quinta-feira, 17 de março de 2022

ESPAÇOS INTEGRATIVOS



 A cada dia percebemos que a conexão entre ser humano e natureza precisa ser repensada na lógica educativa. A arte em sua dinâmica se reinventa para encarar esses desafios, não como algo novo, mas como necessidade de mudança contínua desde a ancestralidade.
Nessa lógica, descobrir novos parâmetros faz-se necessário para lembrar que o homem como agente integrador dessa construção, carece de estar conectado em seu próprio eixo de consciência. Nesse sentido, os espaços integrativos oferecem ao indivíduo condições de incrementar suas relações pessoais e interpessoais com os objetos de arte como símbolo imaginativo interagindo consigo mesmo e com o outro.
 Dessa maneira é possível perceber que as linguagens artísticas, sejam músicas, pintura, dança teatro, cinema, fotografia, arte digital, dentre outros, possibilita a prática integrativa dando evasão a outros discursos não se limitando as leituras teóricas, mas se complementado por si só.
“A expressão através da arte facilita a comunicação do que não cabe em palavras, a reorganização interna, a manifestação emocional, o autoconhecimento, as informações subconscientes, libertando a capacidade de pensar e sentir de modo criativo” (AZEVEDO, 2017).
E é nessa capacidade criativa que surgem às construções simbólicas para a formação das mais diversas “formas de expressão e manifestações culturais” inerentes a qualquer sociedade as quais se articulam de forma organizada para construir novos discursos e valores segam estéticos, ideológicos, políticos etc. para a conquista de novos espaços.  Logo “aprofundar” esse discurso pode interferir na “compreensão destes fenômenos” (ALVES, 2013).
No meu modo de pensar os contextos artísticos integrativos e arranjos produtivos em cultura são modos contemporâneos de apresentar e integrar as mais diversas linguagens artísticas (música, dança, teatro, pintura, arte digital, etc) em um mesmo senário ou contexto; sejam físico, virtual, tátil, que integrem com o imaginário coletivo onde há possibilidade de  experimentar  objetos de arte para novas vivencias sensitivas.
ITEM 2- MÚSICA BANDO DO SEU PEREIRA

É uma banda musical com 3 músicos que leva música e conscientização ambiental para regiões rurais. O grupo se apropriou da música em ritmo nordestino com princípios interventivos da permacultura para conscientizar as pessoas sobre as questões ambientais na região sudeste em época de desabastecimento (formado em 2014 em São Paulo) resolveu por a “mão na massa” para instalar caixas d’água e captar água da chuva juntamente com vizinhança.
Depois dessa atitude, o grupo resolvera colaborar com as vitimas da tragédia de Mariana (MG) para sensibilizar as vítimas com a com seu enredo musical a reorganizar suas vidas por meio das práticas da permacultura, com plantio da agricultura familiar nos espaços devastados pela lama, fazer intervenção e restauração de nascentes; pintura em murais restabelecendo espaços públicos de forma colaborativa. De forma que a linguagem musical deste grupo tem um compromisso com a defesa e o equilíbrio do meio ambiente.
INTERVENÇÃO DE ALEJANDRO CHELLET

Imagem:
Disponível em: <http://www.alejandrochellet.info/art-interventions.html> Acesso em: 14092019
Essa arte é criação do artista mexicano Alejandro Chellet, tem como tema “A casa do Fogo”. Compreende por uma intervenção feita por caule de bambu em uma paisagem da “Fundació L’Olivar em Alt Empordà, na Catalunha”. Representa o misticismo do poder do colono bem como homenageia poder do fogo do divino e seus dos seus avós, ao qual  reivindica territórios suscitando aos apreciadores a se conectar com a natureza e seus espíritos  (CHELLET, 2016).
BIBLIOGRAFIA
ALVES, F. G. C. B. Formas de Expressão Artística Integradas. 2. ed. Minas Gerais:
UAB/UECE, 2013.
CHELLER, Alejandro. Art Intervention, 2016.
Disponível em: <http://www.alejandrochellet.info/art-interventions.html> Acesso em: 14/09/2019.
AZEVEDO, Igor. Terapias Integrativas. 2017.
Disponível em: <https://www.igordeazevedonaturologia.com/arte-integrativa> Acesso em: 12/09/2019.

