sábado, 4 de novembro de 2017

ESTÁGIOS E MECANISMOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO


               VÍDEO: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=16&v=V-Uv0mFuD88>-Acesso em: 04/11//2017

Olá!

No Curso de Licenciatura em Artes Visuais temos a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, disciplina esta que nos leva a estudar um pouco dos estágios e mecanismos do desenvolvimento desde a infância até a vida adulta. Para o arte educador é de suma importância ter um pouco desse conhecimento, já que vamos lidar pessoas em todas as idades no contexto escolar e na vida cotidiana com outros profissionais. Portanto, em Artes Visuais, como em qualquer outra disciplina voltada para a educação estudarmos sobre os pesquisadores da psicologia é sempre muito relevante. 
Para Piaget o estudo sobre o desenvolvimento humano aborda as experiências vividas pela criança de forma sequenciada que vai até a idade adulta. Ele pesquisou o desenvolvimento dessas etapas a partir da intelectualidade e classificou-as em quatro estágios: 
                  
Sensório-motor: de 0 a 2 anos-Nessa fase ela tem sua capacidade intelectual restrita ao modo sensório e motor, não tem capacidade de representar mentalmente os objetos, seu pensamento está vinculados ao concreto.

Estágio Pré-operacional (idade de 2 a 6/7): Nessa fase a rigidez e imobilidade do pensamento acontecem momentâneas, sem percepção do todo. Por volta dos quatro anos de idade o desenvolvimento psicológico da criança acontece de uma forma surpreendente. Ela se apropria da linguagem verbal, ocorre a socialização e a dramatização por meio da fala e dos desenhos, substitui objetos, pessoas e ações por símbolos. Nas brincadeiras usa a imaginação para interagir com os colegas. O como, o porquê  e onde, são frequentes. A curiosidade está aflorada, indaga sobre tudo e todos; o egocentrismo é próprio dessa fase, acha que o mundo só gira em torno dela, é também expansiva e agitada. De acordo com (MARREGA, 2014).

Estágio Operatório Concreto (6 a 11/12 anos de idade) nesse estágio a criança tem maior maturidade e age de forma mais aceleradas em todas as suas atividades. Os meninos gostam de brincar com agressividade uns com os outros, jogos violentos; enquanto as meninas preferem as brincadeiras de cozinhar. Nesse período comportam-se de forma mais adequada, criticam aos outros, tem raciocínio lógico e objetivo, são mais sociáveis, não gostam de brincar sozinhos, tem grande apetite e olfato seletivo, são capazes de usar talheres, não se preparam pra dormir, mudam de ideia constantemente, preferem mais atenção, elogios e ajuda constante. Nessa idade apresentam teatrinho o tempo todo com facilidade, principalmente quando estão cansadas; resmungam ao serem solicitados para ajudar em tarefas do dia a dia, tem facilidade de interação, buscam novas amizades, participam coletivamente com outras pessoas. Nessa fase, comportam-se melhor fora de casa e são capazes de reconhecer a expressão e o olhar repreensivo da mãe diante de certas circunstâncias á tem noções de volume, massa e conseguem fazer classificações gradativamente.

Operações formais, por volta dos 12 anos até a vida adulta: Este é o último estágio do desenvolvimento em que o indivíduo é capaz de organizar as ideias e transformá-las em reais, trabalha com as hipóteses do pensamento, onde ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato.
                       Esta etapa das operações formais é bem complexa tanto para a família, para o professor e para o próprio aluno, pois as mudanças físicas, hormonais e o meio podem influenciar diretamente no comportamento da vida do adulto. E é nessa fase da puberdade e da adolescência onde a escola e a família encontram dificuldade em lidar com as atitudes do futuro adulto, pois é nesse período em que acontecem as mudanças significativas quanto às questões resultantes da fase intrauterina, aspetos emocionais, sexualidade, além dos aspectos sociais e do meio, dentre outros.
No discorrer das fases do desenvolvimento da criança existem FATORES PSICOLÓGICOS que podem provocar traumas, deformações de personalidade, dificuldades de interação ou outros, que possam comprometer a evolução do processo de desenvolvimento da criança, do jovem, do indivíduo:
          
Aspecto físico-motor/orgânico- Esse aspecto refere-se ao “crescimento orgânico, da maturação neurofisiológica”. Nesse sentido a criança começa a exercer pequenas atividades de forma mais dinâmica, gradativa e mais coordenada com os membros do próprio corpo, a que a estrutura esquelética permite se locomover para alcanças certos objetos.
          
