terça-feira, 2 de abril de 2019

FORMAS DE EXPRESSÃO ARTISTICAS



Imagem: <https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303293-d8515191-i144641960-Fortaltur-Fortaleza_State_of_Ceara.html> Acesso em: 02/042017.

          As obras de artes da cidade de Fortaleza estão espalhadas por pontos estratégicos, onde provavelmente tem algum significado importante de acordo com sua representação histórica. Esculturas, teatros, pinturas, grafites, centros culturais, etc. Dentre elas a que mais me chamou atenção foi à representação artística escultural que envolve a lenda do romancista José de Alencar. Estas estão localizadas por algumas praças, como: a Estátua de Iracema na lagoa de Messejana, a Guardiã da Beira Mar e a do Mucuripe; esta última representa o português Martins Soares Moreno com sua amada Iracema, o filho Moacir e seu cachorro Japi. Este monumento foi produzido pelo artista plástico pernambucano, Corbiniano Lins, inaugurada em 1965 e restaurada em 2012, por Franzé D’aurora (MAGALHÃES, PRICILLA 2013).
Em se tratando de produção artística existe uma gama de materiais podem ser usados como uma variedade de  insumos em geral, que podem ser utilizados por diversos fins. Nesse contexto obseramos os estados em que a arte pode se apresentar, que vão desde Arte Figurativa, Abstrata, Gestual, Estrutural, ou outra qualquer.  Usando dessas atribuições é fundamental que sejam discutida e aplicadas no contexto escolar, pois é uma forma de trabalhar a criatividade, cognição, interatividade e a liberdade de pensamento desde a primeira infância. Para isso a diversidade de materiais é bem abrangente, como por exemplo: a massa de modelar, o papel, a argila, metal, os materiais recicláveis e até as esculturas digitais e das atuais impressoras 3D.
A partir dessas propostas o Arte-Educador deverá ter a responsabilidade de instigar e acompanhar o desenvolvimento na prática artística possibilitando a relação coerente com a linguagem visual dentro do seu planejamento cotidiano em sala de aula. A manipulação desses elementos das artes plásticas deve ser trabalhada abordando os eixos norteadores de aprendizagem. Assim, o fazer artístico, a apreciação do universo artístico, a reflexão devem sempre respeitar o conhecimento sociocultural de cada aluno.
Logicamente que trabalhar a história de nossos antepassados, como do romance de José Martiniano de Alencar na prática artística com jovens e adolescentes é menos interessante que trabalhar a arte contemporânea ou o grafite, mas cabe ao Arte-educador descobrirá a melhor maneira de aplicar exitosamente um tema como esse nessa faixa etária, pois só assim tentará o resgate  narrativo por meio das aptidões artísticas apresentadas.  
Em minha opinião, o mais importante da inserção das práticas da educação visual  na escola é impulsionar a sensibilidade e aprimoramento dos códigos influenciando na "inteligencia visual" (Mansur, 2017), logo é possível tornar o aluno um observador, questionador e apreciador dos objetos que se apresentam ao seu redor. Assim o aluno pode assimilar que a contemplação vai além da capacidade do simples “olhar biológico” já que o poder da observação propõe um diálogo íntimo, progressivo, dinâmico, como um mergulho da sensibilidade do eu.
Certamente para a criação das esculturas das estátuas da India Iracema espalhadas por Fortaleza provocaram em seus artistas momentos de contemplação desde a leitura da escrita elaborada pelo autor José de Alencar, perpassando por uma volta imaginária ao passado e muita pesquisa dos aspectos sócio culturais da época para a produção de cada obra de arte. E logicamente, que os escultores tiveram como inspiração outras referências artísticas como pinturas, adentrando às fantasias do escritor para produzir as releituras.
Só para enfatizar, que a estátua da lagoa de Messejana, foi construída em 2004 e a escolha dessa imagem passou por uma seleção entre várias modelos de Fortaleza, tendo como musa inspiradora Natália Oliveira, ex-integrante-BBB (CHAVES, 2005); a estátua mede “12 metros de altura e pesa 16 toneladas” (BENTO, 2012).
Baseado nesses moldes, o educador deve conduzir sua didática dentro ou fora da sala de aula promovendo aos alunos o fazer artístico dinâmico dentro de uma apreciação coletiva ou individual instigando a reflexão construtiva ao longo ou término de cada etapa tralhada deixando seu legado histórico dentro compreensão da linguagem visual.

Por Eliane Batista Barbosa (Lia)

Bibliografia:

ROCHA, Maria Salet. FUNDAMENTOS DAS ARTES PLÁSTICAS 2. ed. Minas Gerais: UAB/UECE, 2011.

Disponível em: <http://www.feriasnoceara.com.br/pontos-turisticos/estatua-de-iracema/> Acesso em: 31/08/2017

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO VISUAL DOS EDUCANDOS EM IDADE PRÉ ESCOLAR
Natália Mansur/PDF, 2017

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