrauterina, aspetos emocionais, sexualidade, além dos aspectos sociais e do
meio, dentre outros.
No discorrer das fases do desenvolvimento da
criança existem FATORES PSICOLÓGICOS que podem provocar traumas, deformações de
personalidade, dificuldades de interação ou outros, que possam comprometer a
evolução do processo de desenvolvimento da criança, do jovem, do indivíduo:
Aspecto
físico-motor/orgânico- Esse
aspecto refere-se ao “crescimento orgânico, da
maturação neurofisiológica”. Nesse sentido a criança começa a exercer pequenas
atividades de forma mais dinâmica, gradativa e mais coordenada com os membros
do próprio corpo, a que a estrutura esquelética permite se locomover para
alcanças certos objetos.
Aspecto intelectual/hereditariedade – Nesse aspecto a carga
genética determina as potencialidades intelectuais, bem como o meio que pode
influenciar no desenvolvimento do individuo.
Aspecto
afetivo-emocional/neurofisiológica – Nesse aspecto o indivíduo lida com o sentimento, de um modo peculiar
de acordo com as experiências.
Aspecto
social/meio – é
como o indivíduo lida ou interage com outras pessoas e nesse aspecto o ambiente
pode ser determinante para mudar o padrão de comportamento.
A má orientação dos fatores psicológicos e
sociais podem provocar CONSEQUÊNCIAS danosas no desenvolvimento da criança que
podem refletir na fase adulta.
Maturação
Biológica e Emocional:
Esse fator refere-se ao indivíduo que não
consegue alcançar novos níveis do desenvolvimento, não correspondendo cognitivamente
nos aspectos das “mudanças morfológicas e fisiológicas do crescimento”.
Sexualidade
em Exercício;
A má consolidação das etapas psicossexuais
anteriores podem provocar ao longo do tempo em alguns adultos e na formação de
adolescentes uma deficiência bem significativa no nível da sexualidade em
exercício.
Descoberta
da Sensualidade:
Essa etapa pode ocorrer interferência e
bloqueios de nível interativo e pessoal que podem comprometer a afetividade da
fase adulta prejudicando o desenvolvimento como um todo.
Desenvolvimento
Sócio Reflexivo:
A postura reflexiva e social na fase adulta é
uma consequência influenciada fruto da qualidade de vida do indivíduo durante a
infância. Esses fatores ocorridos em fases anteriores resultam na dificuldade
de socialização síncrona com a capacidade reflexiva, dificuldade de tomar
decisões, bem como a dificuldade de compreensão nos assuntos mais complexos.
Dai a incapacidade ou dificuldade de lidar com a interatividade nas abstrações
do cotidiano de um adulto.
Ação
dos Cérebros Primitivo, Emocional e do Pensante:
As ações do cérebro são importantes para a
sobrevivência e o desenvolvimento da espécie humana. Funciona como uma
engrenagem, interligada, cada uma desempenhando seu papel harmonicamente.
Durante o desenvolvimento da criança a produtividade do cérebro atua na
produção do estímulo e a ludicidade, logo esse fator corresponde ao cérebro
primitivo, em quanto na adolescência, o cérebro emocional recebe estímulo para
a socialização familiar e das amizades, já cérebro pensante corresponde à
reflexão, a interatividade e o diálogo. Caso haja interferência em alguma
dessas etapas do desenvolvimento da criança, a fase adulta pode sofrer sérias
consequências psicossociais.
Resolução
de Conflitos:
Esse fator se finda na adolescência em que
corresponde ao modo pelo qual o desenvolvimento psicossocial da criança foi
conduzido, sendo necessário uma permanência deste para a tomada de decisões e a
capacidade administrar e analisar
resolução dos problemas recorrentes ao longo da vida.
O Assumir Responsabilidades:
Essa ação se
relaciona ao trato de
fatores psicológicos e sociais, cuja correspondência se deve ao amadurecimento do desenvolvimento humano e
suas fases bem sucedidas, em que o indivíduo assume um comprometimento pessoal
de acordo com suas reponsabilidades e
possibilidades de forma a arcar dentro de seus limites diante da sociedade. Dai,
ele passa a se auto avaliar, se autoconhecer podendo se ver com mais amplitude
quanto à autocrítica pautada nas vivências e praticas do seu cotidiano no contexto
sociocultural em que foi educado.
Quanto
aos ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO humano segundo Piaget, este acontece a partir
da intelectualidade, Vygotsky estudou a partir da socialização enquanto
Freud, isso ocorre a partir dos aspectos efetivo emocional.
Os
fatores que influenciam no desenvolvimento são:
Hereditariedade- a
carga genética é responsável por estabelecer o potencial desenvolvimento do
indivíduo. Ex: Falta de socialização, hiperatividade.
Crescimento orgânico: Apresenta-se visivelmente pelo aumento do tamanho
físico e corporal dinâmico. Ex: quando o aluno consegue colocar uma bola na
sexto de futsal tocando com a mão.
Maturação
neurofisiológica:
Esse aspecto corresponde ao padrão de comportamento que passa por uma
determinada evolução de fatores biológicos. Ex: organizar e separar o material
didático de acordo com sua agenda escolar.
Meio: São influencias oferecidas e
estimuladas entre o meio e o indivíduo. Ex: Uma criança consegue ler com mais
rapidez e a outra se sente incapaz e isola-se por ter dislexia, ou não consegue
escrever devido à falta atenção da família e do educador. Assim, esse aluno dever ser acompanhado por profissionais especializados para que seja minimizado os transtornos na vida adulta.
Por Lia Batista
Bibliografia:
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/psicologia-infantil-criancas-de-4-anos/52410> Acesso em 14/10/2017
Disponível em: <http://www.lookbebe.com.br/perfil-de-comportamento-8-anos/
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/jean-piaget-e-as-fases-do-desenvolvimento-infantil/55035> Acesso em 15//10//2017
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-desenvolvimento-humano-fatores-e-aspectos/62281>
Acesso em 15/10/2017
Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/desenvolve-transtorno-psicologico> Acesso em 29/10/2017
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em 29/10/2017