Aspecto intelectual/hereditariedade – Nesse aspecto a carga genética determina as potencialidades intelectuais, bem como o meio que pode influenciar no desenvolvimento do individuo.
                
Aspecto afetivo-emocional/neurofisiológica – Nesse aspecto o indivíduo lida com o sentimento, de um modo peculiar de acordo com as experiências. 
              
Aspecto social/meio – é como o indivíduo lida ou interage com outras pessoas e nesse aspecto o ambiente pode ser determinante para mudar o padrão de comportamento.

A má orientação dos fatores psicológicos e sociais podem provocar CONSEQUÊNCIAS danosas no desenvolvimento da criança que podem refletir na fase adulta.
                
Maturação Biológica e Emocional:
Esse fator refere-se ao indivíduo que não consegue alcançar novos níveis do desenvolvimento, não correspondendo cognitivamente nos aspectos das “mudanças morfológicas e fisiológicas do crescimento”.
               
Sexualidade em Exercício;
A má consolidação das etapas psicossexuais anteriores podem provocar ao longo do tempo em alguns adultos e na formação de adolescentes uma deficiência bem significativa no nível da sexualidade em exercício.
                    
Descoberta da Sensualidade:
Essa etapa pode ocorrer interferência e bloqueios de nível interativo e pessoal que podem comprometer a afetividade da fase adulta prejudicando o desenvolvimento como um todo.
                    
Desenvolvimento Sócio Reflexivo:
A postura reflexiva e social na fase adulta é uma consequência influenciada fruto da qualidade de vida do indivíduo durante a infância. Esses fatores ocorridos em fases anteriores resultam na dificuldade de socialização síncrona com a capacidade reflexiva, dificuldade de tomar decisões, bem como a dificuldade de compreensão nos assuntos mais complexos. Dai a incapacidade ou dificuldade de lidar com a interatividade nas abstrações do cotidiano de um adulto.
                  
Ação dos Cérebros Primitivo, Emocional e do Pensante:
As ações do cérebro são importantes para a sobrevivência e o desenvolvimento da espécie humana. Funciona como uma engrenagem, interligada, cada uma desempenhando seu papel harmonicamente. Durante o desenvolvimento da criança a produtividade do cérebro atua na produção do estímulo e a ludicidade, logo esse fator corresponde ao cérebro primitivo, em quanto na adolescência, o cérebro emocional recebe estímulo para a socialização familiar e das amizades, já cérebro pensante corresponde à reflexão, a interatividade e o diálogo. Caso haja interferência em alguma dessas etapas do desenvolvimento da criança, a fase adulta pode sofrer sérias consequências psicossociais. 
                 
Resolução de Conflitos:
Esse fator se finda na adolescência em que corresponde ao modo pelo qual o desenvolvimento psicossocial da criança foi conduzido, sendo necessário uma permanência deste para a tomada de decisões e a capacidade administrar e analisar  resolução dos problemas recorrentes ao longo da vida. 
                 
O Assumir Responsabilidades:
Essa ação se relaciona ao trato de fatores psicológicos e sociais, cuja correspondência se deve  ao amadurecimento do desenvolvimento humano e suas fases bem sucedidas, em que o indivíduo assume um comprometimento pessoal de acordo com suas reponsabilidades  e possibilidades de forma a arcar dentro de seus limites diante da sociedade. Dai, ele passa a se auto avaliar, se autoconhecer podendo se ver com mais amplitude quanto à autocrítica pautada nas vivências e praticas do seu cotidiano no contexto sociocultural em que foi educado.
             
Quanto aos ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO humano segundo Piaget, este acontece a partir da intelectualidade, Vygotsky estudou a partir da  socialização enquanto Freud, isso ocorre a partir dos aspectos efetivo emocional.
Os fatores que influenciam no desenvolvimento são:

                      
Hereditariedade- a carga genética é responsável por estabelecer o potencial desenvolvimento do indivíduo. Ex: Falta de socialização, hiperatividade.
                   
