É um projeto de empreendedorismo socioambiental, atuante no campo das Artes Visuais, escrita criativa (prosa e verso), economia circular e práticas ESG. Objetivo: fomentar práticas de empreendedorismo socioambiental com mulheres periféricas por meio da cultura visual fortalecendo o potencial criativo com foco no meio ambiente. Atividades: Exposições de arte, oficinas de pintura, artesanato ecológico, customização, palestras sobre educação ambiental e empoderamento feminino.

terça-feira, 31 de maio de 2016

PORTA LIVROS DE MESA








As bibliotecas são espaços importantes na formação do aluno. Dentro da escola as bibliotecas tornaram-se um espaço pouco atrativo, sombrio, onde escondem os livros como se fossem intocáveis. Se queremos uma sociedade  capaz de interagir de forma  crítica para o enriquecimento de saberes, por que estes livros estão envoltos, e bem guardados em prateleiras escolares? Por que as bibliotecas não exercem atratividade para muitos estudantes? Será que não estar na hora de rever essas estratégias e tornar a arte da leitura menos enclausurada?  
A  Biblioteca  de Alexandria, considerada a maior da antiguidade, os papiros e livros tinham a missão de guardar, conservar e disseminar valores culturais da antiguidade e que foram perdidos por um incêndio, cujo mistério perdura ainda hoje.  


História da biblioteca à parte, o certo é que com o advento da internet a revolução das bibliotecas terá uma  história pra ser escrita, já que  os livros virtuais são tendencias fortes que envolvem discussões sobre o futuro convencional das mesmas.
Se´ra que os livros impressos vão acabar?
"De acordo com  O médicohistoriador e egiptologista árabe Abd-aI-Latif (1162-1231) afirma que a biblioteca foi destruída por Amr por ordem de Omar".

Com tantas novidades tecnológicas e a crescente preocupação ambiental, é certo que as bibliotecas terão que ser reformuladas para atender a exigencia do mercado e ao novo perfil de aluno do século XXI.
Mas emquanto isso não acontece, os queridos livros impressos estão ai para deleite dos que dos que gostam de folheá-los e sentir o cheiro característico de tinta gráfica e do papel novo.
Assim, já que eles ainda reinam entre as prateleiras juntos aos Smarttfones, notebooks e computadores, nada melhor que procurar incentivar nossos filhos a prática salutar da leitura seja de qual forma for. Diante desse contexto, os espaços de leitura devem exercer um diferencial interativo, ambientação em cores vibrantes, m[usicas, instrumentos sonoros, cafezinhos, chocolates, oficinas de arte, acentos confortáveis a fim de convidá-los a mergulhar no mundo mágico da leitura.
Por esse motivo, trabalhar com materiais provenientes de reaproveitamento de resíduos sólidos é uma maneira de fomentar as práticas sustentáveis aos estudantes. Partindo desse princípio, nada melhor que  incentivar a criar seu próprio espaço de leitura. a criação do porta livros ecológico tem essa proposta, explorar uma leitura as potencialidades do leitor, não só virtual, mas também uma releitura ambiental e sustentável no intuito de promover uma economia criativa de forma maciça e explorar as habilidades individuais e coletivas no ambiente escolar.


Portanto, este porta livro deverá fazer parte do ambiente de leitura da Multiteca-Cascavel, que será fixado no centro de uma mesa onde o aluno pode visualizar, tocar, organizar e sentir uma maior intimidade com os livros, como fosse uma peça decorativa.

 Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Destrui%C3%A7%C3%A3o_da_Biblioteca_de_Alexandriahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Destrui%C3%A7%C3%A3o_da_Biblioteca_de_Alexandria




terça-feira, 17 de maio de 2016

Prêmio Você Empreendedor - 4ª Edição











O Prêmio Você Empreendedor a cada ano se reafirma como uma valorosa  forma para homenagear e incentivar  a atuação dos empreendedores cearenses que foram destaques nos negócios.O Prêmio conta com a parceria do Diário do Nordeste e do (EGES) Escritório de Gestão de Empreendedorismo e Sustentabilidade do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão da UNIFOR (Universidade de Fortaleza). 
Logo na abertura, o discurso caloroso do Professor Rogério Barros coordenador do EGES a professora Candice Graziani, mostrou que o empreendedorismo é uma tendência que deve estar presente em todos os setores da sociedade. 
Porém, quem abrilhantou o evento além dos premiados foi o empresário Afrânio Barreira que com simplicidade usou de sua maestria para falar de sua empreitada empreendedora de sucesso. Relatos importantes desde sua formação de engenheiro, de suas escolhas e da gestão inovadora,  que levou ao fantástico crescimento da rede de restaurantes Coco Bambu em todo o pais, bem como a sua ousadia de adentrar o mercado internacional.  
Para surpresa nossa, a Eco Arte Lia Batista ficou entre as dez empresas agraciadas com Menção Honrosaa qual nos convida. cada vez mais buscar inovação e continuar nessa empreitada pela responsabilidade socioambiental a qual nos foi confiada.   
Assim, de antemão, agradeço a todos os colaboradores que contribuem para que esse projeto tenha saído do papel e virado realidade.

Fontes:


http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/72/noticias/contra-a-mare

 http://voceempreendedor.diariodonordeste.com.br/app/uploads/2016/02/REGULAMENTO_Premio_Voce_Empreendedor_2015_V21.pdf





sexta-feira, 6 de maio de 2016

Mulher de sombrinha


Olá pessoal!




A obra Mulher com sombrinha de Claud Monet, um dos quadros impressionistas mais famosos do mundo,  perpassa  ao observador uma incerteza e permite-o mergulhar na dialética em busca de respostas para suas incógnitas (DE PAIVA).

Acredito que todo artista plástico pintou ou pretende pintar um quadro com esse tema.
Foi  a partir desse princípio que já fiz várias obras com mulher de sombrinha e sempre é me surpreendo com os elogios.  Esta é  mais uma das telas em óleo que considero única pelo fato de provocar o observador e convidá-lo a mergulhar intimamente no tema. 
O universo das incerteza que paira sobre
as perspectiva que são apresentadas no contexto, tentam convidar o observador a  descobrir as incógnitas no entorno da figura principal. 

Assim, aconteceu na execução dessa obra... pinceladas fortes, traços espatulados e muita luminosidade acompanharam os todo o percurso dessa tela, o que a torna no estilo peculiar.
Não sei qual o nome dela, muito menos conheço sua face,  sei que não é Camille, muito menos a Madame Monet, mas existe um  mistério nesse dia chuvoso que promoveu um show de luz que incita a sensação visual de querer descobrir as incógnitas, sempre  que olhar para esta tela.
Se quiser saber mais sobre a obra A mulher com sombrinha de Monet, acompanhe com LuDiasBH.

Fontes:
Acesso em: <http://virusdaarte.net/monet-mulher-com-sombrinha/>





Tipos de pinceladas

Escrito por Phil Whitmer Traduzido por Allisson Ester De Paiva.

Disponível em <http://www.ehow.com.br/tipos-pinceladas-info_29680/> Acesso em 27/04/2016

EMPREENDENDO COM O "LIXO" AUTOMOTIVO

A VERDADEIRAA HERANÇA ANCESTRAL

Título: Lavadeiras Acrílico S/ eucatex- 2014 Artista: Lia Batista Tamanho: 40x60cm Imagem: Disponível em:  https://br.pinterest.com/pin/5559...