quarta-feira, 19 de abril de 2017

ADRIANA VAREJÃO-PAREDE COM INCISÕES A LA FONTANA II

   


Imagem:
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/02/tela-de-varejao-e-obra-de-um-artista-brasileiro-vivo-mais-caro-da-historia.html

Título: Parede com Incisões à La Fontana II
Autor da obra: Adriana Varejão
Data: 2001
Dimensão: 180.00cm x 250.00cm
Técnica: Óleo sobre tela e poliuretano em suporte de alumínio e madeira
 Adriana Varejão é artista plástica contemporânea nascida no Rio de Janeiro em 1964 passou a infância em Brasília e no Rio de Janeiro ingressou no curso de engenharia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em 1981 abandonando no ano seguinte após 2 anos resolve estudar nos cursos livres na escola de Artes Visuais do Parque de Lages (RJ)  fez sua primeira exposição individual em 1988, na galeria Thomas Cohn. A artista se consagrou devido suas obras de arte serem relacionadas a peles vísceras rasgadas, canibalismo, esquartejamento e azulejaria. A artista vem ganhando cada vez mais espaço e é uma das artistas brasileiras de mais destaque na cena contemporânea, no Brasil e exterior.
"Parede com incisões a La Fontana II" é uma das obras principais da artista e foi leiloada em 2011, na Christie’s de Londres e foi tida como a obra mais cara de um artista brasileiro vivo. E atingiu cerca de R$ 2,72 milhões, incluindo a comissão do leiloeiro. A obra apresentada segue uma tendência contemporânea por se interessar em mostrar as verdades do inconsciente que levam a seguir variadas linguagens e a constante experimentação de novas técnicas para atingir novos olhares, conceitos e hábitos artísticos com forma bidimensional, linhas verticais e horizontais com cores complementares como vermelho, vinho, contrastando cores neutras como o preto, branco e cinza. Para a produção dessa obra de arte Adriana Varejão teve como inspiração Goya e Lúcio Fontana.
 Na obra citada a artista presta uma homenagem a "Lucio Fontana (1898-1968)-Pintor, escultor e ceramista nascido em Rosário na Argentina. Desenvolveu sua carreira na Itália.  Suas obras após 1960 foram monocromáticas cortadas ou furadas sendo denominadas de Conceito Espacial, dai transformando-se em trabalhos bidimensionais". (ARTARTE, 2017)
A obra de arte “Parede com incisões à La Fontana II”, apresenta visualmente uma parede com azulejos acinzentados na composição há uma série de linhas verticais e horizontais que impressionam quanto à continuidade, cuja proposta é fazer referência azulejos, a arquitetura, construções, habitação em que abrigam o inconsciente, a intimidade; o acinzentado predominante reflete a um sentimento nebuloso, enquanto a pureza da luminosidade que parte de leves pinceladas de branco contrasta diretamente com o volume e a cor vermelha da carne exposta em seis rasgos na vertical com diferentes dimensões na parte central da tela.  Os rasgos parecem ter sido feitos com um objeto perfurante, como faca ou estilete e dentro das incisões observa-se uma textura de cor vermelho escuro, imitando vísceras escapando nos relevos saindo do interior da parede.  No lado superior esquerdo existe um pequeno furo e em alguns pontos pequenas manchas aparentando vestígios de sangue, como que tocado por alguém. Próximo aos rasgos algumas pinceladas na cor branca provocam maior luminosidade, o que dá mais volume às bordas das fissuras.
De acordo com minha percepção tenho a impressão que a artista ao mostrar as vísceras rasgadas, pretende levar o apreciador a refletir sobre a dor, as relações interpessoais do individuo tal qual o grau de intimidade que pretendemos ter com o outro ou com nós mesmos, ou representação da intimidade por traz de uma parede. Essa dialética obedece a um discurso subliminar com característica pragmática, com funções latentes manifestas onde há integração com o reforço de instigar as emoções e valores afetivos. Portanto, eu enquanto apreciador tive uma sensação extremamente repugnante e asquerosa, que provoca um sofrimento psíquico muito forte de profunda dor.

Por: Lia Batista
Bibliografia:
https://www.youtube.com/watch?v=8c-5bXV7u8g- em 10/04/2017

http://www.ava.uece.br/pluginfile.php/44327/mod_assign/intro/Topico-01.pdf- em 10/04/2017




Saia mais:




Fontes: 
 http://arteseanp.blogspot.com.br/2015/02/lucio-fontana.html
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/02/tela-de-varejao-e-obra-de-um-artista-brasileiro-vivo-mais-caro-da-historia.html Acesso em 12/04/2017
https://www.youtube.com/watch?v=8c-5bXV7u8g acesso em: 12/04/2017

quarta-feira, 12 de abril de 2017

PINTURA NO AMBIENTE ESCOLAR






Dentre tantas formas de arte, a pintura é uma forma de expressão artística que agrega valor dentro da escola, tendo em vista que pode ser usada como ferramenta educacional de grande relevância, pois é uma prática lúdica e dinâmica que desperta interesse de qualquer criança e em qualquer idade. Além, de ser um recurso didático interdisciplinar, ele ajuda a melhorar os aspectos cognitivos, bem como a compreensão, a sensibilidade, promove o intercâmbio sociocultural, a relação com o tempo real e em qualquer momento.
Com as práticas do desenho e da pintura o Arte-educador pode incitar o aluno à percepção visual mais reflexiva, despertar habilidades artísticas e manuais, melhorar a autoestima, desenvolver estilo e traços próprios, bem como promover significativas experiências, dentro e fora do ambiente escolar.
Por intermédio da pintura, o aluno é intuído a representar graficamente o seu imaginário, e é por meio desse olhar perceptivo que a capacidade de alcançar esteticamente seus anseios de observador provoca sensações de impulsos individuais, nos quais muitas vezes levam a perplexidade, podendo ser crítico baseado em suas próprias experiências ou levado pelo olhar momentâneo do real ou do imaginário.
Além das práticas artísticas de sala de aula como os alunos com materiais como, tintas e pincéis, é interessante que o professor elabore exposições em sala, apresente imagens diversas e promova aula de campo em espaços culturais existentes em diversos pontos do bairro ou cidade.  Existe também a possibilidade de conduzi-los virtualmente a outros ambientes por meio digitais. Isso trará aos alunos o impulso de um olhar atencioso que vai além do modo físico da visão, com isso a maneira de expressar-se fortalece o imaginário contribuindo ricamente para a ampliação do conhecimento, engrandecimento psicológico, emocional e intelectual.
Com o trabalho da arte da pintura, o aluno passa a ter um olhar interpretativo mais aprimorado do mundo, mais seletivo através dessa contemplatividade.  Logo, ele será capaz de olhar um objeto ou uma obra de arte de forma mais intensa e fazer uma leitura parcial ou mais profunda. Diante dessa capacidade ele perceberá a diferença entre a emoção e a razão sem, contudo esquecer a sua individualidade e sua importância dentro do contexto social.
            Portanto, o esforço de cada um é sempre recompensado quando há envolvimento de relação, criatura e criador, mesmo que isso signifique pouco interessante, a princípio. Insistir nessa narrativa dentro do processo educativo pode levar a grandes descobertas inventivas e interativas entre os próprios alunos levando a resultados imensuráveis mediante o esforço e boa vontade de cada um.
            Assim, a representação da natureza do belo poderá estar em qualquer lugar e a qualquer hora diante da reflexão subjetiva do aluno que desenvolve a criticidade por meio do olhar profundo do que se ver ou do que se imagina.

Por Lia Batista 



BIBLIOGRAFIA:
Imaens:
https://br.pinterest.com/pin/773915517186242940/
Aprender a pensar é descobrir o olhar.
 Da Autora: Márcia Tiburi 
O que é sensibilidade? Da Autora: Márcia Tiburi
 Educar com Imagens: múltiplos tempos e interpretação Do autor: Raimundo Martins

