O nosso cotidiano é repleto de elementos visuais
das mais variadas formas, dentre eles os elementos bidimensionais, pois a partir
deles podemos evoluir para outros tipos de elementos que constroem nossas
estruturas físicas, das mais simples às mais complexas. Os elementos
bidimensionais, geralmente são as primeiras formas apresentadas quando da iniciação
do desenho nas etapas iniciais da vida escolar.
É através deles que desenvolvemos nossa percepção
de espaço e delimitação, pois é instrumento pedagógico onde a criança passa a desenvolver
sua capacidade de construção das formas visuais evoluindo para as formas
tridimensionais, as quais “aborda a profundidade do objeto” (PILAR, 2107).
Para tanto, vale salientar que os elementos
básicos bidimensionais compreendem-se por figuras geométricas representadas por
duas dimensões, como o próprio nome sugere, tem dois lados, compreendendo a
comprimento e largura (são planos, não palpáveis, nem apresentam profundidade) como
na figura abaixo:
Baseado nessas primeiras formas
apresentadas na iniciação do desenho é que o indivíduo consegue se situar e
entender dentro da sua comunidade porque as práticas do cotidiano são representadas
por dimensões que colaboram para a sua localização dentro da sua cidade, da sua
rua, do seu bairro e do mundo; já que somos cercados de edificações, limites
territoriais etc., e aos poucos passamos a perceber a importância desses elementos
visuais.
ABSTRAÇÕES GEOMÈRICAS-Guache sobre papel
Por Lia Batista/2017
Assim, percebemos que figurativos ou abstratos, os signos bidimensionais que nos circundam tem grande importância, pois estes influenciam diretamente na organização sócio-político e cultural dando noções de corresponsabilidades aos cidadãos. O exemplo, das ruas, dos quarteirões, a sinalização de trânsito, as delimitações topográficas, só é possível, graças a esses elementos da linguagem visual, pois sugerem estabelecer e demarcar áreas as quais nos propiciará a melhor locomoção no perímetro urbano otimizando o planejamento e a ordenação que reflete em nosso modo de vida.
Cores primárias
Cores secundárias
Por tanto, os polígonos como: quadrado, retângulo,
trapézio, triângulos, losango, círculos, são exemplos de elementos básicos da
linguagem visual bidimensionais, bastante utilizados, explicita ou
implicitamente. Assim, eles fazem parte da organização e delimitação dos nossos
espaços de conivência e orientam o nosso entorno. Portanto, vale ressaltar que além
da forma visual, o educador apresente topologicamente essas figuras em seu
contexto escolar para que as vivências e práticas das representações gráficas
do desenho sejam apreciadas em uma perspectiva primordial da bidimensionalidade
dos elementos que nos cercam.
Bobliografia:
Disponível
em: Imagem 1
https://www.google.com.br/search?q=bidimensional&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjduqPn4NHVAhXCGJAKHR9oCD4Q_AUICigB&biw=1366&bih=638#imgrc=1QlnI0n3v4RFWM:>
Acesso em 12/08/2017
PILLAR,
Alice Anexo III- PDF
A
Representação do Espaço e do Desenho
Pinturas e magens: Lia Batistas
Pinturas e magens: Lia Batistas
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