Crescimento orgânico: Apresenta-se visivelmente pelo aumento do tamanho físico e corporal dinâmico. Ex: quando o aluno consegue colocar uma bola na sexto de futsal tocando com a mão.

Maturação neurofisiológica: Esse aspecto corresponde ao padrão de comportamento que passa por uma determinada evolução de fatores biológicos. Ex: organizar e separar o material didático de acordo com sua agenda escolar.  

Meio: São influencias oferecidas e estimuladas entre o meio e o indivíduo. Ex: Uma criança consegue ler com mais rapidez e a outra se sente incapaz e isola-se por ter dislexia, ou não consegue escrever devido à falta atenção da família e do educador. Assim, esse aluno dever ser acompanhado por profissionais especializados para que seja minimizado os transtornos na vida adulta.

Por Lia Batista

Bibliografia:

Disponível em:  <http://www.lookbebe.com.br/perfil-de-comportamento-8-anos/ Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/jean-piaget-e-as-fases-do-desenvolvimento-infantil/55035> Acesso em 15//10//2017
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-desenvolvimento-humano-fatores-e-aspectos/62281> Acesso em 15/10/2017
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-desenvolvimento-humano-fatores-e-aspectos/62281-Acesso em 29/10/2017





sexta-feira, 13 de outubro de 2017

RÉ ENCANTAMENTO DO MUNDO

                 

Imagem: Lia Batista, 2017

               De acordo com Barroso (2011), estudos científicos abordam que o pensamento humano tem se modificado profundamente ao longo dos tempos, essa percepção é válida tanto no setor acadêmico radical como na área da física mecânica, pois mostram que de um modo geral essas modificações há pelo menos há três séculos, os estudos apontam que o mundo real é constituído de um vazio que aparentemente é preenchido por energias mutantes que são percebidas ao se relacionarem interferindo na natureza da realidade ou imaginação à matéria de forma subjetiva que influenciam na perceptividade do ser humano. Com isso a percepção resultante da maneira individual de pensar atua na formação étnica e imaginativa percorrendo extensivamente todo o corpo humano de forma intensa.
               De acordo com Barroso (2011 p.32), ao contrário do que se pensa, outros animais também tem inteligência imaginativa quanto à adaptação ao meio ambiente e são extremamente práticos quanto a isso; portanto, são capazes de “relacionar elementos isolados quanto a sua percepção do seu entorno”. Nessa perspectiva, é que o homem tende a se diferenciar deles, pois essa condição de superioridade acontece no âmbito conceitual referentes ao espaço e o tempo,  tornando-se um ser especial por agir por “impulsos corpóreos de gênero especial” (Apud CASSIRRER, p. 76).
                 Logo, com o advento da modernidade essa tal capacidade de querer ser superior chegou a um ponto de “atrofia dos recursos corporais de percepção e comunicação” onde existe a impressão de que este modo complexo de lidar com a expressividade corporal e a sensibilidade não está sendo coerente com a forma de verbalização, pois essa incompatibilidade provoca um descompasso que agride a expressividade humana a ponto do individualismo trazer prejuízos à natureza, já que magia perdeu seu espaço nas práticas coletivas.
               Nesse descompasso o projeto antropocêntrico civilizatório moderno quer que a natureza esteja a seu bel prazer, por outro lado a imposição decorrente da globalização, tecnologias digitais e mercadológicas acabam por  comprometer hábitos socioculturais de com o pretexto de inserção ao novo. Nesse contexto, esse desencanto permeia a um desajuste da essência humana em que grandes crises sociais, culturais, e financeiras podem trazer agravamento à existência e o rompimento com seus ideais evolutivos de liberdade e sua proposição no contexto global.
               Assim, a elaboração de projetos voltados para a humanidade pode minimizar os transtornos civilizatórios e promover o “ré-encantamento da sociedade mundial, vencendo as barreiras do e o descompasso entre homem, natureza, cultura, etc; e associar o saberes tradicionais, primitivos,  conhecimento científico e empírico como eventos vivos em prol de uma sociedade mais sustentável.
         Diante disso, o “ré encantamento” por meio da comunicação artística,  pode elevar o pensamento mágico e criativo ao indivíduo provocando o senso crítico onde as ideias de evolução perpassem as questões individuais e contribuam para o enriquecimento construtivo de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, é que magia da arte é capaz de fazer o indivíduo enxergar o invisível e compartilhar culturalmente o mundo em que vive.
               Se tudo no universo está interligado, somente a poética é capaz de romper com essa posição de superioridade que o homem moderno quer exercer sobre os outros seres. Daí é preciso quebrar esse paradigma no intuito de evitar os transtornos recorrentes do “progresso” rumo uma renovação da consciência ambiental e a preservação recursos naturais, pois é nessa linha de pensamento, que o homem precisa trabalhar a sensibilidade engajando-se para simplicidade de vida pautada no convívio harmônico com natureza, para compreender que essa involução não representa um retrocesso e sim adequação às origens.
          Portanto, faz-se necessário agregar ideologias modernas, pacificadoras, colaborativas e humanas aos meios tecnológicos dentro de uma dinâmica capaz de equilibrar o reencontro com nós mesmos e o “ré encantamento do mundo” por meio dessa magia quase esquecida, na tentativa de melhorar nosso passeio temporário no Planeta Terra.