COMUNICAÇÃO E ARTE NO DIA A DIA

Comunicação é a maneira que o ser humano tem de compartilhar mensagens por meio de códigos definidos, sejam em forma de gestual, verbal, visual, etc., de modo que haja uma interpretação por parte do receptor e este possa dar o retorno ao emissor. Essa característica estende-se também aos amimais, porém sem a possibilidade de evolução continuada como no ser humano.
A comunicação é uma necessidade que acompanha o ser humano desde a infância e percorre toda a sua trajetória de vida. No contexto social a o processo comunicativo é fundamental na evolução do homem. Esta ferramenta essencial sempre foi indispensável, pois é por meio dela que o indivíduo manifesta-se dentro do seu contexto social e expressa suas vontades e ideias.
Na infância, os laços maternos interpretam e decodificam por meio da linguagem pré-verbal as necessidades da criança, por meio do choro, do gesto, da cor da pele, do olhar... Essa forma primitiva de interpretação ocorre pela sensibilidade e o convívio, geralmente materno com o nascituro. Ao passar do tempo essa linguagem vai se modificando e o processo se moldando de acordo com os fatores sociais e geográficos nos quais interferem diretamente na aquisição da linguagem. E é nesse contexto, onde a forma de interagir torna-se um reflexo característico de cada ambiente.
Na minha comunidade, por exemplo, os adultos tem por hábito ficarem nas calçadas todas as tarde e olhar as crianças brincarem, esta é uma peculiaridade de um bairro pacato, tipicamente familiar, onde todos se conhecem. A radinho ao pé do ouvido, geralmente de homens que escutam o futebol e músicas antigas, e estes ficam a olhar o tempo passar, isso dá a entender que a vida não tem pressa. A única pressa é se deslocar até as igrejas pra fazer suas preces, enquanto outros buscam uma pelada de fim de tarde. A Praça da Cruz Grande é um desses locais de encontro de jovens para esse fim.
No entanto, do outro lado da cidade, o vai e vem das pessoas buscam por diversões mais agitadas, caminhadas, compras, praias e sol; em dias de folga, principalmente. A inércia de uns e a correria de outros, muitas vezes impedem o cidadão de observar os monumentos, as artes existentes nas ruas ou até mesmo de conhecer sua própria história.
Vale ressaltar que Fortaleza é uma cidade rica em prédios e monumentos históricos, porém de pouca tradição na preservação destes, por meio do poder público, quiçá do cidadão. Nos últimos anos tenho observado o aumento das intervenções artísticas do grafite amenizando as estruturas pálidas e colorindo os muros trazendo suas mensagens de protestos, indignação ou jovialidades, dentro de um diálogo mais contemporâneo, nessa poética desajeitada que há bem pouco tempo era mal interpretada pela sociedade. Hoje esse tipo de intervenção convoca o apreciador a mergulhar nesse contexto, aparentemente incomunicável para que entendamos que novos códigos precisam ser criados, decifrados e novas ideias precisam ser absorvidas dentro dessa estética na comunicação incitando a sensibilidade humana.

Por Lia Batista Barbosa
Disponível em:  https://www.todamateria.com.br/elementos-da-comunicacao- Acesso em 17/03//2017

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Acesso em 22/03/2107                 

EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA-Livro
Francisco Weber dos Anjos
Inez Beatriz de Castro Martins
Maria Angélica Rodrigues Ellery
2a Edição
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
-2010-(SEAD/UECE).

