Imagem:
Sob o sol de Fortaleza, lá está ela; A virgem dos
lábios de mel – Iracema - está a índia do romance de José de Alencar. Sua imponência
aos olhos dos transeuntes, sejam turistas ou conterrâneos, lá estar... A identidade
das nossas origens indianistas; mulher, guerreira, sedutora e simplesmente
índia; em formas delicadas, bronzeada e metalizada.
De acordo com nossos estudos em estética
existem valores e pontos de vista que são atribuídos e que nos fazem entender
melhor uma obra de arte. No ponto de vista factual, segundo Cidade (2015), a
“obra de Zenon Barreto inaugurada em 1996” foi projetada em pedra a qual representa
as formas e curvas femininas da índia Iracema.
Sob o ponto de vista
Expressional a Guardiã de Fortaleza aparece com aspecto tridimensional como uma
guerreira com arco em estilo figurativo sobre uma base geométrica em mármore à
beira mar de Fortaleza precisamente na praia de Iracema.
No ponto de vista neo-factual, devido ao desgaste do
tempo e o vandalismo o monumento foi restaurado em 2012, com “modificações mais
rígidas”.
Sob o ponto de vista Técnico o monumento foi “assinado
pelo escultor Franzé D’Aurora, mede 4,68m de altura” e recebeu em sua
restauração a cobertura de cobre com direito a ângulos mais modernos e
delicados com referência a anterior (CIDADE, 2015).
Do ponto de vista Estético ela está diretamente
ligada ao sentimento de preservação histórica que remetem ao romance de José de
Alencar, enquanto que o ponto de vista Atualizado a obra reflete a nossa
contemporaneidade e o modo pelo qual cada pessoa enxerga e se envolve
sensivelmente com o enredo indianista e romântico.
Do ponto de vista Institucional a obra de Zenon
Barreto é considerada um patrimônio cultural do povo de Fortaleza, portanto
para qualquer tipo de intervenção é necessária uma análise mais ampla e até um
debate formal da sociedade. Porém, a prefeitura de Fortaleza é a instituição
responsável para esse fim.
Sob o ponto de vista Comercial, embora a escultura
seja de grande porte, a imagem do monumento é amplamente comercializada como
cartão postal de Fortaleza, propriedade e identidade cultural do povo
fortalezense.
Este poste corresponde a atividade da disciplina de Estética do curso de Licenciatura em Artes Visuais UAB/UECE.
Por Lia Batista
Artista Plástica
FONTE:
COSTELLA, F. Antônio. Para Apreciar a Arte. Roteiro Didático. Ed. 3. São Paulo. Editora SENAC.1997.
Disponível em:
<file:///C:/Users/Eliane%20Batista/Artes%20Visuais/Est%C3%A9tica/Para%20Apreciar%20a%20Arte%20-Antonio%20Costella.pdf> Acesso em: 03/10/2018
Imagem:
MOCHILEIROS
e Campistas. Disponível em: http://mochileirosecampistas.blogspot.com/2012/09/
Acesso em: 24/09/2018
MUDANÇAS na Estátua Iracema Guardiã chamam atenção. Diário do Nordeste online. Fortaleza, 16 jun. 2015. Cidade.
Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/mudancas-na-estatua-iracema-guardia-chamam-atencao-1.1317636>
Acesso em: 24/09//2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário