quinta-feira, 31 de outubro de 2019

ABAYOMI-PLANO DE ENSINO DE ARTES VISUAIS


Vídeo:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dpvmakYu6oE> Acesso em: 28/10/2019.
Esse vídeo foi lançado na Inglaterra por Rosa Ribeiro, doutoranda do curso de Administração da UECE.



Imagens: Arquivo pessoal Lia Batista 10/2019.

Aqui disponibilizo o plano das aulas passo a passo como deve ser distribuído ao longo dos dias do estágio supervisionado, segunda etapa.
AULA 1
TEMA
HISTÓRIA DA AFRICA
TEMPO


9h35min às 10h20min


APRESENTAÇÃO
 Apresentação do tema sobre história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da cultura da África.




OBJETIVOS
Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.







METODOLOGIA
1-      Apresentação do tema – (10min).
2-      Exposição do tema. História da África – (10min).
3-      Distribuir imagens de revistas – (5min)
4-      Mediação sobre a importância da influencia africana na formação afrodescendente brasileira (30min).





55min

RECURSOS
Revistas, papel sulfite, cola branca, tesoura.

AVALIAÇÃO
 Avaliar a interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.


REFERÊNCIAS


HISTÓRIA. O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
Disponível em: < http://maracatu.org.br/o-maracatu/> Acesso em: 10/04/2019.

AULA 2
TEMA
DIÁSPORA
TEMPO


10h20min às 11h05min

APRESENTAÇÃO
Apresentação de imagens com recortes de revistas para ilustrar a relação com etnia africana e mediação sobre o conceito do belo.
  
   



OBJETIVOS
Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos especificos – Apresentar a história da África na formação étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.

                                          
   

METODOLOGIA
           1. Apresentação do tema – Diáspora. (10min).
            2.      Exposição do tema – exposição sobre a vinda dos africanos para o Brasil. (15min).
           3.      Recortar e colar as imagens no papel sulfite – (20min).
          4.      Mediação sobre o conceito do belo (10min).




55min
RECURSOS
Revistas, papel sulfite, cola branca, tesoura.


AVALIAÇÃO
 Será feita através da interação e       participação dos alunos durante as atividades lúdicas.





REFERENCIAS




HISTÓRIA. O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
Disponível em: < http://maracatu.org.br/o-maracatu/> Acesso em: 10/04/2019.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Texto Integral. Coleção Obra-prima de cada autor. Editora Martin Claret, 2001.
                                               

AULA 3
TEMA
CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS BRASILEIRAS
TEMPO


9h35min às 10h20min

APRESENTAÇÃO
Apresentar o tema sobre história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da cultura africana




OBJETIVOS
Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.





METODOLOGIA
           
          1.      Apresentação do tema - 10min
          2.      Exposição do tema – Debater sobre         características  socioculturais brasileiras       com a cultura do Maracatu 10min.
           3.      Distribuir e recortar os tecidos para       a confecção da Boneca Abayomi -               20min.
4. Mediação sobre os aspectos socioculturais (15min).



             

             55min


RECURSOS


Tesoura, tecidos coloridos e preto.


AVALIAÇÃO
 Será feita através da interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.








REFERÊNCIAS






HISTÓRIA. O Maracatu. Maracatu. org. br.2019.
Disponível em: < http://maracatu.org.br/o-maracatu/> Acesso em: 10/04/2019.
VIEIRA, Kauê. Brasil/África. Bonecas AbayomiS: Símbolo de resistência, tradição e poder feminino, 2019.




AULA 4
TEMA
     HISTÓRIA DA ABAYOMI
TEMPO


    10h20min as         11h05min

APRESENTAÇÃO

Apresentar o tema sobre história e trajetória dos africanos para o Brasil com o uso das cores da cultura africana




OBJETIVOS
Geral: Desenvolver o senso crítico sobre o conceito do belo.
Objetivos específicos – Apresentar a história da África na formação étnica brasileira, desenvolver as habilidades sensoriais e lúdicas.






METODOLOGIA
               1.      Apresentação do tema - 5min
               2.      Exposição do tema –  História da Abayomi (10min).
               3.      Produzir a boneca Abayomi com nós de amarrações, música de fundo Maracatu, e vivência corporal de pertencimento (25min).
               4.      Mediação-Encerramento mandala humana e das bonecas com abraço coletivo. (10min).





55min
RECURSOS
Tecidos coloridos, preto, tesoura caixa de som, celular ou pendriver.


AVALIAÇÃO
 Será feita através da interação e participação dos alunos durante as atividades lúdicas.






