Ainda hoje podem existir
pessoas com mentalidades semelhantes aos homens da idade arqueológica. Pessoas
estas que provavelmente ainda não tiveram contato com o mundo tido como “civilizado”,
a exemplo das tribos de índios da região do Amazonas, onde a capacidade mental
supõe-se ser semelhante aos homens do Neolítico europeu, pois continuam vivendo
em desigualdade no tempo e no espaço, semelhantemente aos homens dos períodos
Neolítico e Paleolítico (BARROSO,2011).
Imagem:
Acesso em: 15/11/2017
Diante
disso, vale salientar que esse homem é passível de conseguir subsistência
diferenciada do homem dito “moderno” preservando suas origens, seus hábitos, pois
por meio de sua arte tende a provocar encantamento, representação da natureza,
do cotidiano e sua comunicação ocorre de forma condizente com seu contexto
cultural. Assim, a complexidade da arte pré-histórica deixa seu legado, pois
esta não se deteve a valoração, mas ela termina em relativizar a divisão entre
a arte pré-histórica e a arte histórica incluindo as artes gregas e ocidentais.
Só para enfatizar que os artistas das cavernas paleolíticas abordavam em
suas pinturas elementos da natureza, animais, dominavam a perspectiva,
sombreamentos, cores, em uma impressão visual com a e de complexidade peculiar com
exuberância impar e criativa dentro das circunstancias muitas vezes produzidas
à luz de tochas, diferentemente do impressionismo, pois se apropriavam de materiais
rudimentares e em posições provavelmente incomodas.
A relação entre homem e natureza no período Neolítico ao Leste da
Espanha em direção ao Norte da África e de lá ao Oriente esses
indivíduos levaram a adotar novas formas de pintura, onde passou a ser
utilizados enfeites corporais e vestimentas que abusassem das cores, de adornos,
como braceletes produzidos com contas, cascas de ovos raízes, etc. e sua arte
era expressa em intenso movimento, com porte de arco e flechas, vários animais, ritos
sacrifícios, danças em os movimentos eram intensos. Essas prática se estenderam pelas regiões
equatorianas sob o domínio das mulheres. A população era praticante da caçava
com bumerangues, clavas e arcos, pescavam com arpões, os homens enfeitavam seus
órgãos genitais e as mulheres vestiam longas sias coloridas.
Para
Kohler,
(1927, p. 95, apud BARROSO, 2011, p.
51) a relação entre
homens e animais segundo relato, sobre o chimpanzé, eu achei interessante
quando aborda o encantamento com objetos, a alegria de viver por meio das danças
e ritmos como fosse uma brincadeira passando para o grupo em forma de
coreografia. Dessa forma outros animais também foram domesticados e serviram de
transportes, alimentação, instrumentos de trabalho, tornando-se um instrumento
de transformação.
Vídeo:
<https://www.youtube.com/watch?v=4i_5og3GtyQ> Acesso em: 15/11/2017
Diante dessa sociedade caçadora é possível entender as origens da arte onde elas retratam as relações espirituais e o encantamento mítico, rituais, imagens sobre natural do Paleolítico em busca do divino. As origens da arte estão ligadas aos rituais do Paleolítico Superior e ao Neolítico, logo a estética apresenta-se como um instrumento resultante da sensibilidade, por isso que a magia está ligada a arte, logo o ver artístico desse indivíduo parte da sensibilidade, onde há uma associação de ideias lógicas. Pois o modo como o artista enxerga o mundo tem uma abordagem técnica, que muitos acreditam ser uma forma de conhecimento, tanto na visão do mágico como na visão do xamã.
<https://www.youtube.com/watch?v=4i_5og3GtyQ> Acesso em: 15/11/2017
Diante dessa sociedade caçadora é possível entender as origens da arte onde elas retratam as relações espirituais e o encantamento mítico, rituais, imagens sobre natural do Paleolítico em busca do divino. As origens da arte estão ligadas aos rituais do Paleolítico Superior e ao Neolítico, logo a estética apresenta-se como um instrumento resultante da sensibilidade, por isso que a magia está ligada a arte, logo o ver artístico desse indivíduo parte da sensibilidade, onde há uma associação de ideias lógicas. Pois o modo como o artista enxerga o mundo tem uma abordagem técnica, que muitos acreditam ser uma forma de conhecimento, tanto na visão do mágico como na visão do xamã.
Dai o homem selvagem podia
alcançar outros significados e viver em paz com seus espíritos na construção
dos conhecimentos resultando no acúmulo de saberes que se assemelha se toca o
tempo todo como um grande ser vivo. Assim, o pensamento mágico corresponde a
uma necessidade do ser humano em observar as leis da magia que se aplicam a
percepção estética, pois esta colabora com a subjetividade dessa forma ele pode
experimentar, provar, analisar e tirar suas próprias conclusões, fazer e refazer
o seus experimentos até chegar a uma conclusão.
Para alguns
antropólogos, existem variações nessas leis. A “lei da contiguidade ou contato,
a lei da contiguidade ou do contato; a lei da similaridade, da semelhança ou
similitude; e a lei do contraste ou do contrário”. Vale salientar que no
processo mágico as “leis da contiguidade e da similitude se podem ser fundidos
e atuarem concomitantemente através de metáforas e imagens das mais diversas”.
De acordo com o autor,
a força magnifica pode está associada à natureza do divino, ligada ao coletivo
nos mais diversos povos de maneiras diferentes e que “o mana” exerce uma energia
cheia de espiritualidade, sem necessariamente se confundido com o “espírito do
modo geral”. Assim, a magia ou mana tem sentido de quem é carismático, ou alguém
que age magicamente e pode ser relacionado ato de um ao pajé, que quando se
manifesta materialmente é considerado a alguém especial dentro da comunidade e
pode ser atribuição ao homem moderno. Logo, pode usar de artifícios e máscaras
para exercer suas atribuições e técnicas de encantamento, sendo essas máscaras utilizadas com várias significações
dentro dos ritos coletivos, onde dançam e cantam durante toda a noite
durante os rituais. Todavia a intensão é estar em uma presença ausente, em uma dimensão outra que
não a dos mortais. Assim, as máscaras ainda podem significar mudança, renovação da vida de um membro,
podem ser usadas, não apenas como um adereço para o rosto, mas um elemento de renovação
cósmica dentro de uma sociedade.
Em outra ocasião ela procura a esconder a identificação do
indivíduo, para que não seja percebido pelo outro, em forma de um ser invisível,
dando a impressão que este fosse voltado para si mesmo, sem deixar transparecer
os traços do portador, perpassando a característica de neutralidade e
“comumente concebidas como origem divina”.
Existe também o uso das
máscaras-vestimentas confeccionadas com materiais retirados da natureza, como:
plumagens, peles ossos, tinturas, etc., comum nos índios brasileiros. Dentre
outros disfarces, também pode ser associada para encantar os desses, ou seja, para
aqueles que ainda não o são, pois durante os rituais recebem entidades mentais
e objetos carregados de poderes mágicos.
Além dessas atribuições
existem as máscaras grotescas, amedrontadoras, monstruosas, aterrorizantes como
as de Górgona que aparece na Grécia clássica, com destaque nas encenações dos
chamados mistérios, através da figuração do demônio onde as máscara diabólica
de natureza infernal, usa o tridentes para a tortura demoníaca fora do universo
celeste.
Por Lia Batista
Bibliografia:
BARROSO, Osvaldo, Antropologia da Arte, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD/UECE), 2. Ed, 2011.
Imagem:
Acesso em: 15/11/2017
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