quinta-feira, 17 de março de 2022

ESPAÇOS INTEGRATIVOS



 A cada dia percebemos que a conexão entre ser humano e natureza precisa ser repensada na lógica educativa. A arte em sua dinâmica se reinventa para encarar esses desafios, não como algo novo, mas como necessidade de mudança contínua desde a ancestralidade.
Nessa lógica, descobrir novos parâmetros faz-se necessário para lembrar que o homem como agente integrador dessa construção, carece de estar conectado em seu próprio eixo de consciência. Nesse sentido, os espaços integrativos oferecem ao indivíduo condições de incrementar suas relações pessoais e interpessoais com os objetos de arte como símbolo imaginativo interagindo consigo mesmo e com o outro.
 Dessa maneira é possível perceber que as linguagens artísticas, sejam músicas, pintura, dança teatro, cinema, fotografia, arte digital, dentre outros, possibilita a prática integrativa dando evasão a outros discursos não se limitando as leituras teóricas, mas se complementado por si só.
“A expressão através da arte facilita a comunicação do que não cabe em palavras, a reorganização interna, a manifestação emocional, o autoconhecimento, as informações subconscientes, libertando a capacidade de pensar e sentir de modo criativo” (AZEVEDO, 2017).
E é nessa capacidade criativa que surgem às construções simbólicas para a formação das mais diversas “formas de expressão e manifestações culturais” inerentes a qualquer sociedade as quais se articulam de forma organizada para construir novos discursos e valores segam estéticos, ideológicos, políticos etc. para a conquista de novos espaços.  Logo “aprofundar” esse discurso pode interferir na “compreensão destes fenômenos” (ALVES, 2013).
No meu modo de pensar os contextos artísticos integrativos e arranjos produtivos em cultura são modos contemporâneos de apresentar e integrar as mais diversas linguagens artísticas (música, dança, teatro, pintura, arte digital, etc) em um mesmo senário ou contexto; sejam físico, virtual, tátil, que integrem com o imaginário coletivo onde há possibilidade de  experimentar  objetos de arte para novas vivencias sensitivas.
ITEM 2- MÚSICA BANDO DO SEU PEREIRA

É uma banda musical com 3 músicos que leva música e conscientização ambiental para regiões rurais. O grupo se apropriou da música em ritmo nordestino com princípios interventivos da permacultura para conscientizar as pessoas sobre as questões ambientais na região sudeste em época de desabastecimento (formado em 2014 em São Paulo) resolveu por a “mão na massa” para instalar caixas d’água e captar água da chuva juntamente com vizinhança.
Depois dessa atitude, o grupo resolvera colaborar com as vitimas da tragédia de Mariana (MG) para sensibilizar as vítimas com a com seu enredo musical a reorganizar suas vidas por meio das práticas da permacultura, com plantio da agricultura familiar nos espaços devastados pela lama, fazer intervenção e restauração de nascentes; pintura em murais restabelecendo espaços públicos de forma colaborativa. De forma que a linguagem musical deste grupo tem um compromisso com a defesa e o equilíbrio do meio ambiente.
INTERVENÇÃO DE ALEJANDRO CHELLET

Imagem:
Disponível em: <http://www.alejandrochellet.info/art-interventions.html> Acesso em: 14092019
Essa arte é criação do artista mexicano Alejandro Chellet, tem como tema “A casa do Fogo”. Compreende por uma intervenção feita por caule de bambu em uma paisagem da “Fundació L’Olivar em Alt Empordà, na Catalunha”. Representa o misticismo do poder do colono bem como homenageia poder do fogo do divino e seus dos seus avós, ao qual  reivindica territórios suscitando aos apreciadores a se conectar com a natureza e seus espíritos  (CHELLET, 2016).
BIBLIOGRAFIA
ALVES, F. G. C. B. Formas de Expressão Artística Integradas. 2. ed. Minas Gerais:
UAB/UECE, 2013.
CHELLER, Alejandro. Art Intervention, 2016.
Disponível em: <http://www.alejandrochellet.info/art-interventions.html> Acesso em: 14/09/2019.
AZEVEDO, Igor. Terapias Integrativas. 2017.
Disponível em: <https://www.igordeazevedonaturologia.com/arte-integrativa> Acesso em: 12/09/2019.

PACHECO, Elizabete. Grupo ensina a permacultura, a cultura da permanência. GLOBO NEYS.  VÍDEO




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