As
práticas do conhecimento que elegem e diferenciam o ser humano dentre os outros
animais fazem com que este se torne capaz de interagir com seu meio por
intermédio da sensibilidade a ele auferida, pela própria condição da natureza
humana. Contudo, sua formação cultural e social às vezes interfere na melhoria
da formação e na percepção desta sensibilidade. Para exemplificar essa sensibilidade podemos perceber que a arte tem o poder de transformar e variar de acordo com o contexto cultural e esse processo se dar por meio da estética, (OLIVEIRA e NASCIMENTO, P. 23) que é o ramo da filosofia que tem como objetivo a contemplação do belo pautado em seus fundamentos e este resulta nas implicações teóricas, técnicas, pessoais e sociais.
"Os filósofos antigos já procuravam explicações para o mistério da sensação tão importante também para os modernos e, até hoje, para nós. As sensações, como os sentimentos, também foram desvalorizadas. É com os filósofos que têm a razão como instrumento de trabalho na compreensão do mundo que temos a fundamentação do preconceito contra a sensibilidade. O trabalho do conceito com o qual se ocuparam resultou em falta de atenção à produção da sensibilidade". Márcia Tiburi (2012).
http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69335
"Os filósofos antigos já procuravam explicações para o mistério da sensação tão importante também para os modernos e, até hoje, para nós. As sensações, como os sentimentos, também foram desvalorizadas. É com os filósofos que têm a razão como instrumento de trabalho na compreensão do mundo que temos a fundamentação do preconceito contra a sensibilidade. O trabalho do conceito com o qual se ocuparam resultou em falta de atenção à produção da sensibilidade". Márcia Tiburi (2012).
http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69335
Diante disso, a insensibilidade pode levar o indivíduo a incompreensão do sistema em que vive, o qual
poderá impedir de usufruir da sua capacidade de ascensão diante de suas
escolhas. O grande desafio na formação do homem contemporâneo é adequar sua
postura entre o caráter e a razão, pois isto quando não resolvido pode trazer
consequências danosas ao desenvolvimento intelectual, moral, pessoal ou
coletivo.
Nesse sentido a formação da sensibilidade abordada por Schiller refere-se
ao cuidado que devemos ter na atualidade, onde precisamos de uma solução urgente
que traga melhorarias de conhecimento e que este possa ter como base a emoção na promoção da liberdade de escolhas, já que aparentemente o ser
humano de nossa época, perdeu esse referencial devido ao estado de dependência
ou inércia.
Essa
sensibilidade precisa estar aguçada nos sentidos e na percepção de mundo de maneira que possamos selecionar as melhores escolhas pautadas na razão e não na indução
do que vemos, pois precisamos seguir a uma linha de raciocínio lógico para que
o conhecimento adquirido seja agregador e libertador. Para
isso é necessário ter uma visão sistêmica que identifique as oportunidades de
investir em novas possibilidades de conhecimento que melhore o modo quanto ao sentimento, onde a emoção pode determinar o grau de aprendizagem e envolvimento
nas práticas cotidianas, determinando viabilidade e praticidade evolutiva e
intelectual que amplie e agregue novos saberes.
Portanto, a arte promove o estímulo à sensibilidade e esta precisa ser inserida urgentemente, desde os primeiros dias de vida para a melhoria do conhecimento, pois este precisa ser assimilado para que novas descobertas e escolhas sejam interessantes e necessárias.
Por: Eliane Batista (Lia)
Por: Eliane Batista (Lia)
Saibam mais sobre arte e educação:
.
Fontes:
Disponível:<:http://www.historiadasartes.com/httpsolho-vivo/o-que-e-arte/>-Acesso em 08/03/2017
Introdução a Arte-Educação: Edite Colares Oliveira e Maria Valcidéa do Nascimento-Editora: RDS-Acesso em 08/03/2017
Disponível:<Imagem: <https://br.pinterest.com/pin/696580267334267645/>Acesso em 08/03/2017
Disponível:<https://www.youtube.com/watch?v=KZLGHP8nFp0>Acesso em 08/03/2017