PACHECO, Elizabete. Grupo ensina a permacultura, a cultura da permanência. GLOBO NEYS.  VÍDEO




BODE IOIÔ-2022-Homenageia a Semana de Arte Moderna

Acrílico sobre aço-Releitura da obra Abaporu-2022

Artista Lia Batista/2022
Imagem acervo pessoal, 2022

100 anos da Semana Moderna,100 anos de bode Ioiô. Coincidência ou não, aqui registro a minha homenagem em forma de arte desses dois eventos importantes, tanto para o mundo como para o Ceará.

Quem foi o bode Ioiô?


"O Mascote folgado na coluna do passeio público de Fortaleza. Acrílico sobre aço (reuso de antena de TV ).

Com essa releitura do Mascote Ioiô, pretendo fazer uma homenagem a Tarsila do Amaral com sua obra Abaporu, já que a artista foi um dos grandes nomes do período antropofágico do movimento modernista no Brasil.

Assim, eu comemoro e compartilho está pintura homenageando aos 100 anos da Semana de Arte Moderna que acontecerá este ano, no mês de fevereiro de 2022.

Esta releitura também faz uma homenagem aos 100 anos da figura folclórica de Fortaleza, o famoso do Bode Ioiô."
Texto do instagram:
 by Lia Batista
https://www.instagram.com/p/CZIHK19urLH/?hl=pt-br


Acrílico sobre tela-2019


Arte digital 2020





Pintura em tecido/2022



Acrílico sobre aço (reuso de antenas de TV)-2022
Bobe na Praça do Ferreira-2022


"Bode Ioiô, 2022 - Pintura em acrílico sobre (metal) antena de TV. O Bode Ioiô chegou estilizado para marcar a história da cultura em Fortaleza.
Aproveitando a pegada ambiental, por um voto mais consciente."
By Lia Batista
Disponível em: https://www.instagram.com/p/CYyukUurUEh/?hl=pt-br


Acrílico sobre aço-Bode de máscara-2022



"Bode de máscara. Acrílico sobre aço (antena de TV). Olha ai garotada, o nosso Bode Ioiô...
Até o bode parou o seu vai e vem nessa pandemia da Covid 19 para incentivar as medidas sanitárias.

Uso de máscara, isolamento social... quem diria!

Pelo visto, já está vacinado, mais o álcool... cuidado bodinho... só em gel.

Assim ele espera, aprecia a praia, o Passeio Público, as gaivotas... tudo de longe e sem aglomeração social.

Pelo visto vai deixar suas andanças para quando as eleições estiverem próximas ou quando a pandemia passar.

Afinal, bode de 100 anos, espirrando e com Covid 19, ninguém quer".
Bom exemplo.

Te cuida bodinho!!"
  
Texto: 
instagram:
Eco Arte Lia Batista
https://www.instagram.com/p/CZSYwoWuFZM/


 

segunda-feira, 7 de março de 2022

 DIA DA MULHER

Palestra: Eco Arte: Economia Circular na prática do empoderamento da mulher.



Comunidade Campos Novos: Imagem: Paixão-05 mar 2021


Roda de conversa: Despertando o empreendedorismo socioambiental



Russega (Aquiraz) Imagem: Paixão-27 mar 2021


Durante algum tempo o isolamento social e a transmissão do vírus da Covid 19, não permitiam encontros ou aglomerações. Esperamos que a partir deste momento comece a normalidade para que nossos encontros sejam mais calorosos, embora a virtualidade do mundo digital seja realidade e chegou pra ficar.

Durante esses dois anos de pandemia atendemos famílias inteiras e pessoas individualmente(com os devidos cuidados), demos orientação via redes sociais, atendemos por telefone, videos chamadas... Foram momentos difíceis.
Foram dezenas de chamadas de vídeos, lives, áudios e tudo mais, prestar serviço de solidariedade à pessoas que perderam empregos, fecharam seus negócios e perderam parentes por causa da Covid 19. Inclusive, eu perdi meu pai e uma tia.

