sábado, 4 de novembro de 2017

ESTÁGIOS E MECANISMOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO


               VÍDEO: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=16&v=V-Uv0mFuD88>-Acesso em: 04/11//2017

Olá!

No Curso de Licenciatura em Artes Visuais temos a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, disciplina esta que nos leva a estudar um pouco dos estágios e mecanismos do desenvolvimento desde a infância até a vida adulta. Para o arte educador é de suma importância ter um pouco desse conhecimento, já que vamos lidar pessoas em todas as idades no contexto escolar e na vida cotidiana com outros profissionais. Portanto, em Artes Visuais, como em qualquer outra disciplina voltada para a educação estudarmos sobre os pesquisadores da psicologia é sempre muito relevante. 
Para Piaget o estudo sobre o desenvolvimento humano aborda as experiências vividas pela criança de forma sequenciada que vai até a idade adulta. Ele pesquisou o desenvolvimento dessas etapas a partir da intelectualidade e classificou-as em quatro estágios: 
                  
Sensório-motor: de 0 a 2 anos-Nessa fase ela tem sua capacidade intelectual restrita ao modo sensório e motor, não tem capacidade de representar mentalmente os objetos, seu pensamento está vinculados ao concreto.

Estágio Pré-operacional (idade de 2 a 6/7): Nessa fase a rigidez e imobilidade do pensamento acontecem momentâneas, sem percepção do todo. Por volta dos quatro anos de idade o desenvolvimento psicológico da criança acontece de uma forma surpreendente. Ela se apropria da linguagem verbal, ocorre a socialização e a dramatização por meio da fala e dos desenhos, substitui objetos, pessoas e ações por símbolos. Nas brincadeiras usa a imaginação para interagir com os colegas. O como, o porquê  e onde, são frequentes. A curiosidade está aflorada, indaga sobre tudo e todos; o egocentrismo é próprio dessa fase, acha que o mundo só gira em torno dela, é também expansiva e agitada. De acordo com (MARREGA, 2014).

Estágio Operatório Concreto (6 a 11/12 anos de idade) nesse estágio a criança tem maior maturidade e age de forma mais aceleradas em todas as suas atividades. Os meninos gostam de brincar com agressividade uns com os outros, jogos violentos; enquanto as meninas preferem as brincadeiras de cozinhar. Nesse período comportam-se de forma mais adequada, criticam aos outros, tem raciocínio lógico e objetivo, são mais sociáveis, não gostam de brincar sozinhos, tem grande apetite e olfato seletivo, são capazes de usar talheres, não se preparam pra dormir, mudam de ideia constantemente, preferem mais atenção, elogios e ajuda constante. Nessa idade apresentam teatrinho o tempo todo com facilidade, principalmente quando estão cansadas; resmungam ao serem solicitados para ajudar em tarefas do dia a dia, tem facilidade de interação, buscam novas amizades, participam coletivamente com outras pessoas. Nessa fase, comportam-se melhor fora de casa e são capazes de reconhecer a expressão e o olhar repreensivo da mãe diante de certas circunstâncias á tem noções de volume, massa e conseguem fazer classificações gradativamente.

Operações formais, por volta dos 12 anos até a vida adulta: Este é o último estágio do desenvolvimento em que o indivíduo é capaz de organizar as ideias e transformá-las em reais, trabalha com as hipóteses do pensamento, onde ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato.
                       Esta etapa das operações formais é bem complexa tanto para a família, para o professor e para o próprio aluno, pois as mudanças físicas, hormonais e o meio podem influenciar diretamente no comportamento da vida do adulto. E é nessa fase da puberdade e da adolescência onde a escola e a família encontram dificuldade em lidar com as atitudes do futuro adulto, pois é nesse período em que acontecem as mudanças significativas quanto às questões resultantes da fase intrauterina, aspetos emocionais, sexualidade, além dos aspectos sociais e do meio, dentre outros.
No discorrer das fases do desenvolvimento da criança existem FATORES PSICOLÓGICOS que podem provocar traumas, deformações de personalidade, dificuldades de interação ou outros, que possam comprometer a evolução do processo de desenvolvimento da criança, do jovem, do indivíduo:
          
Aspecto físico-motor/orgânico- Esse aspecto refere-se ao “crescimento orgânico, da maturação neurofisiológica”. Nesse sentido a criança começa a exercer pequenas atividades de forma mais dinâmica, gradativa e mais coordenada com os membros do próprio corpo, a que a estrutura esquelética permite se locomover para alcanças certos objetos.
          
Aspecto intelectual/hereditariedade – Nesse aspecto a carga genética determina as potencialidades intelectuais, bem como o meio que pode influenciar no desenvolvimento do individuo.
                
Aspecto afetivo-emocional/neurofisiológica – Nesse aspecto o indivíduo lida com o sentimento, de um modo peculiar de acordo com as experiências. 
              