Por Lia Batista

Bibliografia:

BARROSO Oswald, Antropologia da Arte, 2011. 2ed SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD/UECE).
Imagem: Lia Batista, 2017

sábado, 23 de setembro de 2017

REPRESENTAÇÃO BIDIMENSIONAL NO COTIDIANO

O nosso cotidiano é repleto de elementos visuais das mais variadas formas, dentre eles os elementos bidimensionais, pois a partir deles podemos evoluir para outros tipos de elementos que constroem nossas estruturas físicas, das mais simples às mais complexas. Os elementos bidimensionais, geralmente são as primeiras formas apresentadas quando da iniciação do desenho nas etapas iniciais da vida escolar.
É através deles que desenvolvemos nossa percepção de espaço e delimitação, pois é instrumento pedagógico onde a criança passa a desenvolver sua capacidade de construção das formas visuais evoluindo para as formas tridimensionais, as quais “aborda a profundidade do objeto” (PILAR, 2107).
Para tanto, vale salientar que os elementos básicos bidimensionais compreendem-se por figuras geométricas representadas por duas dimensões, como o próprio nome sugere, tem dois lados, compreendendo a comprimento e largura (são planos, não palpáveis, nem apresentam profundidade) como na figura abaixo:
Imagem: <https://www.google.com.br/search?q=bidimensional&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjduqPn4NHVAhXCGJAKHR9oCD4Q_AUICigB&biw=1366&bih=638#imgrc=_> Acesso em: 12/08/2017
                                                             
Baseado nessas primeiras formas apresentadas na iniciação do desenho é que o indivíduo consegue se situar e entender dentro da sua comunidade porque as práticas do cotidiano são representadas por dimensões que colaboram para a sua localização dentro da sua cidade, da sua rua, do seu bairro e do mundo; já que somos cercados de edificações, limites territoriais etc., e aos poucos passamos a perceber a importância desses elementos visuais.
ABSTRAÇÕES GEOMÈRICAS-Guache sobre papel
Por Lia Batista/2017

Assim, percebemos que figurativos ou abstratos,  os signos bidimensionais que nos circundam tem grande importância, pois estes influenciam diretamente na organização sócio-político e cultural dando noções de corresponsabilidades aos cidadãos. O exemplo, das ruas, dos quarteirões, a sinalização de trânsito, as delimitações topográficas, só é possível, graças a esses elementos da linguagem visual, pois sugerem estabelecer e demarcar áreas as quais nos propiciará a melhor locomoção no perímetro urbano otimizando o planejamento e a ordenação que reflete em nosso modo de vida.

 Cores primárias
Cores secundárias
Por tanto, os polígonos como: quadrado, retângulo, trapézio, triângulos, losango, círculos, são exemplos de elementos básicos da linguagem visual bidimensionais, bastante utilizados, explicita ou implicitamente. Assim, eles fazem parte da organização e delimitação dos nossos espaços de conivência e orientam o nosso entorno. Portanto, vale ressaltar que além da forma visual, o educador apresente topologicamente essas figuras em seu contexto escolar para que as vivências e práticas das representações gráficas do desenho sejam apreciadas em uma perspectiva primordial da bidimensionalidade dos elementos que nos cercam.