REFERÊNCIAS


MARACATU Nação Pernambuco – Ganga Zumba. Felipe Santiago. Olinda: 2011. VIDEO.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-zphtZzsSl4> Acesso em: 09/04/2019.
VIEIRA, Kauê. Brasil/África. Bonecas AbayomiS: Símbolo de resistência, tradição e poder feminino, 2019.



A tabela acima é parte das atividades do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UECE-Maracanaú-CE

BIBLIOGRAFIA

A Boneca Abayomi – The Abayomi Doll. Produção Cleiber Andrade. Fortaleza, jun. 2019. VÍDEO.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dpvmakYu6oE> Acesso em: 28/10/2019


sábado, 19 de outubro de 2019

ASSEMBLAGEM





Imagem: Arquivo pessoal  
Artista Lia Batista.- em: 17/09/2019.
O que é assemblagem.Segundo Imbroisi (2016), significa uma espécie de sobreposições de vários elementos em uma  obra  obra  de arte. Um espécie de colagem, encaixe, que juntas formam uma composição.  "O rmo Assemblage foi incorporado às artes, em 1953, pelo pintor e gravador francês Jean Dubuffet para a exposição The Art of Assemblage, no Museu de Arte Moderna – MoMA – de Nova York em 1961". Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, madeira “colados” a uma tela o artista consegue trapassar as imitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura, criando uma junção da pintura om a escultura.

 

Quem são os artistas que iniciaram essa técnica na linguagem artística. Esta assemblagem foi produzida a partir das questões inquietantes sobre o consumismo, o acúmulo e    descarte incorreto dos resíduos sólidos nas grandes metrópoles pelo cidadão e as industrias. Essa problemática  tem feito com que muitos artistas contemporâneos se debrucem nessa dialética com o uso de árias   técnicas e linguagens para fomentar reflexões em torno desse tema. Se debruçar sobre essas questões  na sociedade atual é um desafio diante dos olhares do apelo ao consumo das mídias de massa e as facilidades do crédito.    
   
              Nesse contexto, essa colagem oferece elementos que apontam explicitamente o quanto estamos sendo sufocado por esse comportamento consumista e irresponsável quanto ao descarte inadequado, motivo pelo qual a se compreende preocupação a sociedade mundial.
           
         Com esta colagem pretendo mostrar o quanto a sociedade precisa encontrar uma solução para dar um destino correto para o lixo ao qual nos sufoca dia apos dia. A arte na escola  é uma das possibilidades de fomentar sobre essa problemática Nesses desdobramentos o trabalho com múltiplos materiais remetem ao homem que corre contra o tempo ao pular pra pegar a bússola e se orientar a procura de uma solução que possa aliar desenvolvimento econômico e meio ambiente, porém ainda sem muito norte, as discussões parecem não ter fim no sobe e desce das suas propostas.

O conceito adotado para esse trabalho foi baseado na sustentabilidade ambiental das praticas reflexivas do que podemos fazer a partir do que produzimos, consumimos e descartamos. Quais nossas atitudes corriqueiras nessa relação com nossos hábitos para promover qualidade de vida para as futuras gerações.
Como referencias plásticas e conceituais dessa obra utilizei a princípio o concretismo para a colagem dos blocos pretos em forma de escada onde  me inspirei na arte concreta de Luiz Sacilloto, considerado por Valdemar Cordeiro  o fundamento da arte concreta, onde “explora o princípio da equivalência entre figura e fundo, a igualdade medida entre cheios e vazios as contraposições entre positivo em negativo” (ITAÙ CULTURAL, 2017).  



Imagens: LUIZ Sacilotto. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10773/luiz-sacilotto>. Acesso em: 17 de Set. 2019. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7.

      Para a inserção e sobreposição dos outros elementos como botões, linhas, pregos, bijuterias, papeis, etc, tive a inspiração nas obras de Vik Muniz que trabalha com os resíduos sólidos.

Esse texto é parte das atividades acadêmicas do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UECE-Polo Maracanaú-CE

Imagem:

Disponível em: <https://istoe.com.br/121937_A+ARTE+QUE+VEM+DO+LIXO/> Acesso em: Acesso em: 17/09/2019.

Por Lia Batista

BIBLIOGRAFIA

FILHO, Francisco Alves. TECNOLOGIA & MEIO AMBIENTE

A arte que vem do lixo. Isto é. Ed .Três Corações. São Paulo, 2011.

Disponível em: <https://istoe.com.br/121937_A+ARTE+QUE+VEM+DO+LIXO/> Acesso em: Acesso em: 17/09/2019.
IMBROSI, Mnargaret. Assembçage. História das Artes. 2016.


Diponível em: <https://www.historiadasartes.com/olho-vivo/atelie/assemblage/> Acesso em: 27/10/2017.
LUIZ Sacilotto. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10773/luiz-sacilotto>. Acesso em: 17 de Set. 2019. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7.