Aspecto social/meio – é como o indivíduo lida ou interage com outras pessoas e nesse aspecto o ambiente pode ser determinante para mudar o padrão de comportamento.

A má orientação dos fatores psicológicos e sociais podem provocar CONSEQUÊNCIAS danosas no desenvolvimento da criança que podem refletir na fase adulta.
                
Maturação Biológica e Emocional:
Esse fator refere-se ao indivíduo que não consegue alcançar novos níveis do desenvolvimento, não correspondendo cognitivamente nos aspectos das “mudanças morfológicas e fisiológicas do crescimento”.
               
Sexualidade em Exercício;
A má consolidação das etapas psicossexuais anteriores podem provocar ao longo do tempo em alguns adultos e na formação de adolescentes uma deficiência bem significativa no nível da sexualidade em exercício.
                    
Descoberta da Sensualidade:
Essa etapa pode ocorrer interferência e bloqueios de nível interativo e pessoal que podem comprometer a afetividade da fase adulta prejudicando o desenvolvimento como um todo.
                    
Desenvolvimento Sócio Reflexivo:
A postura reflexiva e social na fase adulta é uma consequência influenciada fruto da qualidade de vida do indivíduo durante a infância. Esses fatores ocorridos em fases anteriores resultam na dificuldade de socialização síncrona com a capacidade reflexiva, dificuldade de tomar decisões, bem como a dificuldade de compreensão nos assuntos mais complexos. Dai a incapacidade ou dificuldade de lidar com a interatividade nas abstrações do cotidiano de um adulto.
                  
Ação dos Cérebros Primitivo, Emocional e do Pensante:
As ações do cérebro são importantes para a sobrevivência e o desenvolvimento da espécie humana. Funciona como uma engrenagem, interligada, cada uma desempenhando seu papel harmonicamente. Durante o desenvolvimento da criança a produtividade do cérebro atua na produção do estímulo e a ludicidade, logo esse fator corresponde ao cérebro primitivo, em quanto na adolescência, o cérebro emocional recebe estímulo para a socialização familiar e das amizades, já cérebro pensante corresponde à reflexão, a interatividade e o diálogo. Caso haja interferência em alguma dessas etapas do desenvolvimento da criança, a fase adulta pode sofrer sérias consequências psicossociais. 
                 
Resolução de Conflitos:
Esse fator se finda na adolescência em que corresponde ao modo pelo qual o desenvolvimento psicossocial da criança foi conduzido, sendo necessário uma permanência deste para a tomada de decisões e a capacidade administrar e analisar  resolução dos problemas recorrentes ao longo da vida. 
                 
O Assumir Responsabilidades:
Essa ação se relaciona ao trato de fatores psicológicos e sociais, cuja correspondência se deve  ao amadurecimento do desenvolvimento humano e suas fases bem sucedidas, em que o indivíduo assume um comprometimento pessoal de acordo com suas reponsabilidades  e possibilidades de forma a arcar dentro de seus limites diante da sociedade. Dai, ele passa a se auto avaliar, se autoconhecer podendo se ver com mais amplitude quanto à autocrítica pautada nas vivências e praticas do seu cotidiano no contexto sociocultural em que foi educado.
             
Quanto aos ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO humano segundo Piaget, este acontece a partir da intelectualidade, Vygotsky estudou a partir da  socialização enquanto Freud, isso ocorre a partir dos aspectos efetivo emocional.
Os fatores que influenciam no desenvolvimento são:

                      
Hereditariedade- a carga genética é responsável por estabelecer o potencial desenvolvimento do indivíduo. Ex: Falta de socialização, hiperatividade.
                   
Crescimento orgânico: Apresenta-se visivelmente pelo aumento do tamanho físico e corporal dinâmico. Ex: quando o aluno consegue colocar uma bola na sexto de futsal tocando com a mão.

Maturação neurofisiológica: Esse aspecto corresponde ao padrão de comportamento que passa por uma determinada evolução de fatores biológicos. Ex: organizar e separar o material didático de acordo com sua agenda escolar.  

Meio: São influencias oferecidas e estimuladas entre o meio e o indivíduo. Ex: Uma criança consegue ler com mais rapidez e a outra se sente incapaz e isola-se por ter dislexia, ou não consegue escrever devido à falta atenção da família e do educador. Assim, esse aluno dever ser acompanhado por profissionais especializados para que seja minimizado os transtornos na vida adulta.

Por Lia Batista

Bibliografia:

Disponível em:  <http://www.lookbebe.com.br/perfil-de-comportamento-8-anos/ Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/jean-piaget-e-as-fases-do-desenvolvimento-infantil/55035> Acesso em 15//10//2017
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-desenvolvimento-humano-fatores-e-aspectos/62281> Acesso em 15/10/2017
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-desenvolvimento-humano-fatores-e-aspectos/62281-Acesso em 29/10/2017





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