Bobliografia:
Disponível em: Imagem 1
PILLAR, Alice Anexo III- PDF
A Representação do Espaço e do Desenho
Pinturas e magens: Lia Batistas






sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Soldadinho do Araripe-Pintura coletiva












Atividades de férias é sempre muito prazerosa, principalmente quando entramos em contato com a natureza, a cultura regional nordestina e pessoas desses lugares. Fazer turismo ecológico é uma aula de campo divertida e sem pressão psicológica, onde enriquecimento e a troca de aprendizagem é relevante sem necessariamente estar retido a um ambiente escolar.

Assim aconteceu em meio a natureza, na região do Cariri, onde reuni uma família para fazermos uma oficina de pintura bem diferente. Uma pintura em tela com tinta de tecido. “Soldadinho do Araripe” foi o tema escolhido como forma de alertar as pessoas da região sobre a preservação desse pássaro que está em extinção. Por isso achei por bem propor esse desafio em torno dessa questão tão importante. 

Os trabalhos coletivos que faço são sempre bem aceitos e dessa vez tive a honra de contar com dez convidados que nem precisou de insistência. A surpresa foi que ao final todos se surpreenderam com o resultado, até eu mesma.


Soldadinho do Araripe é um pássaro típico da região conhecido como “galo da mata ou língua de tamanduá” que apresenta plumagem branca no corpo, vermelha na cabeça, nas asas e na calda. Seu nome cientifico é Antilophia Bokermanni, seu habitat natural é em lugares úmidos próximos as rios, seu processo de extinção está sendo acometido pela agressão e pela presença humana em seu habitat.
.
E em torno dessa perspectiva nada melhor que promover a discussão com as cores dentro dessa família do Crato. Assim ela se sente responsável para também incentivar a sensibilização em torno dessa problemática. 
Portanto, aos participantes meus parabéns e gratidão pela acolhida a mais um trabalho do ateliê itinerante da Eco Arte Lia Batista em torno da sustentabilidade ambiental.

Saiba mais com o vídeo de Carolina Barros:



Ajude a preservar o meio ambiente!


Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=0WjRnUmQhU0 Acesso em 04/08/2017

Sua Pesquisa
htmhttp://www.wikiaves.com.br/soldadinho-do-araripe Acesso em 29/07/2017




sábado, 29 de julho de 2017

AVENTURA NA CHAPADA DO ARARIPE



O Ceará é cheio de surpresas quando se trata belezas turísticas. Em uma das  minhas aventuras nessas férias tive a a oportunidade de adentrar e explorar um pouco das riquezas do Geopark do Araripe, uma área considerada como " reconhecido pela Rede Global de Geoparques (GGN) sob o prenuncio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura (UNESCO) como o
o primeiro geoparque das Américas e hemisfério sul". Este fica localizado e ao sul do Estado do Ceará, na região do Cariri nas proximidades de Piaui e Pernambuco. Sua área é de 3.441Km² (GLOBAL GEOPARK NETWORK, 2017), abrange uma totalidade de nove geossítios, sendo seis na região caririense: Missão Velha, Santana do Cariri, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Nova Olinda.  Nos geossítios podem ser encontrados diversos parques como Parque dos Pterossauros, Cachoeiras de missão Velha, florestas Petrificadas, Riacho do Meio, Pedra Cariri, dentre outros. 

Com uma temperatura de aproximadamente 20 graus, um friozinho gostoso, um povo acolhedor e cidade tipicamente calma, passei cinco dias com uma família maravilhosa onde me deixou muita saudade. Lucineide e Luiz Bezerra um casal de Deus, dois anjos amigos e três filhos e irmãos em Cristo. Com eles oramos, passeamos e descobrimos que a vida é uma benção de Deus e que devemos aproveitar. As imagens abaixo mostram quanto negligenciamos a natureza quando moramos em zona urbana. Assim descobrimos lindas fontes, rochas, fósseis, histórias, arte, cultura e muito verde. Percorremos a trilhas e fomos até o topo da Chapada do Araripe e contemplamos a cidade do Crato do alto do Belmonte. Vale a pena essa aventura, lembrando sempre que devemos preservar os nossos recursos naturais, trazer boas energias e junto, o nossos resíduos sólidos, como forma de agradecimento pelo que ainda nos resta do ecossistema. Quem tiver oportunidade de conhecer essa riqueza... vale a pena e bom passeio!





Trilhas





Véu de noiva


Trilhas


Cachoeiras






Nascente no Balneário público do Belmonte


Véu de noia ista debaixo da chapada


Véu de noiva visão superior da Serra do Belmonte


 Pitoco do Belmonte isto da parte de baixo da Serra do Belmonte


Amanhecer no Mirante-Localidade de Seminário



Casa da Bárbara de Alencar-Atualmente Cédula de Execução do Crato


Praça da Matriz



Religiosidade do Crato

Durante cinco dias dessa exploração de férias, nada melhor que  explorar as trilhas do Belmonte as nascentes e as rochas, além do clima ameno e ainda ter a oportunidade de visitar a 66ª EXPOCRATO, um evento anual com exposição agropecuária,  artesanato regional e muita atração musical, além dos museus. O evento acontece no mês de julho e é muito movimentado por turistas de todas as partes do pais e do mundo. Vale apena conferir! 


FIQUE POR DENTRO



https://www.youtube.com/watch?v=deghA-xK1Mk


FONTES:
GEOPARK ARARIPE

http://geoparkararipe.org.br/geopark-araripe-patrimonio-da-humanidade/

EXPOCRATO
https://www.expocrato.net/-Acesso em 

IMAGENS; Lia Batista

Luiz Bezerra, Zélia Bezerra e Lucineide Bezerra

ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL


Tela Mista - Imagem: Lia Batista



Desde a pré-história que a linguagem visual faz parte do cotidiano na comunicação da humanidade possibilitando uma descoberta de elementos composicionais que isolados podem não ter muito sentido, mas quando juntos representam bem mais que uma diversidade de formas ao universos que visualizamos e por meio desses conteúdos que identificamos a criatividade dos profissionais e artistas para seus trabalhos dentro da linguagem visual.

Para compor esses trabalhos criativos, dá formas visuais o homem utiliza elementos dos mais diversos. E como percebemos através da história, a arte rupestre manifestava sentimentos e a cultura de uma determinada sociedade e era por meio desses elementos da linguagem visual que esses registros eram feitos em rochas e se perpetuam até hoje em diversos sítios arqueológicos mundo a fora. Dai a importância de conhecer um pouco sobre os elementos composicionais da linguagem visual. Assim temos a consciência de que estes são constituídos por uma gama de associações, formas e conteúdos: Podemos destacar: o ponto, a linha, o espaço, a superfície, o plano, a cor, o volume, a luz. Logo com essa possibilidade de associação entre esses elementos a criatividade dos profissionais e artistas passa a ser aflorada e diversificada. 


PONTO-Pode-se considerar um ponto como o elementos mais importante, pois é através dele que se começa e finaliza todo e qualquer "demarcação" na comunicação gráfica ou visual, portanto ele está presente em qualquer tipo de escrita, no desenho na pintura, nas artes digitais, etc.

LINHA - Este elemento trata-se da junção de vários pontos unidos, que podem ser apresentados em formas, tipos, dimensões e espessuras diferenciadas, provocando uma sensação diferente para o observador.

Diversos tipos de linha:



TRAMAS AVULSAS
Por Lia Batista/2017


Tela em acrilico 2cmx30cm


RETA - Este tipo de linha dá a impressão de   rigidez, dureza, firmeza e se apresenta de contínua;

CURVA - Trata-se de uma linha que sugere ondulações e pode apresenta-se em formas suaves ou sinuosas;

VERTICAL - É muito utilizado em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação, pois indica equilíbrio;

HORIZONTAL - Este indica repouso;

INCLINADA - Indica equilíbrio; 

QUEBRADA - Indica movimento;

ONDULADA - é um tipo de linha com aspecto curvilíneo;

ESPIRAL - Indica movimentos envolventes que podem partir de um ponto central para fora ou vice e versa;

Já as FIGURAS podem se apresentar de forma simples como um círculo, triângulos podendo chegar às mais complexas, quando agregadas à cores, texturas, papeis, recortes etc.;


Já a TEXTURA  é um elemento bem explorado na arte, pois provoca elevações em determinadas superfícies e pode ser aplicadas à esculturas, na pintura, embora no desenho nem sempre é possível fazer efeitos de elevações relevantes. 