Com essas pessoas choramos, nos desesperamos, ficamos confusas e muitas angústias sofremos juntos.
Aqui no ateliê Eco Arte, tivemos que buscar alternativas para continuarmos as aulas de uma maneira virtual. Muitas vezes fazíamos visitas à noite, entregávamos e pegávamos material para  que o trabalho das mulheres não parasse, bem como pegávamos e entregávamos as encomendas feitas por clientes via redes sociais.

Como geralmente trabalho com mulheres donas de casa/artesãs,  assessorá-las com os aplicativos foi um desafio a ser encarado. Muitas delas nem sabiam utilizar o Whats App. 
As aulas foram apresentadas por pequenas chamadas de vídeos para estimular a aprendizagem e trabalhar a autoestima, que por diversas vezes minimizava os transtornos causados pelo stress do isolamento social, violência doméstica e depressão sofrida por várias mulheres.

Eu mesma tive a grande perda do meu querido pai, Amadeu Corria Batista, um dos homens mais íntegros, solidário e humano; um paizão que era uma mãe. Diabético há três anos e fazendo hemodiálise, após ser sido hospitalizado, contraiu a Covid 19 no Hospital Geral Militar de Fortaleza (16/03/2021) e foi a óbito. Muito triste, mas tendo que consolar outras famílias sobrevivi. 

Após todo esse período, espero que o tempo se encarregue de amenizar as lembranças sombrias. 
Tentando ajudar e superar coletivamente esse período negro estamos de volta as nossas atividades ainda com as restrições e medias sanitárias impostas pela pandemia precisamos continuar.

Já agora esse mês de fevereiro iniciamos as primeiras rodas de conversas e palestras nas comunidades de Russega (Aquiraz) e Campos Novos(Fortaleza) esta última a convite da líder Fernanda Aline Barroso Celso, atendendo a REMES-Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis, na qual sou cofundadora desde 2003.

Acredito que esses encontros serviram para balizar  emocionalmente, psicologicamente e corroborar com essa nova fase experimental, quem sabe pós pandemia. 
Desde já agradeço a Deus, a minha família e amigos que colaboraram com nosso trabalho e  que os resultados sejam animadores  de agora por diante.
 


PROJETO ATELIÊ ECO ARTE

                                                                   



Me deparei com diferentes repertórios culturais.

Memórias afetivas para a construção da cidadania das mulheres

Com a proximidade entre estudo de artes e empreendedorismo socioambiental  faço um paralelo com assuntos recorrentes como resistência da mulher, beleza negra, violência doméstica, auto estima dentre outros.

O projeto:

Ateliê casa está localizado no bairro Serrinha, onde desenvolve pesquisas e produção no campo das artes visuais, potencializando a economia circular com o uso do lixo reciclável  para promover o debate sobre práticas sustentáveis, qualidade de vida e geração de renda respeitando as habilidades de cada indivíduo.

Missão

Promover práticas  socioambientais  por meio da cultura visual que cada mulher traz consigo, como forma de resistência por meio da construção das manifestações artísticas.

Visão

Ser reconhecida nacionalmente  como uma empresa que investe na responsabilidade socioambiental por meio da aproximação entre o estudo da Arte e a realidade vivida  por mulheres em vulnerabilidade.

Valores

·         Valorização da mulher em sua essência: empoderamento e resistência

·         Cuidar do meio ambiente pensando nas futuras gerações.

·         Compartilhamento de experiências criativas pelo viés da arte.

·         Responsabilidade socioambiental para uma sociedade mais justa e igualitária.

·         Valorizar o repertório imagético e cultural para a prática sensível da sociedade.

 

Público Alvo

Mulheres a  partir de 12 anos de idade, donas de casa, geralmente de baixa renda, vítimas de violência doméstica ou apreciadoras que queiram desenvolver o potencial criativo.

Metodologia

  1. ·      Oferecer aulas práticas de pintura artística e artesanato e com várias técnicas com o uso de lixo reciclável.
  2. ·     Desenvolver junto as mulheres a prática empreendedora com o lixo reciclável para uso próprio ou comercialização.
  3. ·         Promover a educação ambiental e qualidade de vida
  4. ·         Metodologias ativas
  5. ·         Cultura Maker

Justificativa:

Tendo em vista a grande demanda de produção do lixo urbano nas grandes cidades, escassez dos recursos naturais e a degradação ambiental, faz-se necessário encontrar alternativas viáveis para que esse lixo reciclável permaneça  sendo utilizado de outras formas, gerar renda através da economia circular, além de melhorar a autoestima da mulher e qualidade de vida entre as famílias de baixa renda.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

TROFÉU EMPREENDER 2021- Lia Batista



                                                      


Reconhecer o empreendedorismo é uma prática que incentiva a atividade econômica e social das instituições contemporâneas. Empreender consiste em enxergar oportunidades de negócios em que se destaquem em gestão sustentável, criatividade, competitividade e  que contribuam para a melhoria da sociedade.

Nesse âmbito, no dia 15 e 16/12/2021,  em sua oitava edição, o TROFÉU EMPREENDER 2021 realizado pelo Grupo de Comunicação O POVO, com patrocínio do Sebrae e apoio da Prefeitura de Fortaleza) agracia algumas empresas cearenses nas seguintes categorias: Empreendedor Individual, Micro e Pequenas Empresas do Ceará. 

Entre essas instituições com indicação do Banco do Nordeste do Brasil o Ateliê Eco Arte se destacou como Empresa Individual devido a sua atuação no mercado por suas práticas inovadoras com as artes visuais e empreendedorismo socioambiental, promovendo uma proximidade com assuntos recorrentes, como resistência da mulher, beleza negra, violência doméstica, autoestima, dentre outros.´

Ao completarmos oito anos de atuação no mercado da Economia Circular, é com muita honra que recebemos essa premiação, na qual dedicamos a todas as mulheres que  represento, dando assim, vez e voz às que se calam diante de tanta disparidade, machismo e preconceito da sociedade atual, sobretudo as donas de casa, às sem renda, sem esperança.

Nossos agradecimentos ao grupo de comunicação O POVO e ao Banco do Nordeste por meio do Crediamigo, no qual participo com muita honra ao longo de dezesseis anos de resistência, na pessoa da Fabiana, Rosa Ribeiro, Valdeci, Isaac, Sheila, ao meu grupo de apoio, em especial ao meu querido esposo e a Selma Fonseca, minha coordenadora.

Espero que com essa comenda recebida pelo Ateliê Eco Arte  seja a inspiração para tantas outras empresas geridas por mulheres que colaboram com a sociedade e o meio ambiente; com esse reconhecimento e outras comendas e matérias feitas pela imprensa local, acreditamos que santo de casa também obra milagres. 

O evento ocorreu por meio de uma live nas plataformas, youtube e facebook:

Fontes:

TROFÉU Empreender 2021, O POVO, 2021.

Disponível em:  https://especiais.opovo.com.br/trofeuempreenderos inovadores: Acesso em:  13 dez, 2021.


quarta-feira, 6 de outubro de 2021

CURRICULUM ARTÍSTICO



CURRICULUM ARTÍSTICO

Nome: Eliane Batista Barbosa

Codinome: Lia Batista

Idade: 59 anos

Nascida em: Fortaleza-CE

Rua: Anita Garibaldi,11-Serrinha Fortaleza-CE

Contato: (85) 98653770

Email: elianebb2000@gmailcom

Formação: Artista visua autodidata, artesã, técnica em Multimeios Didáticos,                            Licenciada em Artes Visuais UECE.
 Palestrante, professora de pintura, artesanato, empreendedora sustentável.


 BIOGRAFIA

              Lia Batista nascida no município de Fortaleza-CE, em 27 de fevereiro de 1962, artista plástica autodidata, ambientalista, técnica em Multimeios Didáticos, graduada em Licenciatura em Artes visuais-UECE/UAB, com forte inclinação para pintura desenvolve desde a década de 80 trabalhos em tecido e arte decorativa com materiais recicláveis.  Pautada nessa ideia fundou o ateliê ECO ARTE Lia Batista, onde adota projetos de arte-reciclagem, pintura coletiva em tela, na comunidade da Serrinha, a fim de estimular o empreendedorismo sustentável com donas de casa.

 Trabalho esse que, abrange desde oficinas com retalhos, pinturas em telas e artesanato ecológico que tem como objetivo transformar resíduos sólidos em arte e criação de utilitários, gerando renda e suscitando uma nova concepção socioambiental. Ainda na adolescência se engajou no voluntariado em comunidades como alfabetizadora de jovens e adultos. O empirismo sempre foi a peça chave para a aprendizagem ao longo da vida resultando em várias habilidades como: corte e costura, modelagem, vendas, consertos e engraxe de calçados, customização, etc.

Dedicando-se às artes plásticas após oficinas e exposição coletiva no Centro Cultural Bom Jardim em dezembro de 2012, participou de várias exposições coletivas, feiras e eventos ambientais em Fortaleza, bem como uma exposição individual com tema, “Elas por Lia Batista”, em 2016 - na FGF (Faculdade Integrada da Grande Fortaleza).

 Seus experimentos acontecem desde 2013, onde descobriu que os filtros de ar automotivos vão além da sujeira, pois atendem uma função estética e utilitária sendo suportes para trabalhos artísticos inusitados e nesse contexto, além de conquistar várias parcerias em ONGS, empresas do segmento automotivo, Museu do Caju e movimento REMES (Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis); o reconhecimento desse trabalho resultou no “Prêmio Você Empreendedor 2015”-Unifor/Diário do Nordeste e “XII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito-2016”.

Com sua arte pretende provocar uma discussão em torno do fazer artístico em que a desconstrução do lixo suscite ao apreciador mudanças de atitudes com pequenas ações no cotidiano, as quais possam trazer benefícios imensuráveis que impliquem na preservação do ecossistema e sobrevivência das futuras gerações.


EXPOSIÇÕES e OFICINAS

2018-

  •    Oficina de Abayomi no XI Seminário de Estudos Satre-UECE-
  •    Coordenadora de artes: Projeto Ateliê- Creche CEI - Erasmo da Silva Pitombeira
  • Exposição Cultura Brasílis-North Shopping Fortaleza
  • Exposição Coletiva Ambiental - Rio Mar Kenedy-(Remes)
  • Exposição Eterna- Individual-North Shopping Fortaleza
  • Oficina de Abayomi e exposição ambiental-Escola Municipal Luís Barbosa-Águas de Lindóia-São Paulo
  • Artista convidada no Museu do Caju-Inauguração da exposição coletiva “Meu Caju Cajueiro” acessibilidade para deficientes visuais do Instituto do Cego – CE.
  • Tela coletiva com docentes da Escola de ensino Fundamental Walmik Sampaio de Albuquerque em Maracanaú-CE.
  • Oficina de boneca Abayomi para mulheres-Igreja Shaikinah-Siqueira
  • Oficina de Páscoa com crianças no North Shopping Fortaleza-
  • Artista convidada no Museu do Caju-Inauguração da exposição coletiva “Meu Caju Cajueiro” acessibilidade para deficientes visuais do Instituto do Cego – CE.
  • Tela coletiva com docentes da Escola de ensino Fundamental Walmik Sampaio de Albuquerque em Maracanaú-CE.



2017
·      Exposição itinerante e produção de tela coletiva com docentes e discentes do Curso de Recursos Humanos da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tema: “Natureza Viva”. (REMES)

·         Exposição itinerante e palestra – Lubdnor-Petrobrás – “Empreendedorismo, arte e responsabilidade socioambiental” (REMES).

  • Oficinas de Páscoa para Crianças-North Shopping Fortaleza

·         Exposição coletiva e palestra - “Semana do descarte consciente”- Faculdade Tecnológica do Nordeste (FATENE) - Tema: “A dinâmica dos resíduos sólidos: Uma interatividade entre a arte e a responsabilidade socioambiental”.

·         I Mostra Eco Arte “Artesanato ecológico”– Hall do Centro Cultural Banco do Nordeste – Exposição itinerante.

·         Semana Universitária UECE- Apresentação de pesquisa -Tema: “Ateliê Eco Arte e a dinâmica dos resíduos sólidos: Uma ação interativa entre a arte e a responsabilidade socioambiental”.

2016

·         Exposição individual “Elas por Lia Batista”- FGF-Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

·         Produção “Tela coletiva Multimeios”- Oficina para alunos e professores do PRONATEC-UNICHRISTUS (Centro Universitário Christus-Benfica).   
·           XII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito, 2016. “Categoria simplicidade”

·         Exposição coletiva itinerante e oficina de mini bolsas com filtros de ar automotivos- UNIMED Fortaleza- (ECOFOR ambiental-Empresa de coleta Urbana)

·         Mini palestra em capacitação de catadores de Fortaleza– Arte com resíduos sólidos e geração de renda. (Coletivo Coca Cola).
·         Exposição coletiva – Evento Crediamigo BNB-Cine Teatro São Luís-Fortaleza (INEC).


2015

·         Exposição coletiva -“Primeiro Centro automotivo ecológico do Brasil”- “Filtros de Arte”-New Land Service-Toyota - (REMES).

·         Palestra e exposição -Tema: “Família Sustentável”- 8° Fórum IEP de Sustentabilidade-     Centro de Eventos do Ceará (REMES).

·         Exposição coletiva-artesanato ecológico-Recicla Nordeste- (Grupo GIA-Grupo de Interesses Ambientais-Centro de Eventos do Ceará).
·         Exposição coletiva palestra sobre arte e sustentabilidade-Semana do Meio Ambiente-DNOCS - (Grupo GIA).

·         Palestra e miniexposição itinerante para alunos da Administração FATENE-Tema: “Projetos Sociais e o Futuro das Sociedades”.

·         Facilitadora – Oficina de mandalas (com filtros de ar automotivos) com agricultoras de fava-Mulungu-CE

·          “Prêmio Você Empreendedor-2015”-Eco Arte-categoria “Arte Sustentável”-1°lugar EI-Universidade de Fortaleza/Diário do Nordeste.

·         Facilitadora-Oficina de pintura em vinil com moradores na praça central de Itaiçaba-CE-Pintura em Vinil.


2014

·         Palestra e exposição-ECO ARTE-Economia criativa com reaproveitamento de resíduos sólidos-“7° Fórum IEP de Sustentabilidade”- Centro de Eventos do Ceará (Amorbase).

·         Facilitadora de pintura em disco de vinil para alunos do projeto Primeiro Passo-Governo do Estado do Ceará-(ONG Irmão sol Irmã Lua).

·         Exposição itinerante-Pintura em tela-Casa José de Alencar-Rede Sustentabilidade - (Amorbase).

·         Exposição itinerante-artesanato ecológico-Agência dos Correios-Centro. (Associação Amorbase).



2013

·         Exposição Coletiva-Óleo sobre tela – Centro Cultural bom Jardim-Fortaleza-CE.

·    Exposição coletiva-Pintura em tela com resíduo sólidos-Semana do Meio Ambiente-CREA/CE - (Grupo GIA)







quarta-feira, 31 de março de 2021

Licenciatura em Artes Visuais e EaD



Desde 2013 tentava ingressar em uma vaga em Licenciatura em Artes Visuais.
Por trabalhar com pinturas artísticas há quatro anos fui tentando por  meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino  Médio) uma vaga no IFCE (Instituto Federal  de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará) uma vaga, porém com a concorrência alta não obtive êxito. Porém, em 2016 a UECE (Universidade Estadual do Ceará), abril vagas para essa graduação na modalidade em Artes Visuais EaD,  um convênio com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), no polo de Maracanaú-CE. Por meio do vestibular tradicional conquistei uma vaga dentre as 50 oferecidas pela instituição.
Nesta postagem vou falar um pouco sobre a instituição e o quais as competências que um aluno de educação a distância precisar ter para ser em sucedido.

Sobre a UECE e EaD

Por volta dos anos 90 a UECE começa o desafio da modalidade a EaD (Educação a Distância), no decorrer do percusso em 2005 o Governo Federal com a criação da UAB  tornou possível a integração no sistema nacional de forma experimental ao qual levou a ampliação da formação continuada e ao maior número de graduação em parceria com várias universidades públicas brasileiras.

Essa estratégia tornou-se um salto quantitativo e qualitativo tendo em vista uso das TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação) entre os formadores e formandos no contexto mundial, pois tornou-se possível a educação continuada nos mais distantes municípios do país.


Com essa possibilidade os a democratização do ensino superior em promovendo a melhoria e a possibilidade de realizações de sonhos e consequentemente um ganho relevante nas possibilidades que avanço na comunicação e do saber. Apesar desse avanço essa modalidade ainda precisa ser absorvida em massa por alunos e instituições, já que os recursos tecnológicos oferecem recursos modernos na palma da mão.


Aqui você pode acompanhar um pouco sobre as habilidades que o aluno do ensino a distância pode ter com as ferramentas utilizadas nas plataformas EaD.

Sobre ferramentas da EaD e habilidades dos alunos

A Educação à Distância (EaD) é uma modalidade que foge do ensino convencional em que aluno e professor frequentam a sala de aula física com espaço delimitado. Assim, como a educação a distância foi uma revolução no século XVII, por meio de cartas e conteúdos didáticos, via correios, as novas tecnologias avançam ainda mais e o aluno do século XXI tem o benefício de usar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para sua formação acadêmica e desenvolvimento intelectual.

Desde então a EaD vem logrando passos largos e é tendência para o futuro de forma positiva para trabalhadores e estudantes que dispõem de pouco tempo para se deslocar à sala de aula nos modos tradicionais. Assim muitas instituições de ensino e empresas estão se adequando ao novo modelo e quebrando esses paradigmas.
Adaptar-se a esse novo contexto de educacional requer habilidades e certo domínio ao operacionalizar o computador, Tablets ou aos Smartfones. Ter automotivação, autonomia, flexibilidade, trabalho em grupo, autodisciplinas, ser participativo quanto às atividades e disseminador de práticas e vivências dentro ou fora do ambiente virtual são pré-requisitos chaves para quem pretende cursar uma graduação EaD.

Diante dessa relatividade com os recursos tecnológicos a infinidade de ferramentas hoje utilizadas nos ambiente virtuais de aprendizagem facilita as atribuições de professores/tutores e do aluno, para isso é necessário o treinamento prévio. O Moodle, por exemplo, é um das plataformas de aprendizagem mais utilizadas no mundo, além de grátis pode ser customizado; nele as intermediações entre professor e aluno apresentam-se bem definidas podendo ser disponibilizado as atribuições entre professor/aluno, aluno/aluno, assim por diante de fácil modo.

As plataformas de EaD necessitam de planejamento e habilidades técnicas para se apresentarem organizadas de maneira que haja interação com objetividade e entendimento
dos conteúdos curriculares e por conseguinte a execução eficaz das atividades propostas pela tutoria e a participação das equipes.

A EaD tem como proposta incentivar a autonomia do aluno, a reflexão e facilitar a autoaprendizagem. E é por meio do sistema hibrido que há possibilidade buscar outras ferramentas virtuais ou não, para auxiliar nas pesquisas, assim como também a interatividade por meio de Fóruns, Chats, e-mails e ambientes colaborativos onde podem ser acessadas as demais ferramentas apresentadas nos próprios ambientes, tornando-se enriquecedor a capacidade de reflexão, discussão e aprendizagem em grupo ou individual. 

Assim, o compartilhamento de conteúdos por meio de vídeos e Podcast, textos, links e uma gama de recursos podem ser relevantes ao e estar ao alcance de todos.
Em se tratando de aprendizagem, apesar do preconceito ainda existente, a forma de aprendizagem EaD, propõe uma democratização do conhecimento tendo em vista que o aluno e professor podem estar sempre conectados, por meio de um dispositivo móvel ou um computador para tirar possíveis dúvidas, pois não há delimitação do ambiente físico e isso possibilita a adequação do tempo das partes interessadas.

Ao professor/Tutor tem a autonomia de verificar as postagens dos alunos a qualquer hora forma síncrona por meio do Chat ou assíncrona por meio dos Fóruns, e ainda aplicar provas, atividades, programar e verificar resultados por meio dos recursos do próprio sistema AVA, utilizando os comandos adequados disponíveis.
Para que tudo funcione de maneira exitosa é importante que o aluno tenha autonomia, administre seu tempo em uma sequencia lógica para ter resultado satisfatório desde o primeiro momento. Acessar periodicamente a AVA, como se estivesse em uma sala de aula convencional, organizar seus horários de estudo, ler conteúdos e respeitar prazos de entregas de atividades provas e ser participativo.

Portanto, já que a maioria dos alunos do século XXI é dotada destas habilidades e dinamismo tecnológico faz-se necessário ao professor e as instituições de ensino aproveitar essas características peculiares para incentivar a aprendizagem do novo perfil de aluno, já que
o ensino tradicional perdeu seu encanto. Assim, as TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação)precisam estar inseridas nas práticas pedagógicas já que a maioria dos jovens e adultos as detém na palma da mão.


Aula de PFontesicologia da Aprendizagem com a profª Angélica Ellery
Fonte: Acervo pessoal


Sala de aula com a professora Maria Angélica Ellery distribuindo chocolates na páscoa.
Fonte: Acervo pessoal


Semana Universitária 2018-UECE-Com  coordenadora Elídia Aguiar, Izabel, Lis Viviane, Gabriel 
Fonte: Acervo pessoal

No ateliê de barco do seu Zé em Orós- com Rosa Maria Alves e a atriz Danielle Castro 

Aula de campo com os alunos de Orós e Maracanaú para o Cariri Criativo e  Nova Olinda em mai 2018.
Fonte: Acervo pessoal


II Encontro acadêmico no polo como alunos de artes visuais.
Fonte: Acervo mídias sociais




Campanha de divulgação do curso no ateliê do polo.
Imagem: Bruna acessora de imprensa da prefeitura de Maracanaú.


Cariri Criativo com a profª Hebe Medeiros-Didática Geral.
Fonte: Acervo pessoal


Professor Marcos Lopes e o tutor Josué Abreu 2018.
Fonte: Acervo pessoal

 
I Mostra de Artes Visuais-Museu do Caju-2018.
Fonte: Acervo pessoal



Aula de desenho e pintura III-Professor Marcos Lopes
Fonte: Acervo pessoal




Confraternização de inicio de período letivo
Fonte: Acervo pessoal



Confraternização de inicio de período letivo
Fonte: Acervo pessoal



Atualizando no final do curso:
Algumas imagens dos encontros presenciais no polo Maracanaú-Ce com os professores e tutores durante todo o curso.
Como podemos perceber o curso de Artes Visuais na modalidade EAD antes da pandemia da covid 19, foi bastante dinâmico. 


Por: Eliane Batista Barbosa(Lia)

Dicas legais sobre artes visuais?


Fontes:
Esse texto é uma das primeiras atividades elaboradas por mim postadas na plataforma do curso de Artes Visuais da UECE.

SAVAREGO-Módulo 3-Tècnico em Multimeios Didáticos Unichristus-ETB-Editora de Ensino Técnico
Disponível em:<http://unichristus.edu.br/publicacoes/revista-interagir-no-95/> Acesso em: 15/02/2017
Disponível em: <http://www.geoeduc.com/como-surgiu-o-ensino-distancia-ead/ >
Acesso em: 15//02/2017
Imagem:<https://br.pinterest.com/pin/672795631802404451/>
Disponível em<http://www.uece.br/prograd/index.php/noticias/14-lista-de-noticias/435-cursos-de-graduacao-na-modalidade-ead>
Disponível em:<https://moodle.org/>
Quer saber mais sobre artes visuais?