Ficha técnica:
Título: BRASIL
INCLUSIVO
Técnica: Acrílico sobre
tela
Dimensão: 55cmx90cm
(Bidimensional)
Ano: 2018
CATEGORIA: Pintura
PROCESSO
CRIATIVO:
Esta obra foi inspirada em rabiscos que haviam sido
guardados desde 2007 e que este ano resolvi por ocasião da Copa do Mundo
precisava aumentar a série “Cultura Brasilis” para uma exposição no North
Shopping Fortaleza. Foi produzida sobre lona de algodão água e tintas acrílicas
diluídas em água, levou cerca de dois dias para ser concluída. Para o
preenchimento da superfície foi usado pinceladas cheias e longas.
Pinceis utilizados foram do tipo chato número
12, 14 com cerdas duras e pincel N° 4 com cerdas macias para fazer finalização
dos alinhavos brancos. Também foram usadas cores quentes como: laranja e
vermelho; frias como azul e verde, marrom Wandick, verde oliva e verde folha com
leve sombreamento. As cores de fundo são chapadas e o sol com pequenos
sombreados nas personagens e no sol dando a impressão de raios intercalando o
amarelo e laranja com o branco. As
linhas de pesponto cadenciados é uma inspiração baseada na arte do couro de
Expedito Celeiro de Nova Olinda-CE.
CONCEITO DA OBRA
Em meio a tantas desilusões no mundo contemporâneo a
arte ainda resiste com sua poética, dentro de um lirismo que nos possibilita
inferir as práticas do sensível modo de pensar, seja por meio de protesto,
indignação ou até mesmo a busca pelo afeto, amor perfeito que nos sujeita a
reverenciar a plasticidade de obras de arte que nos comove intimamente como se
a prática artista estivesse encrustado no nosso pensamento ou tivesse feito
parte da subjetividade viva.
Distante do Paleolítico onde as cavernas com seus
lugares obscuros serviam de suporte para o que viria a ser “Arte” um dia, os
desenhos iconográficos nos inspira a um ritual criativo na construção e
descoberta do modo peculiar do fazer artístico na sociedade contemporânea.
Certamente a comunicação vem mudando ao longo dos séculos
fazendo com que o homem busque novas maneiras de dialogar com o outro. Se isso
é evolução eu não sei; todavia esse diálogo precisa ser entendido
explicitamente, coisa que na arte nem sempre isso é compreendido. Apesar desse
contraponto o sentimento do ser humano continua o mesmo em todas as épocas
embora a simbologia seja distinta. Se já no Paleolítico a arte rupestre era
produzida com ferramentas rudimentares, hoje as tecnologias digitais nos
apresentam novas possibilidades de construção imagética, porém o sentimento, a
percepção humana continua influenciada pela cultura visual do cotidiano de cada
civilização.
Nesse contexto, a sensibilidade se perpetua mesmo com
novos olhares e saberes que fazem do homem eterno dentro do seu contexto
social. Dessa forma, a arte resiste ao tempo provando que o amor e a inclusão do
outro nos estimula a continuar sensível.
Para tanto, a criação da obra “Brasil Inclusivo” vem
tratar dessas questões do cotidiano, da emotividade, da família, da inclusão e
da natureza humana.
É uma obra que foi inspirada em rabiscos que haviam
sido guardados desde 2007 e que este ano resolvi por ocasião da Copa do Mundo,
busquei aumentar a série “Cultura Brasilis” para uma exposição no North
Shopping Fortaleza.
O trabalho tenta trazer para o centro da discussão
um diálogo reflexivo com intimidade das questões socioculturais brasileiras, com
suas características étnico-raciais e ícones que remetem à seca, a pesca com devida
significância a resistência e continuidade ao serem colocadas linhas de
continuidade em cores tropicais delimitados por pontos brancos como se fossem
alinhavos.
Esta foi inspirada na arte do couro de Expedito
Celeiro de Nova Olinda-CE que surgiram a ideia dos alinhavos e seus contornos
de pontos sequenciados em branco que demarcam as formas curvilíneas crescentes, que
representam a expansão e a continuidade resistente da cultura brasileira;
Também pode ser simbolizada como uma colcha de retalhos que se move em torno da
imigração de vários povos por ocasião do descobrimento do Brasil e com mais
expressividade com o domínio português e a descoberta do ouro em Minas Gerais. De acordo com site Brasil
Escola (2018), “calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII
entraram só em Minas, mais de 900.000 pessoas”.
A obra Brasil Inclusivo
é um convite à reflexão sobre as nossas origens, as nossas limitações quanto são
inseridas a imagem do cego com bengala e sem óculos, do cadeirante e da mulher
gestante e da Iracema, ícone da representatividade indígena cearense do
escritor José de Alencar.
Nesse sentido, associar
que a obra pode se inserir em vários contextos aos quais os elementos visuais
instigam na leitura e compreensão é fato. É uma obra figurativa, contemporânea
que nos mostra a riqueza de detalhes desde a parte superior com viga sobre os
ombros das personagens adultas como se fosse um peso da responsabilidade, logo
á frente uma coluna que se caracteriza como uma limitação da diversidade e
regionalidades cultural do nosso povo.
Portanto, a presença da
Bandeira Brasileira é muito bem vinda nesse contexto, pois simboliza muito bem
essa classificação pictórica, a qual a tornará como uma obra sempre atualizada
diante da brasilidade consoante idealização das riquezas, que nos destinam para
promoção da autoconfiança, do sentimento de brasilidade, a resistência e o
orgulho que se sobrepõem as demais questões.
Assim, essa obra pretende inferir a
reflexão sobre o nosso cotidiano, a diversidade sociocultural para que tenhamos
uma cidadania plena de direitos e respeito ao próximo.
OBS: A ANÁLISE DA OBRA SE DEU A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA ARTISTA,
PODENDO SER AMPLIADA POSTERIORMENTE.
Por: Lia Batista
Fonte:
ESCOLA, Brasil.
Imigração no Brasil.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm>
Acesso em: 01//112018
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