segunda-feira, 16 de março de 2015

"ECOARTERAPIA"







Esta semana recebi no ateliê uma paciente colostomizada vítima de um erro médico no parto, há mais de dois anos. Devido a vários problemas familiares e o agravamento da cirurgia, dos sintomas, questões financeiras,  encontrava-se bastante deprimida, por não ter em vista uma solução por parte do Sistema  Único de Saúde, que não dá esperança de quando reverterá esse quadro, pois continua em fila de espera. 
Chegando no ateliê entreguei um pincel, tinta e um disco de vinil com base branca para ela fazer uma ecoarte. 
Essa" ECOARTERAPIA".
permitiu-lhe a mudança de humor estabilizando seu estado emocional significativamente. Expus as eco artes do ateliê pra ela e as possibilidades econômicas e criativas que podemos obter a partir do descarte de resíduos feito pela população.
 Depois de algumas orientações sobre técnicas de pintura ela elaborou essa bela mandala e ficou super feliz. Com mais essa experiência dentre tantas outras, aproveito o neologismo de Geni Sobreira, presidente da Amorbase ( Associação dos Moradores do Bairro Serrinha) e conclui o seguinte: 

"ECOARTERAPIA":

É A MANEIRA SINGULAR DE TRATAR,  PROMOVER E INTEGRAR O INDIVÍDUO AO MEIO AMBIENTE  POR MEIO DE QUALQUER TIPOLOGIA DE ARTE, NO INTUITO DE REVITALIZAR O BEM ESTAR E A ENERGIA CRIATIVA SEM SE PREOCUPAR COM  A ESTÉTICA, TENDO COMO VISÃO A SUSTENTABILIDADE  AMBIENTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário