quarta-feira, 15 de novembro de 2017

I MOSTRA ECO ARTE-CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE



No mês de outubro do dia  17 a 21, o Centro Cultural Banco do Nordeste abriu espaço do seu hall, para a I MOSTRA ECO ARTE. Uma exposição coletiva de mulheres que fazem artesanato ecológico, artes plásticas, sabão caseiro a partir do óleo saturado oriundo de frituras.  O evento teve a duração de cinco dias na rua Conde D'Eu, 560 no Centro de Fortaleza-CE



Além da mostra e venda de peças o principal foco foi instigar os visitantes e funcionários da instituição para as questões de conscientização ambiental, os cuidados com o descarte e o consumo consciente. Na ocasião foram feitas ações concretas com destinação correta de resíduos de móveis para várias entidades e associações de Fortaleza. 



Além da destinação correta dos resíduos a participação da meninas da Remes-Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis foi marcante, mostrando seus produtos e a criatividade de como transformar "lixo" em economia criativa. Assim, os potes de margarina e sorvetes, discos de vinil, óleo saturado, retalhos, filtros automotivos, escamas de peixes, etc. foram as estrelas dessa mostra.




 Bonecas com potes de margarinas e sorvetes-Artesã Ana Pinheiro


Quadros de madeira de demolição


Disco de vinil e EVA-Artesã Graça



Pintura em disco de vinil-Lia Batista






 Luminária e bolsas de Filtro de Ar automotivo-Artesã Edilene



Música ao Vivo



Lurdinha linhares do Sesc


Presença do professor e produtor Cultural Paulo Rocha que abrilhantou nosso evento.

https://www.facebook.com/Prof.PauloRocha.9275439?hc_ref=ARRZ22bXa_FucGdq8q5u7Sl_SB0LIKtMIt8WF3Su5tIyw0BKGSTnbXs2UobGtiao42s&fref=nf&pnref=story

Arte na Gaveta

Por ocasião do descarte várias gavetas de móveis de escritórios que seriam descartadas, foram  transformada em arte com a temática regional nordestina. Como você pode ver, foi feito uma performance ao vivo improvisada. Uma escada de alumínio serviu de cavalete e a obra foi acontecendo na presença dos visitantes. 




Para interagir com a obra de arte algumas pessoas, como as expositoras e artistas plásticos que estavam no local também deram suas contribuições nesse trabalhos de interatividade e desconstrução do lixo em arte.





 Marcos Antonio voluntário e Leonardo Artista plástico


Deusdedythe tyrol-Mestre da cultura popular-

Disponível em; <https://www.facebook.com/search/top/?q=deusdedythe%20tyrol> Acesso em 15/11/2017






                                      Pintura de cartões de natal-Por Edilene e Marcos Antonio


As gavetas foram pintadas em acrílica com temas regionalista da cultura tipicamente cearense utilizando colagem com aplicações de renda das artesãs da Prainha-CE.
Hilda Martins-https://www.facebook.com/hilda.sousa.589





Pintura regionalista representando os fósseis do Cariri.

Para onde foram as gaetas pintadas? Foram disputadíssimas.Assim, para quem presenciou essa performance, vai ver a gaveta com outros olhos, os olhos da arte e responsabilidade ambiental. Aqui deixo meus sinceros agradecimentos a todos os funcionários do Centro cultural Banco do Nordeste pelo acolhimento e a atenção dispensada a nossa equipe de mulheres da Eco Arte, bem como ao senhor Maurício, gerente administrativo.


Por Lia Batista


 Bibliografia:
CCBN-Centro Cultural Banco do Nordeste
Disponível em: <https://www.bnb.gov.br/centro_cultural_fortaleza/apresentacao> Acesso em 15/112017
Rendeira Hilda Martins:
Disponvíel em: <https://www.facebook.com/hilda.sousa.589> Acesso em: 15/11/2017.
Deusdedythe tyrol-Mestre da cultura popular-

Disponível em; <https://www.facebook.com/search/top/?q=deusdedythe%20tyrol> Acesso em 15/11/2017





Nenhum comentário:

Postar um comentário