É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

REVISTA JANGADA-ALA FEMININA CASA JUVENAL GALENO

No dia 27 de setembro de 2024, aconteceu na Casa de Juvenal Galeno o lançamento da Revista         Jangada número 37, ano XVII. Na ocasião teve três acontecimentos históricos relevantes:   aniversário de 188 anos do poeta Juvenal Galeno, a comemoração dos 105 anos de construção da Casa    de Juvenal Galeno e os 88 anos da ALA Feminina da Casa     de Juvenal Galeno. 

O evento contou com a presença massiva das mais diversas autoridades da confraria literária do Ceará, em especial a presença do Ex governador Dr. Gonzaga Mota, o diretor da Casa, Juvenal Galeno, Dr. Antônio Santiago Galeno, o escritor e poeta Batista de Lima, e a presidente da ALA Feminina, educadora e escritora Dra. Fátima Lemos. 

Em brilhante solenidade foram atrações: o Coro Lírico, Álvarus Moreno, regido pela confreira Auzeneide Cândido e a musicista confreira Ózia Carvalho. Nesta edição da Revista Jangada, a presidente da ALA Feminina, assumiu com entusiamo a editoração da mesma, inclusive adotando, o layout similar às edições anteriores que após o período de 21 anos de ausência no mercado editorial cearense, veio para encantar os saudosos e novos apaixonados por uma boa obra literária.

O objetivo da revista é a promover iniciativas que fortaleçam as discussões criativas, empreendedoras no universo feminino cearense, sobretudo incitando o debate social, cultural, e político na contemporaneidade, não esquecendo o contexto histórico e o legado cultural da riqueza da tradicional família Galeno. 

Entre a diversidade de publicações escritas nesta edição, tivemos temas livres, bem como homenagens as mais diversas personalidades literárias do estado e do Brasil, além de versos, prosas e poesias que enriqueceram essa edição. 

Logo, esta encantadora revista renasce após 21 anos seguidos de interrupção e eu sinto-me orgulhosamente honrada por ser uma das coautoras com prosa cujo título é "Bonecas da   Vó Luiza", que fala de uma centenária nascida em Banabuiú e que continua a produzir histórias para falar de resistência da mulher afro-brasileira, feminismo e preconceito racial.   

Gratidão a presidente Fátima Lemos e toda a equipe da ALA Feminina da Casa de Juvenal Galeno            pelo convite para colaborar com essa rica e histórica obra literária.

      

                           Presidente da Ala Feminina: Fátima Lemos e Lia Batista                
Imagem: Acervo pessoal, 2024

       
 Você sabia?
  • A Revista jangada n° 1 tem registo em dezembro de 1949 e teve Cândida Maria Santiago Galeno           como diretora Geral?        
  • Henriqueta Galeno foi a idealizadora e fundadora da ALA Feminina da Casa de Juvenal Galeno e            viveu entre 1887 a 1964?

  


sexta-feira, 11 de outubro de 2024

POEMAS SUTIS - HOTEL SONATA DE IRACEMA


             Este mês de setembro, precisamente, dia 08 de outubro de 2024, aconteceu o lançamento do livro de poesias “Poemas sutis” por Lia Batista na galeria de arte Ana Amélia no Hotel Sonata de Iracema em Fortaleza–CE. 

       O LANÇAMENTO

                O lançamento aconteceu em meio ao lançamento de duas exposições de artes plásticas simultâneas: “Artes sustentáveis” da artista visual Lia Batista  e   do artista plástico Napoleão Ferreira. O evento contou com a presença de amigos,  jornalistas, da presidente da AFELCE (Academia Feminina de Letras do Ceará) Elinalva Oliveira, conhecidos e hóspedes

      Além da música ao vivo, um acolhimento afetivo fez toda a diferença aos convidados.

          POEMAS SUTIS



Ilustradora-Maria Tereza Soares, Presidente da AFELCE - Elinalva Oliveira e Lia Batista - escritora
Imagem: Arquivo pessoal, 2024

O livro Poemas Sutis é uma obra literária que começou a ser escrita durante a pandemia da Covid 19, por  inquietação da escritora e poetisa Lia Batista, foi ilustrada por Maria Tereza Lima Soares e publicada pela  RDS Editora.

Nesse contexto, o livro mostra a importância de valorizar e refletir sobre as questões humanas, sobretudo, tenta levar o leitor a uma aventura poética sobre vivências, memórias afetivas e metáforas do cotidiano, promovendo o diálogo intimista com a própria essência.

Nesse resgate memorável, o leitor tem a possibilidade de compreender sobre a importância de olhar além do óbvio e, em algum momento, ver no exercício diário a poesia, a arte, a cultura e a natureza em tudo que nos cerca.


O livro de poesias mostra a importância de valorizar e refletir sobre as questões humanas, sobretudo, tenta levar o leitor a uma aventura poética sobre vivências, memórias afetivas e metáforas do cotidiano, promovendo o diálogo intimista com a própria essência.


 EXPOSIÇÃO ARTES SUTENTÁVEIS





Geni Sobreira (REMES), Ivana Bezerra (Hotel Sonata de Iracema), Napolião Ferreia (artista plástico)
Imagens: Paixão Barbosa 

A expsição de Artes sustentáveis de autoria de Lia Batista tem uma pegada ambiental onde o uso de materiais recicláveis faz parte dessa mostra inovadora. Foram utilizadas nessa produção, placas de ofuscação de TV, materiais eletrônicos, fios têxteis, pigmentos naturais, madeira, vinis e lacres de latinhas de alumínio, sendo também incluidas obras nomocromáticas relacionada aos aspectos culturais do nordestinos.

O objetivo é despertar a consciência ambiental, promover a reflexão sobre o descarte responsável em detrimento dos recursos naturais, bem como ter um olhar mais cuidadoso sobre os resíduos sólidos, a cultura local e os cuidados com o planeta Terra.


As obras abstratas foram produzidas gestualmente, ora com colagens, levando o apreciador a ver além do óbvio; tudo muito intuitivo.



INSPIRAÇÃO


O efeito espacial e sinestésico de algumas obras foi inspirado nos artistas Hélio Oiticica, Jackson Pollock, Sérgio Sacciloto nas transparências e no movimento da água e dos elementos da cultura nordestina e da natureza.


AGRADECIMENTOS

Meus parabéns e agradecimentos à REMES, toda a equipe de colaboradores do Hotel Sonata de Iracema e em especial à Ivana Bezerra pela gentileza de patrocinar esse evento tão acolhedor.


Portanto, ao vir para Fortaleza, aprecie as belas praias, acultura, a culinária local e seja bem-acolhido no Hotel Sonata de Iracema, que fica localizado na Av. Beira Mar, Praia de Iracema, Fortaleza–CE.


As belas obras estão disponiveis para apreciação e aquisição e o mais importante, parte da renda será revertida para o Lar Torres de Melo, aqui em Fortaleza.

"Poemas sutis" disponível para venda.

Adquira já o seu Poemas sutis.

Contato: Whats App: 85 986528770

instagram: @ecoarteliabatista

Em breve disponibilizaremos outros canais de venda.


 


EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO

A VERDADEIRAA HERANÇA ANCESTRAL

Título: Lavadeiras Acrílico S/ eucatex- 2014 Artista: Lia Batista Tamanho: 40x60cm Imagem: Disponível em:  https://br.pinterest.com/pin/5559...