É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.

segunda-feira, 7 de março de 2022

 DIA DA MULHER

Palestra: Eco Arte: Economia Circular na prática do empoderamento da mulher.



Comunidade Campos Novos: Imagem: Paixão-05 mar 2021


Roda de conversa: Despertando o empreendedorismo socioambiental



Russega (Aquiraz) Imagem: Paixão-27 mar 2021


Durante algum tempo o isolamento social e a transmissão do vírus da Covid 19, não permitiam encontros ou aglomerações. Esperamos que a partir deste momento comece a normalidade para que nossos encontros sejam mais calorosos, embora a virtualidade do mundo digital seja realidade e chegou pra ficar.

Durante esses dois anos de pandemia atendemos famílias inteiras e pessoas individualmente(com os devidos cuidados), demos orientação via redes sociais, atendemos por telefone, videos chamadas... Foram momentos difíceis.
Foram dezenas de chamadas de vídeos, lives, áudios e tudo mais, prestar serviço de solidariedade à pessoas que perderam empregos, fecharam seus negócios e perderam parentes por causa da Covid 19. Inclusive, eu perdi meu pai e uma tia.

Com essas pessoas choramos, nos desesperamos, ficamos confusas e muitas angústias sofremos juntos.
Aqui no ateliê Eco Arte, tivemos que buscar alternativas para continuarmos as aulas de uma maneira virtual. Muitas vezes fazíamos visitas à noite, entregávamos e pegávamos material para  que o trabalho das mulheres não parasse, bem como pegávamos e entregávamos as encomendas feitas por clientes via redes sociais.

Como geralmente trabalho com mulheres donas de casa/artesãs,  assessorá-las com os aplicativos foi um desafio a ser encarado. Muitas delas nem sabiam utilizar o Whats App. 
As aulas foram apresentadas por pequenas chamadas de vídeos para estimular a aprendizagem e trabalhar a autoestima, que por diversas vezes minimizava os transtornos causados pelo stress do isolamento social, violência doméstica e depressão sofrida por várias mulheres.

Eu mesma tive a grande perda do meu querido pai, Amadeu Corria Batista, um dos homens mais íntegros, solidário e humano; um paizão que era uma mãe. Diabético há três anos e fazendo hemodiálise, após ser sido hospitalizado, contraiu a Covid 19 no Hospital Geral Militar de Fortaleza (16/03/2021) e foi a óbito. Muito triste, mas tendo que consolar outras famílias sobrevivi. 

Após todo esse período, espero que o tempo se encarregue de amenizar as lembranças sombrias. 
Tentando ajudar e superar coletivamente esse período negro estamos de volta as nossas atividades ainda com as restrições e medias sanitárias impostas pela pandemia precisamos continuar.

Já agora esse mês de fevereiro iniciamos as primeiras rodas de conversas e palestras nas comunidades de Russega (Aquiraz) e Campos Novos(Fortaleza) esta última a convite da líder Fernanda Aline Barroso Celso, atendendo a REMES-Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis, na qual sou cofundadora desde 2003.

Acredito que esses encontros serviram para balizar  emocionalmente, psicologicamente e corroborar com essa nova fase experimental, quem sabe pós pandemia. 
Desde já agradeço a Deus, a minha família e amigos que colaboraram com nosso trabalho e  que os resultados sejam animadores  de agora por diante.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO

A VERDADEIRAA HERANÇA ANCESTRAL

Título: Lavadeiras Acrílico S/ eucatex- 2014 Artista: Lia Batista Tamanho: 40x60cm Imagem: Disponível em:  https://br.pinterest.com/pin/5559...