EIXOS PARA O ENSINO DA ARTE





Os conteúdos para o ensino da Arte na escola apresentam três eixos que devem conduzir as diversas linguagens artísticas para que o aluno possa nortear sua aprendizagem para a melhor compreensão do fazer artístico. De acordo com o PCN de arte (1997) deve haver uma inter-relação entre as práticas, a leitura e a contextualização da arte. Por isso faz-se necessário que os conteúdos aplicados venham desenvolver competências em Arte, e desse modo o fazer artístico precisa de nortes que organizem as ideias inventivas.
Os eixos apresentados são:
A PRODUÇÃO: Refere-se ao fazer artístico, isto é: o aluno deve apropriar-se das habilidades artísticas para a elaboração de produtos artísticos, isso pode dar-se por meio dos experimentos inventivos aos quais tragam sentido histórico, sociocultural. Usando de sua capacidade de improvisação, análise, interpretação, dentre outros que aumentem a capacidade produtiva.
A FRUIÇÃO: É considerada a capacidade de apreciação das manifestações artísticas dentro do seu contexto sociocultural respeitando a integração dos espaços geográficos, fazendo com que haja a inter-relação entre as linguagens artísticas e a diversidade de aptidões existentes nas demais áreas do conhecimento de cada indivíduo.
A REFLEXÃO: Trata-se do conhecimento construído ao longo de todo o processo de fruição, onde o aluno interpreta, critica e julga conscientemente baseado nos critérios de aprendidos no decorrer da elaboração e aperfeiçoamento do produto. Nesse momento ele pode valorizar os aspectos históricos e estéticos, ampliar o conhecimento da linguagem e dos códigos apresentados.
OBS: Não há critério apresentado no PCN quanto à apresentação desses eixos em sala de aula, portanto, fica a critério de cada professor, podendo ser aplicado em qualquer ordem.
MODALIDADES ARTÍSTICAS:  São modos pelo qual o Arte-educador pode apresentar para os alunos em sala de aula.
Artes visuais:
Pintura escultura, desenho, artes gráficas, vídeo, Televisão, gravura, computação, etc

Dança:
Trata-se de um bem cultural da humanidade, onde são integrados trabalho e atividades corporais nas ações cotidianas.

Música: Também é um bem cultural associada as tradições de cada época, que possibilitam a escuta por meios tecnológicos.

Teatro: Esse tipo de modalidade de arte exige a presença do artista por completo. Corpo, fala e gesto dentro de um espaço organizado, para a representação de cultura e conhecimento.

Por: Eliane Batista Barbosa

FONTE:
Introdução a Arte Educação
Livro: Edite Colares Oliveira e Valcidéa do Nascimento
SEAD/UECE-Secretaria de Educação a Distância

Imagens da Rede Cuca Mondubim

https://issuu.com/institutocuca-Acesso em 12/04/2017

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf -Acesso em 12/04/2017

terça-feira, 14 de março de 2017

ARTE-EDUCAÇÂO-Cultura Visual

         Índia Tecelã-Óleo sobre tela - 20cmx30cm
                  Contraste Social-Óleo sobre tela-50cmx60cm
O processo de ensino e aprendizagem da Arte no ambiente escolar pretende elencar a observação e a discussão no cotidiano do indivíduo. Integrar as práticas artísticas e culturais dentro desse ambiente é de suma importância para que haja um entendimento pautado na construção de novas ideias promovendo a possibilidade de atuação crítica diante do que se vê, sejam por meio de imagens, movimentos, sons, relevos, etc. 
Para Michelangelo (1475-1564), em cada bloco de mármore ele via uma estátua, escupida com sua pose e efeitos. Para isso ele teria apenas que desbastá-lo para revelar a imagem de sua mente. Após terminar de escupir a obra Moisés ele afirmou que tinha o libertado da pedra. Pois, para ele, não fazia escultura, elas estavam lá e  ele apenas retirava os excessos. É por meio da Cultura Visual que o sujeito constrói a sua identidade dentro da sua percepção de mundo. 

Diante disso, é interessante que o seio escolar tenha a preocupação em incentivar aos seus discentes as práticas artísticas incentivando na compreensão construtiva de uma análise pautada na cognição e intuição do contexto ao qual o sujeito está inserido. O teatro, a música, as artes visuais, etc., precisam ser apresentadas de forma livre e que com o decorrer do tempo as escolhas aconteçam de acordo com a aptidão de cada um. Para isso, o intuito da Arte/Educação é levar o aluno a imersão sensitiva que valorizará o entendimento construtivo necessário para descobrir que as linguagens visuais estão em todos os lugares para serem lidas e decodificadas promovendo o entendimento estético, artístico e cultural. 
Mergulhar nesse universo parece um tanto desafiador quando o Arte-educador se depara diante de situações extremas pela falta de recursos necessários para a execução de determinados projetos, principalmente na rede publica de ensino das diversas e longínquas partes desse imenso Brasil. Mas nem por isso a grande maioria dos professores deixam de exercer com maestria sua missão para instigar os alunos às riquezas criativas que cada um tem e que cada região oferece. Dai a importância da Cultura Visual no âmbito educacional

Dessa forma inteirar-se à novas linguagem visuais é estar aberto a contemporaneidade que surgem com a diversificação da dinâmica cultural. No entanto, faz-se necessário estar atento para decodificação desses códigos apresentados e que estes respeitem as práticas da culturais da sociedade ou de um povo.