A COR- Este elemento é essencial na linguagem visual, pois é por meio dele que somos influenciados comportamentalmente quanto a sensações e a transmissão de mensagens. Por está presente no cotidiano, tem significados e nomenclaturas simbólicas que inspiradas na natureza chegam a interferir nas sensações humanas e nesse contexto, surge uma grande variedades de cores,sendo as primárias e as secundárias suas variantes nessa figura abaixo: 
Só para enfatizar: As cores complementares não possuem afinidades com outra no círculo cromático, sendo pois, usadas para chamar atenção, porém quando misturadas perdem o valor chamativo e tornam-se na tonalidade cinza escura. Já, as cores quentes  são assim consideradas por causarem sensações de temperatura elevada ao olharmos, devido a aparência de calor, luminosidade, vivacidade e alegria: São elas: vermelho, laranja e amarelo, podendo ser matizadas dando a impressão de fogo e sol ardente; Enquanto as cores frias remetem sensações de tranquilidade, tristeza, paz, calma, afastamento e serenidade. São apresentadas em tons azulados, esverdeados e violetas e estas podem lembrar o mar, o gelo e a água quando misturadas.

ESPAÇO: De acordo com Oliveira e Nascimento (2010), este é percebido ao nos relacionamos conscientes ou inconscientemente com o nosso ambiente ao realizarmos os movimentos, logo temos a percepção pela delimitação  dos percursos aos quais dispomos. Dessa forma, podemos perceber melhor os espaços ou vazios, disponíveis ao nosso redor de acordo com as "expressões de nossas experiências cotidianas".

SUPERFÍCIE: Corresponde ao suporte ao que pretendemos utilizar para nossos trabalhos artísticos, sejam na pintura, como a tela, o papel, a parede, um tecido; o cinema, imagem, monitor; o próprio corpo, no caso do tatuador, etc. Esta deverá apresentar um limite, um contorno ou uma "massa visual" para a organização e delimitação do trabalho artístico a fim de facilitar a aplicação das cores e a percepção visual.









Fonte:


Fonte:
http://worldartsme.com/3d-shape-of-a-volume-of-clipart.html#gal_post_99781_3d-shape-of-a-volume-of-clipart-1.jpg

VOLUME: Este apresenta-se dentro de um espaço onde existe massa ou peso, densidade e dimensões como largura, altura e profundidade, além de saliências podendo ser percebidos virtualmente, como nos gases, líquidos e luzes. Estes podem se expressar em forma de luz, escuridão, cores em tons e claro escuros.

 
PERSPECTIVA: Refere-se a profundidade linear e atmosférica dos objetos onde todos os partem de um ponto único e é realizada por linhas aparentes em diagonais que convergem para  um ponto de fuga criando na pintura ou no desenho dimensões de distanciamentos e profundidades, que com utilização das cores dão a impressão de volume.
LUZ - Esse elemento da composição visual eu considero dos mais importantes, pois é um divisor de águas entre dia e noite, luz e trevas onde a a "simbologia mistica" rende muitas conversas desde a antiguidade.
"A representação da luminosidade rendeu alguns dos mais tocantes momentos das artes. Foi responsável pelo delicado chiaroscuro da Monalisa de Leonardo, assim como pelos profundos retratos de Rembrandt.Nas obras destes artistas, a luz parece retirar a figura das trevas como Orfeu trouxe Eurídice do Hades" (WERNER, 2017). 
Assim, a luminosidade que há a ao nosso redor de acordo com Werner, depende de três fatores. "A intensidade da luz, a capacidade reflexiva do objeto e a translucidez do meio onde a luz percorre até chegar aos nossos olhos". 

SAIBA MAIS!

AULA DE ARTE: