Dentre tantas formas de
arte, a pintura é uma forma de expressão artística que agrega valor dentro da
escola, tendo em vista que pode ser usada como ferramenta educacional de grande
relevância, pois é uma prática lúdica e dinâmica que desperta interesse de qualquer
criança e em qualquer idade. Além, de ser um recurso didático interdisciplinar,
ele ajuda a melhorar os aspectos cognitivos, bem como a compreensão, a sensibilidade,
promove o intercâmbio sociocultural, a relação com o tempo real e em qualquer
momento.
Com as práticas do
desenho e da pintura o Arte-educador pode incitar o aluno à percepção visual
mais reflexiva, despertar habilidades artísticas e manuais, melhorar a autoestima,
desenvolver estilo e traços próprios, bem como promover significativas experiências,
dentro e fora do ambiente escolar.
Por intermédio da
pintura, o aluno é intuído a representar graficamente o seu imaginário, e é por
meio desse olhar perceptivo que a capacidade de alcançar esteticamente seus anseios
de observador provoca sensações de impulsos individuais, nos quais muitas vezes
levam a perplexidade, podendo ser crítico baseado em suas próprias experiências
ou levado pelo olhar momentâneo do real ou do imaginário.
Além das práticas
artísticas de sala de aula como os alunos com materiais como, tintas e pincéis,
é interessante que o professor elabore exposições em sala, apresente imagens
diversas e promova aula de campo em espaços culturais existentes em diversos
pontos do bairro ou cidade. Existe também
a possibilidade de conduzi-los virtualmente a outros ambientes por meio
digitais. Isso trará aos alunos o impulso de um olhar atencioso que vai além do
modo físico da visão, com isso a maneira de expressar-se fortalece o imaginário
contribuindo ricamente para a ampliação do conhecimento, engrandecimento psicológico,
emocional e intelectual.
Com o trabalho da arte
da pintura, o aluno passa a ter um olhar interpretativo mais aprimorado do
mundo, mais seletivo através dessa contemplatividade. Logo, ele será capaz de olhar um objeto ou uma
obra de arte de forma mais intensa e fazer uma leitura parcial ou mais profunda.
Diante dessa capacidade ele perceberá a diferença entre a emoção e a razão sem,
contudo esquecer a sua individualidade e sua importância dentro do contexto
social.
Portanto, o
esforço de cada um é sempre recompensado quando há envolvimento de relação,
criatura e criador, mesmo que isso signifique pouco interessante, a princípio. Insistir
nessa narrativa dentro do processo educativo pode levar a grandes descobertas
inventivas e interativas entre os próprios alunos levando a resultados imensuráveis
mediante o esforço e boa vontade de cada um.
Assim, a
representação da natureza do belo poderá estar em qualquer lugar e a qualquer
hora diante da reflexão subjetiva do aluno que desenvolve a criticidade por meio do olhar
profundo do que se ver ou do que se imagina.
Por Lia Batista
Por Lia Batista
BIBLIOGRAFIA:
Imaens:
https://br.pinterest.com/pin/773915517186242940/Imaens:
Aprender a pensar é descobrir o olhar.
Da Autora: Márcia Tiburi
O que é sensibilidade? Da
Autora: Márcia Tiburi
Educar com Imagens:
múltiplos tempos e interpretação Do autor:
Raimundo Martins
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