Portanto, a escola do século XXI, tem nas Artes Visuais uma imensa variedade de recursos artísticos que podem estar presentes para enriquecer e fomentar a liberdade de pensamento, a criticidade por meio das diversas manifestações e melhorar assim, a sensibilidade e a capacidade de interpretação mais profunda do aluno frente às relações humanas. Para isso, torna-se necessário que a Cultura Visual dentro no contexto escolar considere a identificação e o entendimento da coletividade frente a realidade do mundo, para que haja uma integraão construtiva.  
    

Por: Lia Batista

 Fonte:
Cultura Visual-Instrumento de Cidadania

Disponível em:
<http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_artistica/0037.html> Acesso em 11/03/2017

Imagens e oras de arte: Lia Batista

sexta-feira, 10 de março de 2017

Arte e sensibilidade



As práticas do conhecimento que elegem e diferenciam o ser humano dentre os outros animais fazem com que este se torne capaz de interagir com seu meio por intermédio da sensibilidade a ele auferida, pela própria condição da natureza humana. Contudo, sua formação cultural e social às vezes interfere na melhoria da formação e na percepção desta sensibilidade. Para exemplificar essa sensibilidade podemos perceber que a arte tem o poder de transformar e variar de acordo com o contexto cultural e esse processo se dar por meio da estética, (OLIVEIRA e NASCIMENTO, P. 23) que é o ramo da filosofia  que tem como objetivo a contemplação do belo pautado em seus fundamentos e este resulta nas implicações teóricas, técnicas, pessoais e sociais. 

"Os filósofos antigos já procuravam explicações para o mistério da sensação tão importante também para os modernos e, até hoje, para nós. As sensações, como os sentimentos, também foram desvalorizadas. É com os filósofos que têm a razão como instrumento de trabalho na compreensão do mundo que temos a fundamentação do preconceito contra a sensibilidade. O trabalho do conceito com o qual se ocuparam resultou em falta de atenção à produção da sensibilidade". Márcia Tiburi (2012).

http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69335

Diante disso, a insensibilidade pode levar o indivíduo a incompreensão do sistema em que vive, o qual poderá impedir de usufruir da sua capacidade de ascensão diante de suas escolhas. O grande desafio na formação do homem contemporâneo é adequar sua postura entre o caráter e a razão, pois isto quando não resolvido pode trazer consequências danosas ao desenvolvimento intelectual, moral, pessoal ou coletivo.

Nesse sentido a formação da sensibilidade abordada por Schiller refere-se ao cuidado que devemos ter na atualidade, onde precisamos de uma solução urgente que traga melhorarias de conhecimento e que este possa ter como base a emoção na promoção da liberdade de escolhas, já que aparentemente o ser humano de nossa época, perdeu esse referencial devido ao estado de dependência ou inércia.

Essa sensibilidade precisa estar aguçada nos sentidos e na percepção de mundo de maneira que possamos selecionar as melhores escolhas pautadas na razão e não na indução do que vemos, pois precisamos seguir a uma linha de raciocínio lógico para que o conhecimento adquirido seja agregador e libertador. Para isso é necessário ter uma visão sistêmica que identifique as oportunidades de investir em novas possibilidades de conhecimento que melhore o modo quanto ao sentimento, onde a emoção pode determinar o grau de aprendizagem e envolvimento nas práticas cotidianas, determinando viabilidade e praticidade evolutiva e intelectual que amplie e agregue novos saberes.

Portanto, a arte promove o estímulo à sensibilidade e esta precisa ser inserida urgentemente, desde os primeiros dias de vida para a melhoria do conhecimento, pois este precisa ser assimilado para que novas descobertas e escolhas sejam interessantes e necessárias.
Por: Eliane Batista (Lia)
Saibam mais sobre arte e educação:


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 Fontes: 
Disponível:<:http://www.historiadasartes.com/httpsolho-vivo/o-que-e-arte/>-Acesso em 08/03/2017
Introdução a Arte-Educação: Edite Colares Oliveira e Maria Valcidéa do Nascimento-Editora: RDS-Acesso em 08/03/2017
Disponível:<Imagem: <https://br.pinterest.com/pin/696580267334267645/>Acesso em 08/03/2017
Disponível:<https://www.youtube.com/watch?v=KZLGHP8nFp0>Acesso em 08/03/2017

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Customização de sapatilhas

Olá!



Há quem pense que customizar uma sapatilha é algo difícil. Nesse post vou mostrar como é fácil, fácil... ter uma sapatilha linda, diferente e exclusiva com a técnica de customização. 
Afinal o que é customização? 
Customizar é a técnica de modificar, transformar ou altera algo de acordo com as preferências pessoais de modo que fique diferente dos demais. Pessoas que gostam de peças customizadas, geralmente tem a exclusividade baseada no seu gosto pessoal, a intenção é tornar o objeto único e exclusivo de acordo com sua criatividade.
Em todas as épocas existem pessoas que gostam de usar o que estar na moda e outras que gostam de fugir dos padrões e conceitos para se apresentarem diferentes. Com isso, a customização ganha espaço para os criativos e inovadores. 
O que se pode customizar? Praticamente tudo, desde roupas, calçados, automóveis, motos, bicicletas, sites, artesanato, etc.
Em pleno século XXI, apesar da ditadura industrial e consumista existe uma enorme tendência que as pessoas queiram algo customizado. É nesse contexto que as pessoas criativas  se sobressaem em meios a crise e acabam incrementando suas economias. 

O mercado mundial aposta na criatividade e inovação de segmentos específicos. Assim, a economia criativa foi, e sempre será um negócio gigantesco de oportunidades. A exemplo dos garotos que atuam em negócios na área da música. culinária, cultura, artesanato, softwares, designers, etc,
A exemplo do Mark Zuckerberg um dos criadores de sucesso da rede social Facebook.
Assim, a sapatilha acima tem essa proposta e já que o carnaval tá ai que tal começar a modificar  a sua?
Para isso é necessário que você use uma sapatilha já usada de qualquer cor em tecido ou napa.

Material:
1 sapatilha usada ou nova se preferir
1 tubo de tinta Acrilex amarelo ouro e um branco
1 pincel Condor de cabo amarelo n° 4 ref. 456

Modo de fazer:

Se não tiver habilidade de fazer diretamente com os pincéis faça primeiro o risco para depois pintar.
Primeiro limpe a superfície e faça o desenho de pequenas flores. Pinte de branco primeiro as pétalas e preencha o local do miolo em duas demãos de branco e apos secagem, preencha o miolo de amarelo e use a criatividade. Caso sua sapatilha seja de plástico aconselho a usar a tinta para artesanato usando o mesmo processo de execução. Use a criatividade e se quiser mais colorida é só passar a cor de sua preferência por cima do branco.
Veja mais:

Se você quiser veja também a dica abaixo de outro tipo de customização:



Disponível:

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Discurso de Formatura Técnico em Multimeios Didáticos

Após 32 anos fora da sala de aula estou a comemorar mais uma conquista. Sendo uma garota humilde de família numerosa nordestina sempre gostei de estudar, mas que sem recurso tive que optar pelo matrimônio ao 22 anos de idade para crescer na vida. Depois dos filhos já adultos, resolvi sentar nas arquibancadas do Ginásio Paulo Sarazate, durante as tardes de domingo por aproximadamente dois anos em busca de uma formação acadêmica. Dona de casa, mãe esposa e artesã, foi difícil acreditar que iria conseguir. Mas o apoio da família e do cursinho Pré-ENEM( Exame Nacional do Ensino Médio) adotado pela Prefeitura de Fortaleza pelo então prefeito Roberto Cláudio me fez mudar a rotina. Mesmo cansada da tripla jornada de trabalho, após dois anos de estudos ingressei no curso técnico. 
O Curso Técnico em Multimeios Didáticos-Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)  me angariou a simpatia e logo tive afinidade após algumas pesquisas na internet. Aproveitando a pontuação da nota do ENEM 2014,  decidi ingressar na Unichristus um dos melhores centros universitários do Brasil, com conceito 5 pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Com 18 meses de curso aqui estou a contar mais uma vitória na minha vida de empreendedora sustentável. Por ter promovido várias atividades com as turmas no decorrer fui convidada pela coordenadora Karoline Sampaio  para representar todas as turmas do PRONATEC Unichristus Benfica. 
Ser oradora das turmas de todos os cursos foi uma surpresa e mais um desafio vencido. Decerto é que a solenidade foi sucesso. Além da emoção  e da organização apesar do nervoso do começo deu tudo certo. A realização do evento ficou por conta do grupo PROMOVE. Aqui estou vesti pela primeira uma beca calorenta, algumas imagens e na íntegra discurso que fiz com muito carinho.

















quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

BEIJOS NA TELA by Lia Batista

Beijos na tela é uma obra inédita resultado da interatividade dos apreciadores da exposição de arte "ELAS por Lia Batista" que foi exibida na FGF (Faculdade integrada da Grande Fortaleza em 2016). A exposição, além de. homenagear as mulheres teve o propósito provocativo de  inserir pessoas de todos os gêneros no contexto e  a quebrarem o preconceito, o machismo que ainda insiste na nossa sociedade. O desafio seria incentivar os homens a passarem batom e marcarem a tela com um beijo.
Para enriquecer esse tema eis aqui um pouco sobre esse assunto:

BEIJO

De acordo com  o contexto histórico não há registro de quando começou exatamente esse gesto provocado pelos lábios humanos, conhecido como beijo. Porém, por volta de 2.500 a.C, podia-se perceber as marcas de carícias em colagens nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Contudo, o beijo tem muitos significados e até hoje é encarado dessa forma e de acordo  com cada sociedade ele tem uma especificidade. Segundo Correia (2017), a primeira  evidencia sobre o beijo é encontrada em literatura remota por volta de 1.500 a. C em textos sânscrito na Índia. Porém, as palavras "lamber" e "beber umidades dos lábios" fazem insinuação a palavra "beijo".Mas no contexto bíblico existem referências que relatam sobre o beijo, tanto no Velho como no Novo Testamento. A exemplo de: Gêneses 27:26, 27; Cânticos 4: 3;  Lucas 22:47 "...ele se aproximou de Jesus para saudá-lo com beijo".  Assim, o beijo tem muitas história para contar. No Brasil,  o beijo atualmente representa a paixão, a sedução e o carinho que temos pelo outro e essa foi a proposta desta obra.


Dizer que foi fácil, não foi... convencer os homens a passarem batom e deixarem suas marcas de boca estampadas na tela, mas foi gratificante perceber o resultado e a cara de surpresa deles. Assim, após quase dois meses de trabalho a obra BEIJOS NA TELA recebeu uma finalização e um tratamento especial para fixar o batom e eternizar os beijos das bocas carnudas ou delicadas, masculinas ou femininas, que marcarão pra sempre a vida dos colaboradores desta obra coletiva inédita.

E para finalizar veja também algumas curiosidades sobre o batom:

BATOM 

Indispensável na bolsa das mulheres para a ornamentação feito a partir de uma pasta sólida, em geral colorida em forma de bastão é esse cosmético usado nos lábios
 geralmente das mulheres. Foi batizado por um perfumista denominado Rhocopis e no começo consistia de uma pasta de talco com óleo de amêndoas, essência de bergamota e limão. Era vendido em uma embalagem de papel de seda e conquistou a simpatia de atrizes e prostitutas do mundo inteiro e após a Primeira Guerra, as donas de casa perderam o preconceito e aderiram a moda do batom vermelho. De certo é que tingir lábios e olhos é um hábito de ornamentação feminino  dos mais antigos.(Origem da Coisas)





Imagem: reprodução.
Por Anacele Guimarães.
Mais curiosidade sobre o beijo: 

Fonte: 

