A
produção em massa é um sistema característico do Fordismo que até hoje se
configura na indústria a fim de aperfeiçoar a Linha de Montagem e produtividade.
Com esse sistema a indústria automobilística por meio do Henry Ford, seu
idealizador, seguiu a risca a padronização e mecanização da mão de obra e da atividade produtiva.
Implantar
novas tecnologias na indústria automobilística foi um dos passos mais
importantes a qual impactou no aumento da produção e no sucesso que até hoje é seguido
pelas grandes indústrias como um todo. Dessa maneira os automóveis alcançaram
níveis de produção elevados que impactou em grandes resultados.
Assim
sendo, o movimento das esteiras não era afetado, pois o sistema automatizado
era eficiente e prático, podendo ser operado por pessoas pouco qualificadas as
quais inseridas nas "estações", podiam executar outras atividades menos
relevantes sem afetar a produtividade principal, pois máquinas eram programadas
a continuarem no mesmo ritmo.
Dessa maneira, começou o sonho de um garoto, norte americano, Henry Ford que aos 12 anos
imaginava que a velocidade poderia dinamizar as estradas e torná-las mais e
interessantes. Isso se deu ao conhecer uma composição de trem em Detroit por
intermédio de seu pai.
Segundo, Mansur (2017), “Ford em 1883 a 1887, ao estudar na Detroit Lighting Comapanhy” levou a alugar uma garagem em um lugar afastado para por em prática sua ideias com motor de combustão, com Etanol e Gasolina em vez de debater possibilidades e teorias sobre motores elétricos e a vapor com grupo de estudiosos no assunto.
.
E
foi dessa forma que surgiu em sua linha de produção, o famoso quadriculo, (na inauguração
da sua garagem) com radiador, rodas de bicicletas, motor traseiro de 4
cilindros e essa invenção levou a contratação de Henry Ford pela Detroit
Automotive Companhy (SIQUEIRA, 2009).
Mas,
o seu maior sonho era construir um carro de corridas para democratizar o
automóvel a baixo custo para que todo americano pudesse ter um. E logo,
surgiu o "Sweepstackes" com motor 8.8 l cilindradas o qual levou a
ser o vencedor da sua primeira competição automobilística. Depois veio o Modelo
Ford 999, e consequentemente a criação da Ford.
Em
1908 apresentou o famoso Modelo T, considerado avançado diante das outras
marcas e que em apenas 12 meses aproximadamente foram esgotadas as dez mil
unidades produzidas. Este foi o primeiro automóvel com direção à esquerda,
câmbio de engrenagem, duas marchas para frente, ré e estas para seu devido funcionamento,
o freio de mão deveria estar em uma determinada posição; porém o que tinha de
mais inovador era o acelerador, onde a alavanca fazia par com outra para
regular o motor e devido à aparência de um bigode, no Brasil foi
apelidado como de “Ford de Bigode”. (MANSUR, 2017)
Portanto,
mesmo com o passar do tempo o “Modelo T” não perde sua graça, sendo a menina
dos olhos de certos colecionadores, bem como apreciado por pessoas de todas as
idades, classes sociais, e deve ser é por isso que em 1999 foi eleito o “Carro
do Século" por um júri de 133 jornalistas”.
Logo, me inspirando nessa história, tive a
ideia de fazer uma homenagem a ele, já que e estamos na Semana do Meio Ambiente aproveito para expor mais essa ideia criativa.
Pintura em técnica mista, 95x68cm, exclusiva do nosso inesquecível "Modelo T", na cor vermelha, pintada a pincel e espátula com relevos, aproveitando as texturas do material dos “FILTROS AUTOMOTIVOS”, este que costumo trabalhar com muito entusiasmo.
Pintura em técnica mista, 95x68cm, exclusiva do nosso inesquecível "Modelo T", na cor vermelha, pintada a pincel e espátula com relevos, aproveitando as texturas do material dos “FILTROS AUTOMOTIVOS”, este que costumo trabalhar com muito entusiasmo.
Boa Semana Verde e muito obrigada!
Por
Lia Batista
BIBLIOGRAFIA:
Disponível
em: <http://wm1.com.br/cultura-auto/ford-t-primeiro-carro-do-mundo-produzido-em-serie-faz-cem-anos>-Acesso
em 02/05/2017
http://www.tecfil.com.br/> Acesso em
02/05/2017
.
Disponível em:
<http://www.tudodecarros.com/fabricantes-Acesso em 02/05/2017
Disponível
em:
<automoveis/ford/index.htmhttp://www.tudodecarros.com/fabricantes-automoveis/ford/index.htm>-Acesso em 02/05/2017
Disponível
em: <https://carrosantigos.wordpress.com/category/ford/> Acesso em 02/05/2017
Disponível
em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-geral/o-fordismo-modelo-t.htm>
Acesso em
02/05/2017
Disponível
em: https://www.flatout.com.br/volante-pedais-e-alavancas-uma-breve-historia-dos-comandos-modernos-nos-carros/
Acesso em 02/05/2017
SIQUEIRA,
J.P L,; Gestão de Produção
Disponível em:
<https://www.passeidireto.com/arquivo/18597781/gestao-de-producao-e-operacoes>
Acesso em 05/05/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário