É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

REDE SEM FRONTEIRA NO NORDESTE


            

Rede Sem Fronteiras é    uma  organização   da sociedade civil com sede em  Lisboa,  organizada por  governos,      nos  locais e academias   literárias  que articulam em prol da   cultura lusófona e da língua  portuguesa   na  defesa  dos  direitos  de pessoas refugiadas, imigrantes, estando presente em mais de 30 países. Em grande estilo, em comemoração ao "Jubileu de Estanho" (10 anos), estive participando da Convenção Internacional da Rede Sem Fronteiras, sendo, portanto, finalizada nos dias 19 a 25 de agosto de 2024, no Nordeste brasileiro; em Mossoró (RN) aconteceu o enterramento da Cápsula do Tempo no Museu do Sertão, que será aberta após 50 anos.

Em Fortaleza (CE) um dos palcos do evento foi no clube Náutico Atlético Cearense, com apresentações culturais, Feira Literária e de Empreendedorismo, saraus, dentre outras atividades, reunindo representantes de vários países. 

Por ter me tornado membro oficial, colaborei como parceira representando o Museu do Caju do Ceará, onde fiquei responsável, juntamente com Rosa Virginia, secretária da ALMECE (Academia de Letras dos Municípios Cearenses), pela pasta de ornamentação e na organização da Feira de Empreendedorismo.

Durante seis meses, produzi, juntamente com algumas parceiras da Eco Arte, a decoração com mini esculturas de cajus, com foco no reaproveitamento de materiais que seriam descartados no meio ambiente. Assim, foram confeccionadas 150 almofadinhas de cajus que serviram para a decoração do  palco  e da mesa da recepção. 

                                        

No encerramento, além das apresentações artísticas e dos empreendedores (dia 23), foram entregues certificados de participação para expositores, escritores, bem como premiações a escritores vencedores de concursos literários, escolas e instituições presentes.

 

                                         


Portanto, agradeço à Rede sem Fronteiras e à presidente Dyandrea Portugal por conceder-me mais essa experiência, além das homenagens concedidas pela ALECE (Assembleia Legislativa do Estado do Ceará), em comemoração aos 10 anos da Rede Sem Fronteiras, o selo oficial comemorativo e o Troféu Cultura Sem Fronteiras que foram entregues no Espaço Atheneè (Lullas Buffet) em cerimônia de gala na noite de 25 de agosto.





Fonte: 
Imagens: acervo pessoal, 2024.























EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO

A VERDADEIRAA HERANÇA ANCESTRAL

Título: Lavadeiras Acrílico S/ eucatex- 2014 Artista: Lia Batista Tamanho: 40x60cm Imagem: Disponível em:  https://br.pinterest.com/pin/5559...