Disponível em:
 https://www.bibliaon.com/lucas_22/-Acesso em 18/01/2017
 https://www.bibliaonline.com.br/tb+czech-bkr/ct/4 -Acesso em 18/01/2017
http://www.historiadetudo.com/batom-Acesso em 18/01/2017
 http://origemdascoisas.com/a-origem-do-batom/-Acesso em 18/01/2017
 http://moda.atarde.uol.com.br/?p=7291-Acesso em 19/01/2017
 https://www.youtube.com/watch?v=QjAFNUthlk4-Acesso 19/012017

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Tela coletiva-Multimeios Didáticos Unichristus

Olá!
A vida é cheia de desafios que nos levam a percorrer caminhos diversos e nesse percurso a optar por escolhas. Dentre essas escolhas o Curso Técnico em Multimeios Didáticos foi o qual ingressei após de trinta anos fora de sala de aula. Por ocasião da nota do ENEM 2014, optei por esse curso no Centro Universitários Christus no Campus Benfica e logo me identifiquei. 

MULTIMEIOS DIDÀTICOS

O Curso Técnico em Multimeios Didáticos é uma novidade no mercado. 
 Segundo PRONATEC 2015, este profissional técnico após o término do curso estará capacitado a ser um mediador  dos recursos tecnológicos já disponíveis no mercado e por conseguinte auxiliar o professor no processo das práticas educacionais vigentes nas instituições de ensino.
"Tudo com o objetivo de qualificar, modernizar e remodelar o sistema sobre o qual a educação vive hoje".
Confesso que no começo pensei que não acompanharia, pois a sala era de pessoas predominantemente jovem, conectadas, dinâmicas e os professores com idade de serem meus filhos.
Sem importar-me com isso, a ajuda dos demais foi determinante  para a minha progressão.
Trabalhos, seminários, discussões, aulas interativas e claro, muitos recursos tecnológicos tornaram-se rotina.  
O curso também apresenta em seu curriculum, disciplinas de Empreendedorismo, Segurança do Trabalho, AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), Metodologia, e outras, além da disciplina de (EAD) educação a distancia. A  EAD não é algo novo, pois segundo (Benítez, 2012), a modalidade a distância teria iniciado no século dezenove na Suécia através do curso por correspondência. Hoje essa modalidade oferece a possibilidade de aprendizagem por meios digitais facilitando a vida  de quem trabalha, pois pode se adequar à disponibilidade de tempo, em qualquer lugar, até por meio móvel. 
Só uma observação: Para quem pretende fazer um curso EAD, não pense que é fácil, pois existem muitos  requisitos dentre eles:  ter determinação, ser disciplinado e organizado. 
Mas voltando a grade curricular do curso técnico em Multimeios Didáticos, a plataforma MOODLE foi apresentada como um dos ambientes bem interessantes, uma plataforma prática em sua utilização e que permite a customização de qualquer curso EAD, além de ser a mais utilizada em todo o mundo. 
E como as artes plásticas também fazem parte desses recursos de incentivo a aprendizagem, nada melhor que encerrar esse ciclo do Curso Técnico em Multimeios Didáticos com uma obra de arte feita pelos alunos. 
Acompanhe as fotos do passo a passo dessa tela em óleo e acrílica.

 











De certo é que um ano e meio passou rapidamente e nessa empreitada consegui me adequar à turma. Com as habilidades em artes plásticas tive a honra em ministrar oficina de flores com papel crepom, pintura em vinil e para encerrar o ciclo coordenei a pintura da tela coletiva com a turma dos Multimeios Didáticos e com alguns alunos do PRONATEC( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e  Emprego) e os professores. Essa experiência ímpar  marcará historicamente a nossa passagem por essa conceituada universidade cearense-UNICHRISTUS. 
Participação especial: Caroline Sampaio coordenadora dos Cursos técnicos Unichristus, Professores Lindolfo Junior, Ilzenir Freitas e Eduardo Paiva.



Saiba mais:
MOODLE
https://www.moodlelivre.com.br/

http://www.coladaweb.com/pedagogia/historia-da-educacao-a-distancia-no-brasil-e-no-mundo
https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/16523/caracteristicas-da-educacao-a-distancia

http://pronatec.pro.br/tecnico-em-multimeios-didaticos/
Imagens Paulo Vitor