quarta-feira, 13 de julho de 2016

MANDACARU NA PORTA

Mandacaru é uma planta conhecida como cardeiro e jamacaru. Pertencente a família das  Cactáceas, predominante do Nordeste, de alta resistência, que em época de seca serve de alimento para o gado, podendo chegar a cinco metros de altura. Suas flores simbolizam o fim da seca e isso é motivo de esperança e alegria para o sertanejo. Seus espinhos, a bem pouco tempo eram usados como suporte as tramas da renda de bilro sobre a almofada de palha, trabalho típico das rendeiras cearenses.
"A polpa do mandacaru é branca e apresenta pequenas sementes pretas. É bastante utilizada na alimentação por seu sabor, sendo útil para pessoas e aves da caatinga (periquito-da-caatinga, gralha-cancã). Seus frutos são de uma coloração violeta forte." Planta que representa a resistência e a sobrevivência do nordestino.
Disponível:< http://www.infoescola.com/plantas/mandacaru/>Acesso em 10/07/2016


 Detalhes à parte, o desafio dessa vez foi pintar um mandacaru em uma porta. Com todas as características de um cardeiro composto de espinhos, flores e frutos em meio ao sol estingante do Nordeste pintei (uma obra mista) na porta do CEU-Condomínio Espiritual Uirapuru. No local será implantado o Memorial Cearás, um projeto voltado para o turismo que retratará as riquezas e belezas do Ceará. http://ceufortaleza.org.br/
Fiquei lisonjeada com o convite e logo aceitei o desafio inovador. Logo, a porta do CEU será um marco inicial que conta com o apoio da REMES-Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis, na qual tenho orgulho em  participar
 como coordenadora de arte. Agradeço ao Sr. Fernando Paixão e a Geni Sobreira a confiança a mim concedida para executar tamanha obra.










                                               Coordenador do projeto  Fernando Paixão

Renda de bilro
Saiba mais: 

Hotel Recanto Wirapuru


Nenhum comentário:

Postar um comentário